Topo

De "Final Fantasy" a "Pokémon": veja os RPGs japoneses que chegam em 2013

Douglas Vieira

do Gamehall

01/02/2013 18h10

Em 2012 o ocidente foi arrebatado com uma onda de RPGs orientais (os famosos “JRPGs”). “Final Fantasy XIII-2”, “Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance” e “Pokémon Black & White 2” são apenas alguns exemplos que chegaram às prateleiras no ano passado - e 2013 mostra que a enxurrada ainda não passou.

Para os próximos meses, algumas das novidades são “Project X Zone”, “Pandora’s Tower”, “Pokémon X & Y”, “Dragon’s Crown”, “Lightning Returns: Final Fantasy XIII” e outros que prometem contar uma boa história.

Dentre tantas opções, UOL Jogos separou 5 jogos nos quais você deve ficar de olho - afinal, são games que já mostram potencial para arrastar multidões de fãs para a frente das lojas no dia do lançamento. Caso você ache que isso é pouco, não deixe de ver o álbum no fim da matéria que mostra todos os RPGs japoneses que chegarão ao ocidente em 2013.

POKÉMON X &Y

Plataforma: 3DS
Lançamento: Outubro
Veja Fotos
Finalmente o Nintendo 3DS vai receber um jogo exclusivo com os monstrinhos mais carismáticos do mundo dos games.

Para melhorar as coisas, os treinadores não vão ter que esperar meses após o lançamento japonês, pois “Pokémon X & Y” será lançado na mesma data em todos os territórios do globo.

Pouco foi mostrado sobre o game, mas por esse pouco já dá para perceber que grandes mudanças virão, principalmente na parte visual, que passa a adotar traços em cel shading, como os vistos em “The Legend of Zelda: Wind Waker”.

Outra novidade é que finalmente a câmera decidiu largar o plano fixo e se movimentar durante as batalhas, ficando mais próxima do pokémon quando ele ataca ou recebe um golpe.

Evidentemente uma nova versão também traz monstros inéditos para capturar, e estes se juntam aos antigos para deixar os jogadores com mais vontade de iniciar a jornada em um novo mundo de aventuras.

LIGHTNING RETURNS: FINAL FANTASY XIII

Plataforma: PS3/X360
Lançamento: 2013
Veja Fotos
Se esquecermos de "Final Fantasy XI", “Final Fantasy XIII” é o game mais longevo da série, pois é o primeiro "Final Fantasy" a receber um terceiro capítulo.

“Lightning Returns: FFXIII” traz de volta a rebelde de cabelos prateados como protagonista em um jogo no qual ela está sozinha em uma luta contra o relógio para salvar o mundo.

O jogo se passa logo após os eventos de "FFXIII-2" e mostra que as pessoas pararam de envelhecer, graças ao caos, uma força que foi libertada após a morte de Ethro.

Entre as novidades figuram o sistema de combate, que lembra muito de “Crisis Core: Final Fantasy VII”, ou seja, mais voltado para a ação. Além disso, “Lightning Returns" vai permitir que o jogador escolha as roupas da protagonista, e elas concedem habilidades especiais.

PROJECT X ZONE

Plataforma: 3DS
Lançamento
3º trimestre
Veja Fotos
Reunir personagens de universos diferentes é algo que dá certo em RPGs. “Kingdom Hearts” é uma prova disso, e em breve mais jogo poderá confirmar essa teoria: “Project X Zone”.

“Project X Zone” presta uma homenagem aos fãs de jogos da Capcom, Namco Bandai e Sega, e agrupa personagens de mais de 20 franquias, entre elas “Resident Evil”, "Street Fighter", "Devil May Cry", "Virtua Fighter", "Xenosaga" e outras.

Para avançar pelas diversas batalhas, o jogador controla duplas formadas por personagens como Chris Redfield e Jill Valentine ("Resident Evil") e Akira e Pai ("Virtua Fighter"), além de receber suporte de figuras como Ulala ("Space Channel 5") e Juri ("Street Fighter"). Um prato cheio para os fãs de reuniões..

PANDORA’S TOWER

Plataforma: Wii
Lançamento
2º trimestre
Veja Fotos
Enfim o Wii vai receber mais um RPG de peso: “Pandora’s Tower”, completando os três jogos que a campanha Operation Rainfall tinha como meta de trazer para os Estados Unidos (os outros dois foram “Xenoblade Chronicles” e “The Last Story”).

Em ”Pandora’s Tower” o jogador controla Aeron, um ex-mercenário que deve ajudar a jovem Elena. Após ser amaldiçoada ela se transformou em um monstro, e cabe ao protagonista invadir vários locais, derrotar chefes, obter suas carnes e levá-las à garota para reverter o curso.

Para dar cabo dos inimigos, Aeron usa uma espada e uma corrente - suas únicas aliadas numa luta que também envolve tempo, pois quanto mais ele demora, pior o estado de Elena. E sim, o final será diferente dependendo da sua velocidade.

DRAGON'S CROWN

Plataforma
PS3/PS Vita
Lançamento
2013
Veja Fotos
Pense em um RPG para PlayStation 2 com gráficos que chamam a atenção e possivelmente a resposta que virá a sua mente é “Odin Sphere”. “Dragon’s Crown” é feito pelo mesmo estúdio, Vanilla Ware, e desde já pode ser considerado um belo game para PlayStation 3 e PlayStation Vita.

Em "Dragon's Crown" o jogador controla um dos seis aventureiros disponíveis (Fighter, Wizard, Dwarf, Amazon, Elf e Sorceress) e deve passar por vários labirintos em busca da lendária coroa do dragão, item que dá nome ao game.

Até quatro pessoas podem unir forças na modalidade multiplayer online para completar essa aventura, que também envolve várias missões paralelas e chefes gigantes que certamente vão dar algumas dores de cabeça aos guerreiros.