Topo

Após dois anos de prejuízos, investidores da Nintendo questionam liderança de Iwata

do Gamehall

06/02/2013 15h10

Após o anúncio de que a Nintendo prevê um "inesperado" prejuízo operacional para o ano fiscal que se encerrará em 31 de março, a liderança de Satoru Iwata, presidente da empresa, foi questionada pelos investidores da empresa.

Falando durante uma reunião realizada em Kyoto na última semana, um investidor questionou os planos do executivo e cobrou atitudes caso a meta de ganhos da Nintendo para o próximo ano fiscal, que vai de abril deste ano a março de 2014, não seja cumprida.

"Você está planejando lucro operacional de mais de US$ 1 bilhão para o próximo ano fiscal. Você tem alguma estratégia caso isso não se cumpra? Você vai assumir a responsabilidade se não puder cumprir isso?", questionou o investidor.

Em resposta, Iwata disse que seu trabalho é focar os recursos e esforços da Nintendo para alcançar esse objetivo, e isso é mais importante do que pensar no que fazer caso a meta não seja cumprida.

Até onde se sabe, foi a primeira vez que a capacidade do presidente da Nintendo foi questionada em público por seus investidores.

Planos para o futuro

O executivo também mencionou que é preciso lançar mais títulos importantes para Nintendo 3DS em outros continentes para aumentar as saídas do portátil, replicando o sucesso alcançado no Japão. Iwata também prometeu que a Nintendo vai promover mais o Wii U para mudar o quadro de vendas do console drasticamente.

Em meio a tantas promessas, a Nintendo também teve prejuízo no ano fiscal que se encerrou em março de 2012. No período, a perda foi de aproximadamente US$ 530 milhões, e a primeira vez que isso aconteceu desde que a empresa entrou no mercado de jogos.