Topo

Gamestop diz que 60% de seus clientes são contra bloqueios à jogos usados

do Gamehall

13/02/2013 13h23

Uma pesquisa feita internamente pela rede de lojas Gamestop, nos EUA, apontou que 60% de seus clientes não comparariam um videogame que bloqueia o uso de jogos usados.

Durante a Conferência de Internet e Tecnologia Goldman Sachs , o diretor financeiro da Gamestop, Rob Lloyd, apresentou os números da pesquisa, que inclui cerca de 21 milhões de membros cadastrados no programa de fidelidade PowerUp Rewards.

No mesmo evento, o diretor financeiro da EA, Blake Jorgensen, também comentou o tema, e afirmou que, apesar de considerar o mercado de usados benéfico "em termos" para a divulgação das franquias, sabe que há outros empecilhos que incentivam o bloqueio aos chamados "jogos de segunda mão".

Dois lados da moeda

"Há dois lados que os distribuidores e fabricantes de consoles devem considerar. Um é o varejista como o Gamestop que está distribuindo o seu produto pela cadeia de lojas. O outro é o termo de desenvolvimento de quem desenvolve os jogos.Desenvolvedores historicamente não gostam do negócio de usados porque eles não participam da receitas na revenda", explicou.

"Os distribuidores entendem isso, mas também reconhecem a importância do mercado de usados ao ecossistema do negócio. E assim, acho que é necessário ter um equilíbrio e os fabricantes de consoles deverão considerar: 'Isso é o mais apropriado a se fazer? Vou ganhar mais dinheiro com isso no futuro?' Acho que os clientes veem isso como uma coisa muito hostil", concluiu.

Vale observar, a rede Gamestop é o principal varejista de jogos eletrônicos nos EUA e boa parte de sua arrecadação vem do comércio de jogos usados. No passado, a empresa já se manifestou contra possíveis medidas de bloqueio aos games de segunda mão.

  • 2992
  • view
  • pos
  •  
  • {pos_view: UOLLib.Custom.Enquete.pos_view, pos_markup: UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup, pos_markup_vote : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_vote, pos_markup_view : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_view }

PS4 ou Xbox 720?

A polêmica do bloqueio aos usados voltou à tona com uma patente da Sony envolvendo uma tecnologia para bloquear jogos usados em seus videogames. Depois disso, a revista britânica Edge afirmou que o próximo Xbox exigiria conexão permanente à internet e bloquearia o uso de jogos de segunda mão.

As fontes da revista Edge afirmam que embora ambos os consoles tenham arquiteturas similares aos computadores, o próximo PlayStation possui um sistema operacional menos opressivo.

Além disso, a Microsoft só permite o uso de bibliotecas de dados previamente aprovadas enquanto a Sony estaria incentivando os desenvolvedores a "escavarem" o poderio do novo PlayStation.

Enquanto o próximo PlayStation poderá ser revelado oficialmente em 20 de fevereiro, na conferência PlayStation Meeting, o sucessor do Xbox 360 deverá dar às caras na conferência da Microsoft antes da E3 2013, em junho.