Topo

Veja 5 coisas que você precisa saber sobre "Gears of War: Judgment"

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

15/02/2013 18h49

Quarto game da franquia "Gears of War", "Judgment" chegará ao Xbox 360 em 19 de março e promete soprar uma bem vinda dose de novidades na popular série de tiro: novas modalidades multiplayer e uma campanha mais intrincada estão no menu - e são apenas o começo.

Produzido pela People Can Fly, estúdio de "Painkiller" e "Bulletstorm", o jogo promete ser mais difícil e frenético do que todos os episódios anteriores. "Judgment" é um prólogo para a saga de "Gears", mas terá criaturas nunca vistas antes, armas diferentes e um sistema de objetivos paralelos e modificadores de desafio.

UOL Jogos lista a seguir cinco coisas que você precisa saber sobre "Gears of War: Judgment":

O jogo se passa 15 anos antes do "Gears of War" original, pouco depois do Emergence Day, o dia em que os Locust sairam dos subterrâneos de Sera para atacar a raça humana. Os habitantes da superfície acabaram de sair das "Pendulum Wars", uma guerra mundial que durou 79 anos e agora precisam lidar com a nova ameaça.

A ação se passa em Halvo Bay, onde fica a Onyx Guard Academy. Baird é o jovem líder do Kilo Squad e, ao lado de seus soldados, está sob julgamento por desacatar ordens superiores - o game rola em flashback, conforme as acusações e testemunhos são apresentados ao tribunal, revelando aos poucos o que exatamente aconteceu.

VEJA TRAILER LEGENDADO DE "GEARS OF WAR: JUDGMENT"

  •  

Pela primeira vez, Marcus e Dom não fazem parte da trama: os protagonistas são Baird, Cole e dois personagens inéditos, Garron e Sofia. Conheça o Kilo Squad:

Uma série de novas mecânicas promete renovar a campanha de "Judgment": novos monstros, desafios e até missões opcionais.

Lembra quando dissemos que o jogo se passa em um tribunal militar? Bem, você pode decidir como os personagens se lembram dos fatos durante os testemunhos e isso vai modificar a dificuldade das missões, acrescentando níveis maiores de desafio. Wretches podem ganhar uma carga explosiva durante um encontro, deixando a partida mais difícil, por exemplo.

DUBLADO EM PORTUGUÊS

  • Divulgação

    Em entrevista ao UOL Jogos, Guilherme Camargo, da Microsoft, confirnou que "Judgment" será dublado em português. É o primeiro jogo da série completamente localizado para o Brasil.

Criaturas nunca vistas antes vão aparecer: a explicação da People Can Fly é que esses monstros são registrados como "arquivos confidenciais" do COG e por isso são raros e desconhecidos pela maioria dos habitantes de Sera - e não apareceram nos "Gears" anteriores.

Mesmo os inimigos comuns aparecem em quantidade muito maior, aumentando a dificuldade do jogo e trazendo de volta a tensão do combate.

O jogo terá um sistema intitulado 'Smart Spawn', que vai monitorar o estilo do jogador e se adaptar, ajustando os combates seguintes tanto em táticas quanto nas criaturas presentes - mais ou menos como acontece na série "Left 4 Dead", da Valve.

Nem tudo são novos problemas: como o game se passa pouco após as "Pendulum Wars" e nas proximidades de uma importante academia militar, espere por armas inéditas tanto dos COG e Locust quanto do arsenal da União das Repúblicas Independentes - o antigo adversário dos Gears.

Por fim, você receberá pequenos desafios opcionais integrados aos objetivos: por exemplo, durante uma missão, um desafio pede que você encontre e destrua 10 ninhos com ovos de Serapedes - as diabólicas centopéias gigantes dos Locust. Cumpra a missão e a batalha seguinte será um pouco mais fácil, sem a ninhada de criaturas se unindo ao chefão e outros monstros que infestam a sala.

No multiplayer, a People Can Fly acrescentou dois novos modos de jogo: "Free for All" e "OverRun". Enquanto o primeiro é um frenético mata-mata generalizado, com cada jogador lutando para alcançar o topo do placar enquanto elimina a maior quantidade possível de adversários, o segundo é mais complexo e introduz um sistema de classes às partidas de "Gears of War".

"OverRun" une os modos "Besta" e "Horda" em uma única modalidade, com elementos táticos e partidas orientadas por objetivos. São 2 times de 5 jogadores que se revezam entre COGs e Locust. Os soldados precisam defender 3 pontos estratégicos no mapa, enquanto os monstros lutam para conquistar essas bases.

CLASSES DO OVERRUN

LocustArmaHabilidade
GrenadierRifle LancerLança granadas
WretchGarrasGrito atordoante
TickerExplosãoVelocidade extra
KantusRifle HammerbustCura aliados
COGArmaHabilidade
Engenheiro (Baird)Escopeta Gnasher e BlowtorchTorre de sentinela
Soldado (Cole)Lancer e BoomshotJoga munição para aliados
Médico (Sofia)Lancer e pistola SnubGranada que revive aliados
Batedor (Garron)Longshot e pistola SnubGranada Beacon

O game introduz também mudanças nos controles de "Gears of War". Desde ajustes pequenos como a coleta automática de munição (agora basta passar pelas caixas para pegar balas para suas armas) quanto uma distribuição mais eficiente dos botões.

As granadas, por exemplo, são disparadas em um dos botões de face do controle e não mais como uma arma convencional. A intenção da produtora é simplificar os comandos para dar mais velocidade de resposta para os jogadores - dada a quantidade de inimigos e o nível elevado de desafio prometido, é uma mudança muito bem vinda.