Topo

Guia: UOL Jogos revela todos os detalhes do PlayStation 4

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

21/02/2013 13h50

Nesta quarta-feira (20), a Sony Computer Entertainment revelou ao mundo seu novo videogame: o PlayStation 4. Ainda sem preço definido, o console está previsto para sair entre novembro e dezembro deste ano.

Pelas especificações, o PlayStation 4 é praticamente um PC 'bombado', com um processador de oito núcleos e uma placa gráfica que está entre as melhores do mercado (embora não seja topo de linha).

O novo console promete acabar com as esperas para jogar, sendo possível retomar a jogatina rapidamente e poder jogar ainda enquanto o game estiver baixando. Também é possível compartilhar imagens e vídeos em redes sociais com o toque de um botão.

Confira o guia de perguntas e respostas sobre o novo videogame da Sony:

Quando sai o PlayStation 4?

Por enquanto, a Sony disse apenas que o console estreará no "período de festas", ou seja, desde a semana de Ação de Graças (que em 2013 cai no dia 28 de novembro) até a do Natal. Tem-se tornado uma tradição lançar consoles em novembro, casos do Wii U, Xbox 360 e PlayStation 3, e, portanto, é bastante provável que o PlayStation 4 também saia nesse mês (ou no começo de dezembro).

Quanto vai custar a brincadeira?

Por enquanto, não foi divulgado o preço do aparelho. Esse anúncio deve ser feito na feira E3, em junho.

Qual o preço dos jogos do PlayStation 4?

Segundo Jack Tretton, presidente da Sony Computer Entertainment para os EUA, os games custarão de US$ 0,99 a US$ 60. Ou seja, é a faixa de preço que se aplica atualmente com o PlayStation 3.

E no Brasil, quando sai?

Segundo Mark Stanley, diretor da Sony Computer Entertainment para a América Latina, a ideia da companhia é lançar o videogame simultaneamente com os EUA, mas avisa que procedimentos de certificação da Anatel e de impostação podem atrasar a chegada do videogame.

De todo o jeito, os jogadores poderão testar o PlayStation 4 na feira Brasil Game Show, que acontece em São Paulo de 25 a 29 de outubro.

O PlayStation 4 rodará jogos usados?

Segundo Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, será possível rodar jogos usados de PlayStation 4 no console, contrariando rumores anteriores que o novo videogame da Sony poderia bloquear jogos de segunda mão.

O PlayStation 4 será retrocompatível com jogos de PS3?

Segundo Hiroshi Kawano, presidente da Sony Computer Entertainment Japan, o PlayStation 4 não será compatível 'em nível de hardware' com jogos do PlayStation 3, ou seja, discos e games por download para PS3 não rodarão no 4.

No entanto, a Sony planeja oferecer games de gerações passadas, incluindo os do PlayStation 1 e 2, através de computação em nuvem. No PlayStation Cloud, como é chamado o serviço, os jogos são por demanda, através da internet. Todo o processamento é feito remotamente e, portanto, se torna possível jogar games de PlayStation 3 até no PlayStation Vita.

Especificações do PlayStation 4

Processador principalProcessador customizado com chip único;

Processador central x86-64 da AMD com oito núcleos 'Jaguar' de baixo consumo;

Processador gráfico de tecnologia Radeon, da AMD, com performance de 1,84 teraFLOPS (trilhões de operações de ponto flutuante, que é uma unidade de processamento gráfico)
Memória8 GB do tipo GDDR5, com fluxo de 176 GB por segundo
Disco rígidoEmbutido (capacidade não informada)
Leitor de discoBlu-ray de velocidade 6x;
DVD de velocidade 8x
PortasUSB 3.0;
AUX (para a câmera PlayStation 4 Eye)
ComunicaçãoEthernet (com fio);
IEEE 802.11 b/g/n (sem fio);
Bluetooth 2.1 (com EDR, sem fio)
Saídas de áudio e vídeoHDMI
Analógica
Digital óptica (som)

Qual é o 'poder' do PlayStation 4?

O novo videogame da Sony conta com um chip customizado, um processador central x86-64 de oito núcleos 'Jaguar' da AMD (ou seja, arquitetura de PC de 64 bits) e um processador gráfico de tecnologia Radeon, também da AMD.

A performance desse último é de 1,84 teraFLOPS. Se esse for o valor para operações de precisão simples, significa que é cerca de oito vezes o número de operações que o PlayStation 3 é capaz (230,4 gigaFLOPS). Na demonstração técnica, o novo videogame conseguiu simular a física de um milhão de objetos duros ao mesmo tempo.

No PC, o processador gráfico seria o equivalente a HD 7850 um pouco melhorado, segundo o site 4Gamer. Essa placa está entre as mais poderosas da linha da AMD, mas há pelo menos quatro modelos acima dela atualmente.

Os games do PlayStation 4, mostram que há uma melhora significativa nos gráficos, no que diz respeito a quantidade de objetos (caso de "Knack") e de efeitos de iluminação e textura de superfícies (como "Killzone: Shadow Fall" e "Watch_Dogs").

Além da arquitetura de PC, outro ponto positivo para os criadores de jogos é a quantidade de memória, 8 GB, considerado bem alto. O Wii U tem 2 GB, o Xbox 360 512 MB (ou seja, 0,5 GB) e o PlayStation 3, apenas 256 MB (0,25 GB).
  • Reprodução

    "Killzone: Shadow Fall" foi demonstrado pela Guerrilla Games no PlayStation Meeting

Quais as principais funcionalidades do PlayStation 4?

Sendo um console mais avançado que o PlayStation 3, Xbox 360 e o Wii U, pode-se esperar uma substancial melhora nos gráficos, como se pôde perceber em games como "Killzone: Shadow Fall" e "Watch_Dogs".

Um ponto que a apresentação da Sony em Nova York destacou é fazer diminuir o tempo de espera para jogar. Para isso, o PlayStation 4 terá um modo de hibernação, que mantém apenas algumas funções do aparelho ligadas, que permite retomar o jogo rapidamente.

Além disso, será possível fazer downloads de qualquer tipo com o game rodando (graças a um chip exclusivo). Além disso, não será preciso esperar terminar o download de todo o game para começar a jogar: basta completar uma pequena parte, segundo a Sony, para a jogatina começar.

O PlayStation 4 tem um botão no controle para compartilhar experiências, podendo subir fotos e vídeos no Facebook e fazer transmissões ao vivo de jogatinas no Ustream. Os amigos podem comentar, dar dicas e até ajudar o jogador dando-lhe itens e armas.

O novo console da Sony tem uma integração mais estreita com o portátil Vita. É possível jogar qualquer game que use apenas o controle Dualshock 4 no Vita onde tenha rede Wi-Fi, seja em casa ou fora (através da internet). Além disso, com um aplicativo chamado "PlayStation App", aparelhos móveis como iPhone, iPad e celulares e tablets Android se tornam uma segunda tela para o videogame, permitindo, por exemplo, mostrar informações adicionais como mapas ou assistir a jogatina de amigos.

Usando a tecnologia Gaikai, o PlayStation 4 será capaz de rodar jogos para PS1, PS2 e PS3 sob demanda.

Como é o controle padrão do PlayStation 4?

O principal controle do novo console da Sony é o Dualshock 4. O formato e configurações de botões é similar ao do PlayStation 3, mas traz uma superfície sensível ao toque no centro. Também tem uma barra luminosa iluminada que muda de cor na parte de trás, similar ao PlayStation Move.

A faixa luminosa serve para identificar cada um dos jogadores. Também pode ser usado para avisar o usuário sobre o estado de energia dos personagens, por exemplo.

O Dualshock 4 também tem um alto-falante, por onde sai alguns dos efeitos sonoros e diálogos, e um microfone. O PlayStation 4 virá de fábrica com um headset mono, que pode ser conectado ao controle.

Há um novo botão, o Share, que permite compartilhar fotos e vídeos. Já o Start e o Select foram fundidos num único botão, o Options. O Dualshock 4 continua com as funções de vibração, além de um acelerômetro e um giroscópio (sensores que identificam a inclinação e deslocamento do controle).

1) Direcional digital2) Botão Share3) Alavanca analógica esquerda
4) Touchpad5) Autofalante6) Botão Home
7) Alavanca analógica direita8) Botão Option9) Botões frontais
10) Botão L111) Gatilho L212) Emissor de luz
13) Botão R114) Gatilho R215) Conector USB Mini-b

Especificações do Dualshock 4

Dimensões externasAproximadamente 162mm x 52mm x 98mm (largura x altura x profundidade), excluídos os itens protuberantes. São especificações provisórias
PesoAproximadamente 210g (previsão)
BotõesPS, Share, direcionais (cima, baixo, esquerda e direita), de ação (triângulo, círculo, cruz e quadrado), de ombro (L1, R1, L2 e R2). O touchpad e direcionais esquerdo (L3) e direito (R3) são clicáveis
Touch PadMultitoque (dois pontos) do tipo capacitivo e com mecanismo de clique
Outros recursosBarra luminosa, vibração e alto-falante mono
PortasUSB (do tipo micro B, igual ao Dualshock 3), porta de extensão e conector para headset estéreo
Comunicação sem fioBluetooth 2.1 + EDR
BateriaTipo Recarregável, de íon de lítio;
Voltagem 3,7V (provisório);
Capacidade 1000 mAh (provisório)

Acessórios do PlayStation 3 podem ser usados no PS4?

Por enquanto, o único acessório do PS3 compatível com o PlayStation 4 é o PS Move.

O que é o PlayStation 4 Eye?

É uma câmera exclusiva para o PlayStation 4 que conta com dois sensores óticos e quatro microfones. Entre outras funções, serve para identificar o posicionamento do jogador e fazer 'login' no console através de identificação facial. Embora seja parecido com o Kinect, do Xbox 360, não foi informado se a PlayStation 4 Eye consegue identificar os gestos do jogador.

Jogos do PlayStation 4

JOGOPRODUTORA
Deep Down (provisório)Capcom
DestinyBungie
Diablo IIIBlizzard
DriveClubEvolution
InFamous: Second SonSucker Punch
Killzone: Shadow FallGuerrilla
KnackSony Studios Japan
Série Final FantasySquare Enix
The WitnessJonathan Blow
Watch_DogsUbisoft Montreal

O PlayStation 4 terá suporte a troféus?

A julgar pelas telas apresentadas, os troféus devem continuar no PS4.

Terá resolução 4K2K?

Segundo Hiroshi Kawano, presidente da Sony Computer Entertainment Japan, o plano é tornar o console compatível com a resolução 3.840 por 2.160 pixels, mas está indefinido se sairão jogos com essa definição.

É fácil fazer jogos para o PlayStation 4?

A Sony diz ter ouvido as produtoras para definir as especificações do console. O PlayStation 4 é, basicamente, um PC 'bombado', um plataforma bem conhecida das produtoras. Além disso, tem 8 GB de RAM, uma quantidade bem elevada para os padrões atuais.

Por fim, ferramentas tradicionais estão disponíveis para o console, como o motor gráfico Unreal Engine 4, da Epic, e o motor de física Havok.

Quantas empresas estão fazendo jogos para o PlayStation 4?

No total, são 45 empresas japonesas, 47 norte-americanas, 53 europeias e 4 asiáticas, entre as quais Activision, Electronic Arts, Ubisoft, Warner, Disney, Capcom, Konami e Square-Enix.
  • Reprodução

    Várias produtoras anunciaram suporte ao PlayStation 4