Topo

Qualidade de servidores de "SimCity" oscilará no fim de semana, diz EA

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

08/03/2013 15h51Atualizada em 08/03/2013 17h15

A semana de lançamento de "SimCity" tem sido bem complicada para os donos de game e a produtora Electronic Arts.

Por conta dos diversos problemas com servidores, que não estão aguentando o grande fluxo de jogadores tentando acessar o game (que, por sua vez, exige conexão constante à internet), a EA anunciou que "o desempenho oscilará" neste próximo final de semana, já que ajustes serão feitos nos servidores.

Veja abaixo o comunicado na íntegra:

"Estamos com um volume de acesso extremamente alto no servidor, o que faz com que alguns jogadores não tenham acesso ao jogo. A nossa equipe responsável está trabalhando dia e noite para resolver esse problema para que todos os nossos fãs consigam acessar o jogo.

Estamos passando por uma grande manutenção em nossos servidores para aumentar a capacidade necessária para atender a demanda. Os jogadores podem continuar a jogar durante o fim de semana, mas note que o desempenho oscilará nesse período. Agradecemos nossos fãs pela paciência contínua".

Cidades interditadas

A lista de problemas relacionada ao lançamento do aguardado game de estratégia para PC é grande.

Nos últimos dias a EA desligou algumas funções do game, como placares de pontuação online e a possibilidade de ganhar conquistas, para tentar estabilizar os servidores. Outra medida tomada pela empresa foi pedir a sites parceiros de publicidade que parassem de veicular propagandas do game. Enquanto isso, a loja online Amazon parou de vender a versão digital de "SimCity" nos Estados Unidos.

Nesta última terça-feira (5), o gerente global do serviço de downloads Origin, Marcel Hatam, chegou a declarar que clientes insatisfeitos com a performance do game poderiam pedir reembolso.

Porém, logo em seguida os jogadores descobriram que isso não era possível e, de fato, isso era descrito nos termos de compra do jogo. Horas depois, Hatam modificou o tópico no fórum onde havia escrito sobre pedir o dinheiro de volta, colocando apenas um link para a página de política de reembolso do Origin - que é não ter reembolso em games por download.

  • Reprodução

    Vendido oficialmente no Brasil, "SimCity" não oferece suporte para a região.

Aqui no Brasil a situação é igualmente desanimadora. "SimCity" já está disponível pelo Origin e sua versão física, na caixinha, está prevista para chegar somente dia 14 de março.

Quem comprou o jogo via download não conta com explicações em português para os problemas de servidores nos fóruns do Origin. Para piorar, não há um telefone de serviço de atendimento ao consumidor (SAC).

UOL Jogos entrou em contato com a assessoria de imprensa da Electronic Arts para saber se será possível ter reembolso do jogo no Brasil e se há um telefone de SAC que funcione, mas não obteve resposta.

Além disso, perguntamos também sobre o motivo para não existirem servidores de "SimCity" na América Latina, algo que poderia ajudar a resolver os problemas de acesso de jogadores no Brasil e outros países na região - atualmente há servidores na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Não recebemos resposta também para esse questionamento.

Em testes realizados pela equipe de UOL Jogos, "SimCity" tem apresentado sérios problemas de conexão aos servidores. Em algumas situações simplesmente não conseguimos conectar ao serviço, mas já sofremos também com atualizações que impediam o jogo de sequer iniciar e até perdas de arquivos de save - resultando na perda total de cidades ou progresso feito nelas.

E você, já comprou "SimCity"? Conte como tem sido sua experiência no game no espaço para comentários logo ao final da notícia.