Topo

UOL Jogos dá dicas de como comprar uma boa TV para videogames

Rodrigo de Faria

Do UOL, em São Paulo

08/03/2013 16h07

Você tem um PlayStation 3, Xbox 360 ou Wii U e quer aproveitar sua máquina ao máximo. Para isso uma televisão de alta definição é um ponto de partida óbvio. Mas qual escolher?

UOL Jogos vai te ajudar na tarefa de se “antenar“ com as tecnologias de ponta nesse universo das TVs, para que você não tome um “olé” dos vendedores quando for comprar uma, nem seja alvo de piada dos amigos por ter feito uma má aquisição.

LCD, Plasma, LED, OLED?

Existem diversas tecnologias para as telas das TVs atualmente. São tantas siglas que é fácil ficar perdido e acabar se enrolando na hora de escolher a sua. Portanto, entenda o que significa cada uma delas:

LCD: UItiliza cristais líquidos e lâmpadas fluorescentes atrás da tela para reproduzir a imagem. Hoje em dia é a opção mais barata para quem quer uma tela de alta definição.
Plasma: Usa células também retro-iluminadas para gerar cada ponto da tela. As TVs de plasma possuem menos atrasos, o que é ótimo para jogos musicais.
LED: Os LED’s garantem maior brilho e consomem muito menos energia. Garantem também uma tela mais “fina” e aparelhos mais leves.
OLED: As telas OLED são feitas de camadas de compostos orgânicos, ultrafinos e que se autoiluminam. É o que há de mais moderno e, por isso, o preço é muito elevado.

O que considerar quando for comprar TV HD?

Televisão não é carne moída: não basta entrar na loja e pedir uma - você tem que saber suas necessidades. Existem alguns itens pontuais que você deve observar antes de comprar a sua TV de alta definição, como luminosidade, nível de contraste e conexões - um dos principais fatores fator nos dias de hoje. Acompanhe:

Luminosidade
Não se impressione com a luminosidade das TV’s expostas nas lojas. A maioria dos vendedores aumenta o brilho das telas por dois motivos: primeiro porque as lojas costumam ser bem iluminadas e, se o brilho das TVs não for aumentado, os consumidores não enxergarão de longe.

Segundo porque os vendedores querem de fato chamar sua atenção para o brilho maravilhoso das TVs. Aqui, vale considerar se você costuma jogar  em um lugar muito iluminado, seja com luz solar ou da claridade de sua sala de estar. Exatamente por causa disso uma TV com tela mais brilhante é imprescindível.

TV 3D

Um item opcional, mas que pode agradar é o "modo 2 jogadores divididos". Em uma só TV, dois jogadores jogam em tela cheia. isso porque um dos óculos capta as imagens de um jogador e outro óculos, da outra pessoa.

Na hora de escolher lembre da regra: óculos ativos são mais pesados e caros, além forçar o músculo ótico - ou seja, cansam a vista. Já os óculos passivos são mais leves (parecidos com os de cinema) e proporcionam um melhor ângulo de visão lateral.

Seja ativo ou passivo: óculos 3D tendem a deixar a imagem mais escura, dificultando ver detalhes do game. É um apecto opcional, mas que também tem sua importância.

Pra quem joga em ambiente escuro ou à noite, o excesso de brilho vai deixar as imagens “lavadas”, esbranquiçadas, sendo necessário regular. Na maioria das TVs novas, principalmente nas topo de linha, há um recurso que ajusta a luminosidade conforme o ambiente. Para quem assiste a filmes, este recurso é uma mão na roda, mas não para quem joga. Prefira desligar a auto-iluminação e ajuste manualmente.

Contraste
Para os jogadores, esse item é bastante importante, pois é o recurso que de fato define a qualidade da imagem. Quanto maior o valor, melhor. Aqui, as telas de plasma saem na frente, por terem altos valores de contraste. Mas o que vale na real, mesmo, é o seu olhar: perceba os detalhes nas imagens em cenas noturnas ou jogos de survival horror, bem sombrios. Se tudo está bem nítido, o contraste invariavelmente é bom.

Frequência
É o indicativo de velocidade de processamento de imagem de uma TV. Aqui quem se dá bem também são as telas de plasma, pois tem velocidade fixa de 600Hz.

Há casos de televisões LED com 960Hz, mas aí é uma outra coisa. Os fabricantes hoje mesclam as medidas de frequência de suas TV's junto com a velocidade do processador, na interpolação das imagens. Ou seja, não é uma taxa real. Fique bem esperto e, se possível, veja a TV na loja e confira como ela se sai com imagens rápidas. Se você enxergar poucos "fantasmas", já dá pra considerar a TV com uma boa frequência.

Tamanho
Tamanho faz diferença. Por exemplo, se você joga na sala, mas ela é pequena, não vale a pena ter uma TV imensa. Certamente vai cansar seus olhos e isso não é legal. Pra quem pensa em comprar um TV de 40 polegadas, a distância ideal entre vocie e a TV é de no mínimo 1,22m ou 1,82 no máximo. Para um TV de 50 polegadas, é de 1,51m (mínimo) e 2,28m (máximo).

TV ESPERTA

O recurso de ter mensagens instantâneas e acesso a vídeos online é bacana e bem-vindo. Mas para evitar soluços em suas partidas online, lembre-se de desligar o modo online a TV, pois ela pode "roubar" banda, principalmente de upload - o mais importante pra quem joga online.

Consumo
Esse é um ponto intrigante, uma vez que muitas lojas e fabricantes omitem informações importantes, por exemplo, considerando todas as TVs com a classificação "A" de consumo de energia. Mas não nos informam que o selo é dado pelo consumo em modo standby.

Vamos à realidade: as TVs de plasma são as que mais consomem energia, e as LED, as mais econômicas. No momento da compra, exija da loja ou consulte no site do fabricante da TV os valores de consumo real.

Conexões
Para gamers, esse é um ponto onde deve-se ter muita atenção pois, quem não quer ter vários consoles ligados na TV sem precisar ficar mudando os cabos? Portanto é bom ter certeza que a TV tenha entradas HDMI suficientes, assim como de video componente e, quem é fã de retro gaming, uma entrada AV (RCA), no mínimo.

  • Fique de olho na quantidade de conectores, afinal, vai que você queira conectar um Wii U, PS3, X360 e um PC na mesma TV...