Topo

De "FF Versus" a "Last Guardian"; investigamos 11 jogos que sumiram

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

14/03/2013 10h22

Demorou, mas uma hora até mesmo "Duke Nukem Forever" acabou chegando às lojas - quase 15 anos após seu anúncio original, é verdade.

Casos de games aguardados que desaparecem logo após serem anunciados e assim permanecem por anos não são incomuns na indústria.

Problemas com times de desenvolvimento, excesso de ambições, confusões com direitos autorais - os motivos pelos quais tais projetos somem dos radares são os mais diversos. A única constante é o estado de espera em que permanecem seus fãs.

Pensando nisso, resolvemos investigar o paradeiro dos mais notáveis desaparecidos da indústria atualmente. E aqui estão eles:

FINAL FANTASY VERSUS XIII


Plataforma: PS3 | Veja Imagens

Convenhamos: “Versus XIII” não será lançado sob este nome. É duvidoso que a Square Enix resolva associar o nome de um de seus maiores projetos atuais a títulos de recepção duvidosa como “XIII”. Até “Agito XIII” chegou às lojas japonesas como “Type-0”.

Já vimos diversos trailers em CG do jogo, já conhecemos Noctis e os outros personagens, já até mesmo ganhamos uma prévia de um perfume inspirado pelo protagonista. Mas de jogabilidade, vimos muito pouco. Sabemos apenas que o título terá um sistema de combates similar ao de “Kingdom Hearts”, sendo que o time principal da série está trabalhando nele.

Durante a apresentação do PlayStation 4, o produtor de “Versus XIII” Shinji Hashimoto apareceu para dizer que um novo “Final Fantasy” para o novo console da Sony será mostrado durante a E3. Nossa aposta? A aventura de Noctis e companhia finalmente fará sua grande aparição na feira. Com um novo nome.

ASSISTA AO TRAILER DE "VERSUS XIII"

  •  

RYSE


Plataforma: X360 | Assista ao Trailer

Revelado na E3 2011 como um dos grandes exclusivos para o Xbox 360 com suporte ao Kinect, "Ryse", da Crytek, desapareceu desde então. Os executivos do estúdio juram que ele ainda está em desenvolvimento, mas não confirmam que ele aparecerá nas lojas em 2013 - o que parece indicar que ele foi movido para o próximo console da Microsoft.

inSANE


Plataformas: PC/PS3/X360 | Assista ao Trailer

“inSANE” estava sendo desenvolvido pelo estúdio da série “Saints Row”, Volition, antes da produtora THQ fechar as portas. Mas o jogo do diretor hollywoodiano Guillermo del Toro segue vivo. No final de novembro de 2012 – dois anos após o anúncio original do game -, ele revelou que seu projeto tinha sido movido para um novo estúdio misterioso.

INNERGY


Plataforma: PC | Veja Imagens

Em tempos recentes, poucas apresentações de novos jogos para o público foram tão memoráveis como a da Ubisoft na E3 de 2010. Na ocasião, a produtora francesa mostrou ao mundo os projetos mais estranhos daquela edição da feira, como um shooter que utilizava humanos e armas laser reais (e que nunca mais foi mencionado), e “Innergy”.

Esse software feito para ajudar os jogadores a respirarem melhor através do uso de um sensor de vitalidade não foi mais citado pela Ubisoft após aquela E3. Mas o estúdio Exoa, que trabalhou em seu desenvolvimento, afirmou no ano passado que ele não só ainda existe, como já está pronto para ser lançado. Muito estranho.

WARRIOR'S LAIR


Plataformas: PS3/PSVita | Veja Imagens

Anunciado sob o título “Ruin” como um dos jogos que demonstravam a capacidade ‘cross-play’ entre o PS3 e o Vita na E3 2011, o RPG isométrico multiplayer “Warrior’s Lair” desapareceu. A última vez que ouvimos falar dele foi em abril de 2012, quando a Sony prometeu que ele não tinha sido cancelado e revelou que sua produção tinha sido movida para um novo estúdio. Desde então, mais nada.

AGENT


Plataforma: PS3 | Leia Mais

O PlayStation 3 mal tinha aparecido nas lojas e, no início de 2007, a Sony já prometia uma franquia exclusiva das mãos da Rockstar para ele. “Agent” seria um game de ação passado durante o período da Guerra Fria com foco em contrainteligência e espionagem, mas seis anos depois ainda não vimos quase nada dele, com exceção de algumas imagens pouco reveladoras vazadas em 2011 e datadas de 2009.

Atualmente, tanto a Sony quanto a Rockstar recusam-se a falar abertamente sobre o título quando sobre ele questionadas. Assim, seu futuro é incerto.

THE LAST GUARDIAN


Plataforma: PS3 | Veja Imagens

Dentre os jogos que foram anunciados e depois desapareceram, “The Last Guardian” é certamente um dos que mais povoam os imaginários dos fãs. Idealizado por Fumito Ueda e seu time de desenvolvimento, de “Ico” e “Shadow of the Colossus”, o título foi anunciado oficialmente para o PlayStation 3 em junho de 2009, mas já sofreu diversos adiamentos, e hoje não tem nem uma plataforma-alvo certa.

Focado na história de um garoto e uma espécie de quimera voadora, “The Last Guardian” deverá seguir a mesma linha simplista de seus predecessores, abordando temas sobrenaturais com leveza em sua narrativa e apresentando uma jogabilidade que incentive os fãs a descobrirem o funcionamento de seus mecanismos por meio do processo da experimentação.

A última aparição pública oficial de “The Last Guardian” foi em março de 2011, durante a Game Developers Conference, quando um breve vídeo com cenas dele foi mostrado para a imprensa. Em dezembro daquele ano, Ueda deixou a Sony, mas garantiu que continua trabalhando no jogo – que hoje fãs especulam ser um projeto de PlayStation 4, e não mais de PlayStation 3. Mas a apresentação inicial da nova plataforma passou... e nada. Assim, seguimos no escuro com a expectativa que já virou uma tradição anual: aguardando por novidades na E3.

VEJA O TRAILER DE "THE LAST GUARDIAN"

  •  

CRIMSON DRAGON


Plataforma: X360 | Assista ao Trailer

Do diretor da série “Panzer Dragoon”, o exclusivo de Xbox 360 “Crimson Dragon” chegou a ter uma data oficial japonesa. Mas ela não foi cumprida. Uma versão demo do jogo chegou a vazar na rede Live em janeiro, mas foi tirada do ar logo em seguida sem nenhuma explicação por parte da Microsoft. Assim, o real paradeiro do game de tiro on-rails que utiliza o Kinect permanece desconhecido.

BLIZZARD ALL-STARS


Plataforma: PC | Veja Imagens

Mostrado ao público pela primeira vez em 2010, “Blizzard All-Stars” seria originalmente apenas um mapa personalizado para o modo multiplayer de “StarCraft II”. Eventualmente, porém, o projeto evoluiu até tomar a forma de um game individual, que será lançado de graça digitalmente. A Blizzard não fala muito sobre ele, mas o game apareceu em seu mais recente relatório financeiro como tendo sua estreia marcada para 2013.

PREY 2


Plataformas: PC/PS3/X360 | Assista ao Trailer

Após ser recebido com impressões iniciais negativas por parte dos fãs do game original, “Prey 2” parece ter sido deixado para trás. Em março de 2012 rumores do cancelamento do jogo surgiram, e a Bethesda chegou a mencionar problemas com o processo de desenvolvimento. Em agosto, menções ao título na página da produtora no Facebook foram tiradas do ar – e desde então, nada mais foi dito.

HALF-LIFE 2: EPISODE THREE


Plataforma: PC | Leia Mais

Em meados dos anos 2000, a Valve prometia aos seus fãs entregar anualmente novos ‘episódios’ de “Half-Life 2” – jogos individuais, mas de duração mais curta que o padrão. “Episode One” e “Two” vieram, mas o terceiro foi deixado para trás em algum momento.

Representantes da empresa nunca negaram que “Half-Life” ganhará uma continuação eventualmente, mas hoje, seis anos após “Episode Two”, parece duvidoso que ela venha na forma de “Episode Three” e não de “Half-Life 3”. Enquanto esperam, fãs brincam pela rede com a aparente incapacidade da Valve de lançar algo com o número três no título. “Team Fortress 2”, “Portal 2”, “Left 4 Dead 2”, “Half-Life 2” – até hoje, nenhum deles ganhou uma continuação direta numerada.

  • 6609
  • view
  • pos
  •  
  • {pos_view: UOLLib.Custom.Enquete.pos_view, pos_markup: UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup, pos_markup_vote : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_vote, pos_markup_view : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_view }