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Testamos: "Grid 2" aposta em visual arrojado e variedade de corridas

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

18/03/2013 18h00

A Codemasters é conhecida por fazer grandes jogos de corrida. Foi essa produtora que renovou os games da franquia “F1”, que nos levou para a terra batida com “Dirt” e que fez um dos games mais cultuados pelos pilotos virtuais nesta geração: “Grid”.

Este último vai receber uma continuação em breve e  promete nos levar para as corridas de rua mais emocionantes dos últimos tempos. UOL Jogos teve a oportunidade de testar três estágios de “Grid 2” no PC e, mesmo em estágio pré-alpha, deu para sentir que a Codemasters está no caminho certo.

Questão de EGO

“Grid 2” é o primeiro game da Codemasters a usar a EGO Engine 3, uma versão melhorada do motor gráfico de “F1 2012” e “Dirt: Showdown”, games que são muito bonitos e apresentam física bem realista.

Já nos primeiros segundos é possível certificar que “Grid 2” tem um belo visual e que consegue fazer coisas que não imaginávamos ser possíveis nesta geração, como o efeito surpreendente de reflexo. Os prédios, árvores e outros itens de cenário são refletidos nos capôs dos carros em tempo real, num efeito hipnótico capaz de distrair um piloto desavisado.

PONTO DE VISTA

  • A Codemasters não revelou ainda o número certo de carros de “Grid 2”, porém a empresa promete trazer bólidos de 4 décadas. O certo é que o game não vai contar com visão interna em nenhum dos veículos - ausência que acabou irritando alguns fãs.

Mas não é só no reflexo que podemos ver melhorias na EGO Engine 3, pois “Grid 2” também vai trazer corridas noturnas mais desafiadoras do que no game anterior. Cruzar as ruas de Chicago a bordo de um Chevrolet Camaro e no meio da noite é uma aventura desafiadora.

As curvas fechadas da ‘cidade dos ventos’ e seus arranha-céus colossais são representados de forma magistral e desafiam o jogador a arriscar - e dominar - a arte de fazer curvas derrapando.

Assim como no primeiro "Grid", a pista é cheia de particularidades que precisam ser decoradas com algumas tentativas.

Além de ter cuidado para fazer a corrida de forma perfeita, os jogadores terão que ficar de olho nos competidores controlados pelo computador. A IA está muito agressiva e vai fazer de tudo para tirá-lo do caminho. Não foram raras as vezes que os carros do computador bateram e tentaram empurrar o Camaro para fora da pista.

A fome de vencer dos adversários também foi sentida no desafio de Barcelona, só que com ainda mais agressividade, isso porque o desafio era mais iminente: era uma prova de eliminação.

Neste desafio os competidores correm contra o tempo e quem fica por último é eliminado da prova. Dessa forma, os carros controlados pelo computador fazem de tudo para continuar na prova e até cometem erros como nós, meros seres humanos.

Esqueça o turismo virtual: dificilmente você conseguirá ver a paisagem dos bares e dos cafés no entardecer da cidade espanhola. O foco da atenção sempre será no carro que está em sua frente e nos que estão logo atrás.

A terceira prova que testamos foi uma corrida normal no circuito Red Bull com carros do estilo fórmula. Aqui é possível sentir um pouco da velocidade do EGO Engine. A pista com retas gigantescas e curvas fechadas é um desafio para qualquer Fernando Alonzo e Felipe Massa.

Por sorte os competidores são menos agressivos nesta categoria, afinal, o ‘passeio’ é feito em carros tipo fórmula, que podem quebrar com apenas um olhar enviesado.

Os testes de UOL Jogos duraram pouco mais de uma hora, porém a vontade de continuar jogando não passou, o que é um bom sinal, afinal se “Grid 2” conseguiu esse feito em seu estado pré-alpha, imagine como será a versão final do jogo.

A espera para colocar as mãos no volante não será muito longa. Segundo a Warner, representante da Codemasters no Brasil, “Grid 2” chega ao mercado nacional totalmente em português na primeira quinzena de junho.

O preço sugerido para as versões Xbox 360 e PlayStation 3 é R$ 179,90. Já no PC, o jogo sairá por R$ 99,90.

ASSISTA AO TRAILER DUBLADO DE "GRID 2"

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