Topo

Dublado em português, "Gears of War: Judgment" chega hoje (19) ao X360

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

19/03/2013 11h01Atualizada em 20/03/2013 11h30

Principal título exclusivo do Xbox 360 neste primeiro semestre, "Gears of War: Judgment" é também o primeiro jogo da série dublado em português.

UOL Jogos teve a oportunidade de testar as primeiras horas da campanha de "Judgment", rodando em nosso idioma.

A versão brasileira causa uma certa estranheza inicial para quem é veterano de "Gears of War", principalmente pelas vozes de Baird e Cole. A dublagem não é ruim, apenas são personagens bem conhecidos dos jogadores, então leva um tempo para se acostumar com a localização.

Como é característica da dublagem brasileira, os personagens tem um leve sotaque carioca, mas nada exagerado. O ex-astro do esporte Augustus Cole, porém, ganhou uma interpretação diferente do jogo original: sai de cena o estilo "mano do hip-hop" e entra um timbre mais "malandro". Por incrível que pareça, a brincadeira funciona, preservando as piadas e o senso de humor de Cole "Train".

Os puristas podem ficar sossegados: "Judgment" permite jogar no idioma original. Para isso, basta configurar o Xbox 360 para o idioma inglês.

Novas mecânicas

"Judgment" é pontuado por novas mecânicas de jogo: um sistema de evolução persistente acompanha seu progresso tanto na campanha solo quanto no modo multiplayer. Assim, ao jogar a aventura do Kilo Squad, você ganha experiência e níveis que valem para todo o game. O progresso é rápido: em poucas horas, um bom jogador deve estar no nível 10.

Outra novidade é o sistema de "arquivos confidenciais": a trama é contada em testemunhos dos personagens no tribunal e certas áreas podem ser "lembradas" de forma diferente, acrescentando missões secundárias e desafios opcionais - como um gás que turva a visão dos jogadores ou usar apenas escopetas cerradas para abater os Locust - que garantem pontos extras ao final da partida.

VEJA O INÍCIO DE "JUDGMENT" EM PORTUGUÊS

  •  

Produzido pela People Can Fly - de "Bulletstorm" - "Judgment" incorpora elementos do multiplayer de "Gears of War" em sua campanha: em vários momentos, será preciso encarar ondas de inimigos, instalando barreiras e armas de defesa para segurar os oponentes, exatamente como em partidas do popular modo "Horde".

Com boa dublagem em português, "Gears of War: Judgment" chega hoje (19) ao Xbox 360. O preço sugerido pela Microsoft é de R$ 149. "Judgment" virá com um código para baixar o primeiro "Gears" no Xbox Live.