Topo

Batalha naval é destaque de "Assassin's Creed IV: Black Flag"

Rodrigo Guerra

Do UOL, em Boston*

24/03/2013 13h38

Mesmo com recepção morna da crítica, "Assassin’s Creed III" foi um grande sucesso de vendas da Ubisoft. Algo que todo mundo gostou, porém, foram as batalhas navais. Agora, a produtora aposta na ampliação desses combates em "Assassin’s Creed IV: Black Flag".

UOL Jogos assistiu a uma apresentação de "Black Flag" na PAX East 2013 e, pelo que se pôde notar logo à primeira vista, o game está muito bonito e traz novidades, principalmente no sistema de combate.

Em "Black Flag" veremos o avô de Connor, Edward Kenway, em suas aventuras no mar do Caribe e suas ilhas paradisíacas: Jamaica, Cuba e Nassau, a ‘capital dos piratas’. A trama se passa por volta de 1750 e como de costume em "Assassin's Creed" terá sua dose de figuras históricas. Edward encontrará, por exemplo, Barba Negra, o pirata mais temido dos 7 mares.

As batalhas navais serão mais presentes neste jogo e, como manda a lei dos piratas, será possível abordar os navios e saquear seus tesouros – tudo banhado a muito sangue. A Ubisoft diz que será possível fazer 'upgrades', melhorando não só os canhões, mas também os navios em si, facilitando a invasão de seus piratas ou mesmo atualizações estéticas, refletindo o carinho de Edward por sua nau.

Edward também poderá nadar e fazer mergulhos. Em um trecho da apresentação, o assassino pirata acompanha uma âncora para alcançar um baú de tesouros, porém é atacado por um tubarão. As habilidades do assassino dão cabo da fera marítima e permitem que ele conquiste o espólio.

As ilhas do Caribe

Em "Black Flag", o assassino será mais letal com suas armas de fogo. Edward carrega quatro tipos de pistola em seus equipamentos. Segundo a Ubisoft, esta era uma prática dos piratas da época, pois era mais fácil ter muitas armas prontas para atirar do que parar para recarregar sua única pistola.

Com isso, os jogadores terão uma maior variedade na hora do de usar as pistolas, porém a Ubi não quer deixar "Assassin's Creed IV" muito focado no combate à distância. Para incentivar o combate corpo-a-corpo, Edward é um duelista letal.

O assassino usa duas espadas ao mesmo tempo durante as lutas e pode se defender de quatro atacantes simultâneos. A ideia parece legal, bem ao estilo dos filmes de piratas, mas não ficou claro como isso será realizado na prática.

VEJA O TRAILER DE "ASSASSIN'S CREED IV: BLACK FLAG"

  •  

Outro detalhe notável é que as ilhas do Caribe não têm edificações muito altas. Nas poucas cenas em que mostraram Edward em cidades, elas eram mais térreas, sem muitos prédios para escalar. Em dado momento, Edward usou a ponta de uma montanha para fazer a sincronização e depois saltou para o mar.

O vídeo durou 10 minutos, mas mostrou gráficos muito bonitos e rodando a 60 quadros por segundo, deixando implícito que as imagens foram capturadas em computadores – mas isso não foi dito em momento algum da apresentação.

A Ubisoft prometeu mais detalhes sobre o jogo na E3 2013. "Assassin’s Creed IV: Black Flag" está previsto para chegar em 29 de outubro para PS3, Xbox 360 e Wii U. Já confirmadas, as edições PC e PlayStation 4 ainda não tem data de lançamento definida.

*O jornalista viajou a convite da Blizzard.

CONFIRA O ARSENAL DE "ASSASSIN'S CREED IV: BLACK FLAG"

  •