Topo

De "Smash Bros." a "Pikmin 3"; veja os próximos grandes jogos do Wii U

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

25/03/2013 16h27

Mesmo alguns meses após seu lançamento original, o Wii U ainda não tem um catálogo muito variado de jogos exclusivos. Muitos dos títulos disponíveis hoje para ele podem ser testados em outras plataformas, e seus destaques continuam sendo os mesmos de seu primeiro dia - "Nintendo Land", "New Super Mario Bros. U" e "ZombiU".

Mas a Nintendo planeja mudar isso em breve. Mesmo antes da E3 deste ano, já é possível montar uma lista respeitável de futuros lançamentos para a plataforma que não aparecerão em nenhum outro lugar.

Para dar aos fãs do console uma melhor ideia do que está por vir, separamos alguns destes games. Confira:

PIKMIN 3


Lançamento: 2013 | Saiba Mais

Muitos anos após seu anúncio original, "Pikmin 3" finalmente aparecerá na biblioteca de títulos do Wii U em 2013. Pela primeira vez com gráficos em alta definição, a série receberá várias novidades, como um sistema de batalhas mais estratégico, a possibilidade de usar o GamePad como um mapa dos cenários e mais.

A essência da franquia, porém, permanecerá intacta. No controle de humanos, os jogadores deverão comandar legiões de até 100 criaturas em formato de plantas chamadas Pikmin. Esses exércitos pessoais devem ser utilizados para coletar itens, resolver quebra-cabeças diversos e derrotar enormes monstros.

Os Pikmin vêm em diversas cores e formatos, que representam seus diferentes atributos, fraquezas e forças. Além das cinco variações que já existiam em "Pikmin 2", o terceiro capítulo da saga introduzirá pelo menos duas inéditas: o poderoso Pikmin pedra, e o alado Pikmin rosa.

VEJA "PIKMIN 3" EM AÇÃO EM UM TRAILER

  •  

THE WONDERFUL 101


Lançamento: 2013 | Saiba Mais

Do diretor de "Okami" e "Resident Evil 2", "The Wonderful 101" tem um quê de "Pikmin", no sentido de que ele também obriga os jogadores a controlarem vários personagens de uma vez só, mas distancia-se do título da Nintendo por ter um maior foco na ação do que na estratégia.

Em um mundo que tem sua paz ameaçada por uma invasão alienígena, cabe a um grupo de indivíduos normais a tarefa de obter super-poderes para poder resgatar outros civis do caos e combater os malignos extraterrestres. Movimentando-se em grupos, eles tornam-se capazes de fundir seus corpos para formar, por exemplo, um punho gigante para golpear enormes criaturas e robôs, ou então um escudo para refletir projéteis.

A tela do GamePad deverá ser utilizada para ativar tais formas alternativas de combate, e também para a exploração de áreas 'cobertas'. Assim como em "Zelda: Four Swords Adventures", os interiores de casas e outras construções aparecem apenas na tela pequena.

ASSISTA AO TRAILER DE "THE WONDERFUL 101"

  •  

GAME & WARIO


Lançamento: 2013 | Saiba Mais

Toda plataforma Nintendo desde o Game Boy Advance recebeu ao menos um jogo "WarioWare". E o Wii U não é exceção. Mesmo não tendo o nome da série no título, "Game & Wario" mantém a tradição da marca de oferecer esquemas diferenciados e interessantes de jogabilidade com uma apresentação bizarra.

Com uma referência aos clássicos portáteis Game & Watch em seu nome, a coletânea acopla em um único pacote 16 minigames com as mais diversas funcionalidades. Em um deles, o objetivo é usar o GamePad como câmera para encontrar e fotografar criminosos. Em outro, multiplayer, o jogador com o controle tablet deve selecionar um personagem qualquer na multidão e conseguir roubar uma cesta de maçãs sem ser descoberto pelos outros.

Para fãs de "WarioWare", porém, talvez a mais interessante das atividades seja a chamada 'Gamer', em que o personagem 9-Volt deve aproveitar microgames no estilo da franquia em seu portátil, tomando cuidado para que sua mãe não perceba que ele ainda não foi dormir - algo que é de certa forma reproduzido no mundo real, já que a imagem do portátil aparece exclusivamente no GamePad.

BAYONETTA 2


Lançamento: ND | Saiba Mais

O "Bayonetta" original não apareceu no Wii. Mas isso não impediu a Nintendo de entrar no prédio da Platinum Games e oferecer fundos para que o até então abandonado projeto de sua sequência fosse revivido como um exclusivo de Wii U.

Pouco sabe-se sobre quais serão as novidades que entrarão para a lista de funções de "Bayonetta 2", mas é de conhecimento público que o game marcará a volta da bruxa que conquistou fãs do gênero ação tanto por seus golpes e acrobacias exagerados quanto por sua sensualidade.

JOGOS INDIE

O Wii U também contará com o apoio das produtoras independentes nos próximos meses. Diversos jogos de menores escala e orçamento deverão aparecer no eShop - e muitos deles estão sendo desenvolvidos com a ajuda de financiamento de fãs pelo Kickstarter.

Confira alguns abaixo:

X


Lançamento: ND

Fãs tiveram que implorar para que a Nintendo trouxesse "Xenoblade Chronicles" para o Ocidente. Após campanhas organizadas por donos do Wii em busca de uma tradução oficial para o RPG da Monolithsoft, o título foi lançado e muito bem recebido por público e crítica. O sucesso foi tamanho que o game ganhará uma sequência espiritual para o Wii U.

Batizado provisoriamente de "X", este que deverá ser o sexto título da linha "Xeno" manterá o combate reminiscente de MMORPGs de seu predecessor, e ganhará um modo online inédito. Detalhes sobre sua trama ou outros de seus aspectos ainda são inexistentes - mas já sabemos que robôs gigantes poderão ser utilizados como veículos.

CONFIRA O TRAILER DE ANÚNCIO DE "X"

  •  

SUPER SMASH BROS.


Lançamento: ND

MAIS MARIO

Durante uma transmissão Nintendo Direct, o presidente da empresa, Satoru Iwata, revelou que a E3 2013 trará a revelação de um novo "Mario" 3D e de uma sequência para "Mario Kart 7" - ambos para o Wii U. Na feira, os dois debutarão já em formato jogável.

O quarto jogo da extremamente popular série de luta "Super Smash Bros." será diferente de seus predecessores em vários aspectos. Em primeiro lugar, ele está sendo desenvolvido em parceria com uma produtora terceirizada - no caso, a Namco Bandai. E ele não será exclusivo para o console de mesa da Nintendo. Ao invés disso, ele também ganhará uma versão para o 3DS.

Qual será a lista de personagens jogáveis, em que cenários eles se enfrentarão, como será a conexão entre o Wii U e o 3DS no jogo - todas essas são perguntas ainda sem resposta. Mas a Nintendo promete que o jogo será mostrado no formato de um trailer durante a E3 deste ano.