Topo

Disney fecha LucasArts, demite funcionários e cancela projetos

Do UOL, em São Paulo

03/04/2013 15h12Atualizada em 05/04/2013 12h15

Após 31 anos de existência, a Lucas Arts, um dos mais antigos estúdios de desenvolvimento de jogos e responsável por títulos como "FullThrottle" e "The Dig", encerra suas atividades nesta quarta-feira (3) e, com isso, é possível que o desenvolvimento de "StarWars 1313" e "Star Wars: First Assault" sejam suspensos.

A notícia foi divulgada em nota oficial da Disney dizendo que a LucasArts será uma empresa responsável pelo  licenciamento de produtos.

"Após avaliar nossa posição no mercado dejogos, decidimos mudar a posição da LucasArts do modelo de desenvolvimento interno  o modelo de licenciamento, minimizando o risco da companhia enquanto alcança um portfólio com os jogos da marca 'Star Wars'. Como resultado dessa mudança, nós perdemos alguns funcionários na organização. Nós somos incrivelmente gratos e orgulhosos dos times que estavam desenvolvendo novos títulos", diz o comunicado.

O fechamento da LucasArts vinha sendo especulado há diversas semanas, desde quando a Disney comprou a LucasFilm, empresa mãe da desenvolvedora, por US$ 4 bilhões em outubro de 2012. Os primeiros indícios surgiram quando a LucasArts interrompeu o processo de recrutamento de novos funcionários, em fevereiro de 2013.

De rainha dos adventures ao esquecimento

A história da LucasArts surgiu como uma extensão da LucasFims em 1982, empresa fundada por George Lucas. A intenção do criador de "Star Wars"  era levar as franquias de seus filmes para outras áreas de consumo, como o entretenimento eletrônico. Seu primeiro game da empresa, ainda sob o nome de LucasFilms Games, foi "Ballblazer", que chegou ao mercado em 1984.

No final da década de 80, a empresa colocou no mercado um dos mais emblemáticos adventure de apontar e clicar: "Maniac Mansion". Mas foi na década de 1990 - e com o nome de LucasArts - que a desenvolvedora ganhou uma legião de fãs ao lançar games como "The Secret of Monkey Island", "Indiana Jones and the Fate of Atlantis", "Sam & Max Hit the Road", "The Dig", "Full Throttle" e "Grim Fandango". Games estes criados e desenvolvidos por pessoas como Ron Gilbert e Tim Schaffer, considerados mestres dos adventure games.

Já nos anos 2000 a empresa foi perdendo a relevância no mercado, se focando praticamente a jogos com o selo "Star Wars". Porém, os jogos mais emblemáticos do início desse século foram títulos desenvolvidos por outras desenvolvedoras, como é o caso de "Star Wars: Knights of the Old Republic", que foi desenvolvido pela BioWare.

Os últimos jogos feitos pela LucasArts, "Star Wars: The Force Unleashed", "The Force Unleashed II" foram bem recebidos pela crítica, algo que não aconteceu com "Kinect Star Wars". No decorrer destes 31 anos de existencia, a LucasArts conta com um portifólio com mais de 130 jogos.

Atualmente a empresa estava desenvolvendo "Star Wars 1313", apresentado na E3 2012 e que rendeu uma boa primeira impressão. De acordo com o site da revista GameInformer, os projetos em desenvolvimento pela LucasArts ainda podem ser salvos.

Um dos representantes da empresa disse ao site que "esta é uma situação muito delicada e que não pode ser feita às pressas",

ASSISTA AO TRAILER DE "STAR WARS 1313"

  •  

  • 7148
  • view
  • pos
  •  
  • {pos_view: UOLLib.Custom.Enquete.pos_view, pos_markup: UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup, pos_markup_vote : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_vote, pos_markup_view : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_view }