Topo

Legendas de "Naruto: Ultimate Ninja Storm 3" não serão corrigidas

Pablo Raphael

Do UOL, em Nova York*

11/04/2013 13h00

O game "Naruto: Ultimate Ninja Storm 3" foi o primeiro título da série com legendas e menus em português, mas o resultado deixou a desejar. E, segundo a Namco Bandai, vão continuar assim.

São erros de flexão, traduções literais que não fazem sentido e até abreviações "internéticas" que só são aceitáveis em um bate-papo informal, mas dão calafrios em professores de português.

Em entrevista a UOL Jogos, Carlson Choi, vice-presidente de marketing da Namco Bandai, disse que localizar "Ultimate Ninja Storm 3" para o Brasil foi a primeira experiência da empresa com o mercado brasileiro e que está ciente dos erros de tradução.

"Foi uma aprendizado e teremos mais jogos em português e melhores traduções no futuro", explicou Choi. "Mas para este 'Naruto' não teremos uma atualização corretiva".

"Existe um custo para realizar um trabalho de localização. Este assunto ainda está em discussão na Namco Bandai, mas no momento, preferimos investir esses recursos na localização de mais conteúdo, de novos títulos".

Apesar de Choi dizer que "Ultimate Ninja Storm 3" foi o primeiro game da Namco com legendas em português, na verdade o mérito é de "Batalha do Santuário", game dos Cavaleiros do Zodíaco que chegou ao Brasil em 2012, com uma localização melhor do que a recente aventura de "Naruto".

De olho no Brasil

"Nossa empresa está comprometida em levar mais conteúdo para vocês, no Brasil", disse o vice-presidente da Namco. "Queremos produzir e entregar mais conteúdo específico e regional para o mercado brasileiro, conteúdo que só estará disponível na região.

Choi não disse, porém, quais novos jogos receberiam opções de legendas - ou áudio - em português. Os próximos lançamentos da Namco incluem títulos como "Tales of Xillia" e "Dark Souls II", por exemplo. "Quais jogos receberão um tratamento específico para o Brasil é algo que ainda vamos anunciar".

De Hello Kitty a Napoleão

"Naruto: Ultimate Ninja Storm 3" foi bem recebido pelo público: a Namco Bandai estima em mais de 1 milhão de cópias vendidas no primeiro mês do jogo no ocidente.

A produtora nipônica anunciou uma série de trajes extras para os ninjas da Vila da Folha, desde uma simpática roupa de "Hello Kitty" para Sakura até trajes de caubói, pirata e gondoleiro para o herói Naruto e uma curiosa roupa de Napoleão para Sasuke.

Os trajes para Naruto e Sasuke estão disponíveis para download em um pacote que sai por US$ 2,99 (PS3) ou 240 MS Points (Xbox 360). Já o pacote de "Hello Kitty" ainda não tem data ou preço definidos.

"Naruto: Ultimate Ninja Storm 3" está disponível para PlayStation 3 e Xbox 360.

*O jornalista viajou a convite da Namco Bandai.