Topo

As primeiras guerras: conheça as origens da série "Call of Duty"

Douglas Vieira

do Gamehall

16/04/2013 15h01

Não há dúvidas de que “Call of Duty: Modern Warfare 3” e “Call of Duty: Black Ops II” se tornaram referências entre os produtos de entretenimento – os games arrecadaram US$ 400 milhões e US$ 500 milhões em apenas 24 horas, respectivamente.

Além do sucesso de vendas, os dois títulos também ganharam destaque por suas modalidades multiplayer, que ajudaram a chamar novos jogadores para os confrontos do carro-chefe da Activision. Entretanto, essa história começou bem antes, e é sobre isso que trataremos nas próximas linhas.

O início de um confronto

A história de “Call of Duty” teve início num período em que “Medal of Honor” já era conhecido e tinha toda a atenção dos fãs de jogos da Segunda Guerra Mundial. E esse era um dos principais rivais que a Activision teria que enfrentar.

A primeira investida da empresa foi com “Call of Duty” para PC, game lançado em 2003 que mostrava trechos do confronto ocorrido entre 1939 e 1945 sob a ótica dos americanos, dos soviéticos e dos britânicos. Somado a isso, o jogador também tinha a experiência de ser parte de um pelotão, além de descobrir que agir como um lobo solitário nem sempre terminava bem.

Em entrevista ao site GameSpot em 2003, Vince Zampella, que na  época era diretor criativo da Infinity Ward, explicou que a ideia do grupo era entregar um game que capturasse momentos épicos da guerra, além de “dar vida a uma experiência divertida e interativa”.

JÁ O VI ANTES

  • Reprodução

    O bigode é inconfundível: esse é Price, personagem de "Call of Duty" e "Call of Duty 2". Entretanto, ele não é o mesmo da série "Modern Warfare" - a menos que ele tenha descoberto uma forma de se manter em forma (e vivo) por algumas décadas além do normal.

Claro, “Call of Duty” não tinha como meta ser algo totalmente inovador no mundo dos jogos ambientados na Segunda Guerra Mundial. Entretanto, foi uma boa investida da Infinity Ward, fundada em 2002 e que, graças ao seu trabalho e por ter conquistado vários jogadores, foi adquirida completamente pela Activision e passou a atuar nos títulos da série que estavam por vir.

No controle

Um ano se passou desde que a Activision lançou “Call of Duty” para PC. Entretanto, ficar em apenas nos computadores limitaria o seu público, e em 2004 a empresa decidiu avançar para outros mares com “Call of Duty: Finest Hour”, que teve versões para PlayStation 2, Xbox e GameCube.

Assinado pela Spark Unlimited, “Finest Hour” foi considerado  como um game difícil de acompanhar - e não pelo enredo, mas pela falta de um sistema que gravasse o progresso em determinados pontos (como acontece nos games atuais) e até mesmo a ausência de checkpoints.

Pela Infinity Ward também veio “Call of Duty 2”. Apesar de ter adotado apenas o PC no início, ganhou versões para Xbox 360 e Mac posteriormente, e os donos das três plataformas puderam ver algumas evoluções, principalmente visuais: graças a uma tecnologia nova, a produtora pode deixar mais realísticos elementos como poeira e fumaça nos campos de batalha, além de trocar a cura por itens pelo sistema de recuperação de energia gradativo que conhecemos atualmente.

“Com ‘Call of Duty 2’ queríamos fazer um game que tivesse os melhores elementos do original e melhorasse alguns pontos vistos pelo time [de desenvolvimento] e pelos jogadores. Queríamos manter a intensidade e o combate entre esquadrões que fez do primeiro jogo um sucesso”, explicou Zampella em entrevista ao site GameSpot em 2005.

A essa hora, muitos devem se perguntar: e a Treyarch, onde entra nessa história? A produtora, que é conhecida hoje pelo trabalho em “Black Ops”, deu o seu pontapé inicial na série com “Call of Duty 2: Big Red One”, mas o seu primeiro projeto a seguir a numeração da série foi “Call of Duty 3”.

CURIOSIDADES

• De acordo com a Activision, "Call of Duty 2" foi o primeiro game para Xbox 360 a ultrapassar a marca de 1 milhão de unidades vendidas
• Quem assistiu ao seriado "Band of Brothers" deve ter reconhecido algumas vozes em "Call of Duty 2: Big Red One", como Michael Cudlitz (que interpretou o sargento Denver "Bull" Randleman) e Ross McCall (que deu vida ao cabo Joseph Liebgott na série)
• Por falar em famosos, outras celebridades emprestaram suas vozes aos personagens de "Call of Duty": Jason Statham (que protagonizou a série de filmes "Carga Explosiva" e dublou sargento Waters no game original) e Brian Johnson (vocalista do AC/DC que deu voz ao soldado Carlyle em "Call of Duty: Finest Hour")
• Guerra não é coisa exclusiva para homens: em "Call of Duty: Finest Hour" o jogador pode controlar uma personagem feminina, a tenente Tanya Pavelonva, e em outros games é possível encontrar mulheres controladas pelo computador ajudando nos combates
• Dos games anteriores a "Call of Duty 4: Modern Warfare", três foram lançados em novembro (mês que abrigou os jogos mais recentes): "Call of Duty: Finest Hour", "Call of Duty 2: Big Red One" e "Call of Duty 3"

Mais próximo da modernidade

Ainda ambientado no meio da Segunda Guerra Mundial, “Call of Duty 3” teve fôlego para manter o interesse dos fãs de conflitos passados, mas um de seus destaques foi o fato de trazer uma campanha multiplayer com divisões de classes.

Quando o terceiro game foi lançado, a Infinity Ward já estava caminhando no desenvolvimento de “Call of Duty 4: Modern Warfare”. E foi nesse período que começou o ciclo alternado entre esta e a Treyarch no desenvolvimento dos jogos da série.

A franquia ainda se aventurou pela Segunda Guerra com “Call of Duty: Roads to Victory” e “Call of Duty: World at War”, mas o quarto game canônico havia dado a dica: nada como um confronto moderno para agradar ainda mais aos fãs. E o resto da história, você certamente já conhece.

GAMES ANTERIORES A "CALL OF DUTY 4"

 TítuloProdutoraPlataformasVendas
Call of DutyInfinity WardPC (2003), Mac (2004), PS3 e X360 (2009)Sem dados
Call of Duty: United Offensive (expansão)Gray MatterPC (2004)Sem dados
Call of Duty: Finest HourSpark UnlimitedPS2, Xbox e GameCube (2004)4,5 milhões
Call of Duty 2Infinity WardPC, X360 (2005) e Mac (2006)5,8 milhões
Call of Duty 2: Big Red OneTreyarchPS2, Xbox e GameCube (2005)3,7 milhões
Call of Duty 3TreyarchPS2, Xbox, X360, Wii e PS3 (2006)7,1 milhões
Call of Duty: Roads to VictoryAmaze EntertainmentPSP (2007)2 milhões