Topo

De "Battlefield 4" a "Witcher 3"; conheça os jogos confirmados do PS4

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

24/04/2013 17h18

Que o PlayStation 4 fará sua grande estreia antes do final de 2013 nós já sabemos. Mas de nada adianta um novo console sem games - e, destes, sabemos muito pouco até agora.

Mas enquanto a E3 aproxima-se, alguns estúdios já estão adiantando os anúncios de seus primeiros jogos para o formato, e hoje já conhecemos a existência de títulos que não foram mostrados originalmente no evento de revelação do console no final de fevereiro. E nessa lista existem alguns nomes de muito peso.

Investimento da Sony

Os carros-forte da lista de jogos do PlayStation 4, claro, são as produções da própria Sony. Dentre estas estão duas sequências para séries que alcançaram sucesso no PS3: "inFamous: Second Son" e "Killzone: Shadow Fall", que prometem expandir as fórmulas de jogabilidade de seus predecessores e apresentá-las com gráficos impressionantes.

Em termos de jogos originais, o destaque é "Knack", que está sendo dirigido pelo veterano designer Mark Cerny e conta a história de uma misteriosa criatura capaz de acoplar gelo, metais e outras substâncias ao seu corpo para mudar de forma. Dos criadores de "Motorstorm", "DriveClub" será outra franquia inédita a debutar no PS4 - um simulador de corrida com um foco em interações sociais.

VEJA O TRAILER DE ANÚNCIO DE "KILLZONE: SHADOW FALL"

  •  

Grandes franquias

Mas não apenas de jogos da própria Sony viverá o PlayStation 4. A plataforma também contará com o apoio de grandes franquias de outras produtoras, como "Battlefield", da Electronic Arts. No novo capítulo da saga, "Battlefield 4", gráficos em altíssima definição pontuarão os combates militares.

A Ubisoft também trará sua maior série para o console. Em "Assassin's Creed IV: Black Flag", os fãs poderão obter uma nova perspectiva sobre o milenar conflito entre templários e assassinos a partir do ponto de vista de piratas no Caribe. Após causar grande impacto na E3 2012, "Watch Dogs", da mesma Ubisoft, também sairá para o PS4.

Outro exemplo de produtora que está investindo no PlayStation 4 é o da CD Projekt RED, que promete trazer seus próximos dois grandes títulos para a plataforma. Os RPGs "The Witcher 3: Wild Hunt" e "Cyberpunk 2077", apresentarão temas medievais e futuristas, respectivamente, com gráficos avançados e mecânicas de jogabilidade focadas na ação.

"The Evil Within", o próximo grande jogo da Bethesda que está sendo dirigido pelo criador de "Resident Evil", também já tem presença garantida no console da Sony - tal qual o novo "Thief" e um misterioso "Final Fantasy" da Square Enix, uma versão do RPG de ação "Diablo III" das mãos da Blizzard e a sequência espiritual de "Dragon's Dogma" da Capcom, batizada provisoriamente de "Deep Down".

VEJA "BATTLEFIELD 4" EM AÇÃO

  •  

Experiências diversas

Alguns jogos de menor escala do que as grandes produções mencionadas acima também já foram anunciadas para o PlayStation 4. Um exemplo é "Carmageddon: Reincarnation", título que reviverá a clássica série de combate veicular dos anos 1990 e que foi parcialmente financiado por uma campanha no Kickstarter.

O shooter online gratuito "Blacklight: Retribution", já disponível para PC, também aparecerá no console, ao lado do jogo de ação repleto de dinossauros "Primal Carnage: Genesis" e do título de plataforma "Rocketbirds 2: Revolution!", sequência de um lançamento de PS3 e PS Vita.

O console ainda contará com "The Witness", aguardado novo projeto de Jonathan Blow, criador de "Braid", que misturará bonitos visuais com complexos quebra-cabeças.

A lista dos primeiros jogos do PlayStation 4 segue crescendo, e a Sony promete revelar mais deles durante a E3 deste ano, que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de junho e terá cobertura completa do UOL Jogos.