Topo

UOL Jogos lista os principais jogos de terror que vêm por aí

Rodrigo Guerra e Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

08/05/2013 17h05

Os jogos de terror estão virando títulos de ação. Isso não é uma frase de impacto, é uma constatação: aconteceu com franquias como "Resident Evil" e "Dead Space", que nasceram como jogos de horror de sobrevivência e hoje são games que incorporam elementos de séries como "Gears of War" e "Uncharted".

Felizmente nem tudo está perdido. Ainda há gente querendo fazer com que você fique arrepiado com um grito de agonia no fundo, ou dar sustos genuínos que fazem você saltar da cadeira.

Muitos desses jogos estão nas mãos de desenvolvedoras independentes, que se esforçam para atingir este nicho que está sendo deixado de lado pelas grandes distribuidoras.

UOL Jogos fez uma lista de jogos que compila os games de terror e horror de sobrevivência que estão chegando em breve e que você pode conferir logo abaixo.

DARK

11 de junho • PC e X360
www.darkthegame.com

Vampiros são seres imortais que vivem ao lado de suas presas: nós, os seres humanos. Em alguns jogos você enfrenta esses monstros, mas em “Dark” você encarna Eric Bane, um mortal que acabou de ser tornar um vampiro.

Ele não se lembra de nada antes de sua transformação, a não ser seu mestre – que está desaparecido. Este é um jogo mais voltado para a ação do que para o horror, mas mesmo assim vale ficar de olho.

SHADOW OF THE ETERNALS

2014 • PC e Wii U
www.shadowoftheeternals.com

Denis Dyack estava sumido do mundo dos videogames há algum tempo e seu retorno está no sucesso espiritual de "Eternal Darkness", "Shadow of the Eternals".

Programado para chegar ao Wii U e PC em 2014, o jogo mostra um livro mágico onde as pessoas podem vivenciar períodos do passado da humanidade, porém essa viagem pode ser mais assustadora do que parece.

"Shadow of the Eternals" está em uma campanha para financiamento público e para virar realidade terá que arrecadar US$ 1,5 milhão. Será que ele conseguirá?

METRO LAST LIGHT

14 de Maio
PC, PS3 e X360
www.enterthemetro.com

Em uma versão pós-apocalíptica de Moscou, a vida não é fácil. Pessoas e animais afetadas pelo material radioativo que domina a atmosfera tornaram-se mutantes assassinos que caçam os sobreviventes, obrigados a habitar os túneis do sistema ferroviário da agora morta metrópole.

Para piorar, esses poucos sobreviventes preferem lutar entre si pelos poucos recursos consumíveis que restam em vez de se unirem contra as ameaças do cruel mundo. À beira da extinção: essa é a humanidade de "Metro: Last Light".

OUTLAST



2013 • PC
www.redbarrelsgames.com/games.html
Assustador e aflitivo. Essa é a combinação exata do que é o primeiro trailer de “Outlast”, jogo do estúdio independente Red Barrels que chegará ainda neste ano no Steam.

Em “Outlast”, você encarna o jornalista Miles Upshur, que investiga o que aconteceu no sanatório Mount Massive, no estado do Colorado, EUA, que ficou fechado por anos.

Ele invade as instalações e descobre que experiências terríveis foram feitas com os pacientes, que foram transformados em seres assustadores e famintos. Ele não sabia onde estava se metendo e agora ele terá que lutar por sua vida para descobrir uma saída desse lugar.

ROUTINE

30 de junhoPC
www.routinegame.com

Quebrando um paradigma do gênero horror, que costuma utilizar como cenários ruínas ou outras paisagens decrépitas, "Routine" se passa em uma base lunar abandonada - mas totalmente explorável.

Com visão em primeira pessoa, o game gira em torno de um protagonista que deve encontrar pistas da razão pela qual todos os habitantes da estação desapareceram misteriosamente, enquanto enfrenta uma estranha ameaça.

"Routine" seguirá um esquema de morte permanente, em que uma única falha pode significar o fim da jornada.

AMNESIA: A MACHINE FOR PIGS

Junho • PC
www.aamfp.com

Depois de “Amnesia: The Dark Descent”, a Frictional Games prepara um novo jogo sobrenatural com visão em primeira pessoa.

O ano é 1899 e vemos Oswald Mandus, um ricaço que fica doente ao participar de uma expedição no México.

Após alguns dias desacordado, Mandus se dá conta que esqueceu de períodos completos de sua vida e a única coisa que ele se lembra é uma máquina estranha, sobrenatural – e que, possivelmente, dá nome ao jogo.

ASYLUM

2013 • PC
www.facethehorror.com
Produzido pelo estúdio argentino Senscape, “Asylum” é um adventure game (daqueles que fizeram sucesso com a LucasArts) inspirado nas obras de H.P. Lovecraft.

Os produtores querem manter a história em segredo, mas prometem que a obra será realmente assustadora e perturbadora. Tanto que conseguiram financiar seu projeto no Kickstarter e uma vaga no Steam Greenlight.

THE EVIL WITHIN



2014 • PC, PS3, X360 e 'Nova Geração'
www.theevilwithin.com
O jogo de Shinji Mikani, o criador de “Resident Evil”, é um mar de mistérios. Mesmo o pouco que se sabe dele não dá muitas pistas sobre o que esperar. A descrição do jogo diz que “’The Evil Within’ é um jogo que encarna o verdadeiro significado do horror de sobrevivência”.

Pelas primeiras imagens reveladas, espera-se que este seja um jogo de horror com a pegada de "Silent Hill", mas ainda é muito cedo para dizer qualquer coisa sobre ele. Mikami se mostra bem empolgado pelo projeto - o que por si só é um bom sinal.

 

THE VANISHING OF ETHAN CARTER

Desenvolvido por veteranos do estúdio People Can Fly, de "Bulletstorm", "The Vanishing of Ethan Carter" apresentará ao mundo um detetive com a habilidade sobrenatural de visualizar as cenas de crimes letais.

Investigando o desaparecimento de um garoto, o herói depara-se com uma bela paisagem de aparência inocente nas montanhas... mas que esconde terríveis segredos, como um trilho de corpos mutilados que indicam o paradeiro da criança. Construído com a exploração como foco, o game de PC está previsto para 2013.

DEMENTIUM II

2013 • PC
www.dementium2.com
Ao acordar após um coma que durou semanas, William Redmoor sofre com uma memória abalada e constantes visões de demônios de seu passado que ele pensava ter deixado para trás.

Preso em uma clínica de tratamento para criminosos insanos clandestina e recuperando-se de uma operação cerebral, o protagonista de "Dementium II" é o principal suspeito de ter brutalmente assassinado suas próprias mulher e filha.

Neste game de horror lançado originalmente para o DS e que ganhará uma versão para PC em 2013, o objetivo é escapar das garras do Doutor e seus monstros e descobrir a verdade sobre a vida do protagonista.

DAYLIGHT

2013 • PC
www.facethehorror.com
Escapando dos clichês das tramas de horror, "Daylight" oferecerá uma proposta diferenciada de experiência para os jogadores que gostam de se assustar.

Nele, cada vez que uma partida for iniciada, um mundo completamente novo, repleto de coisas aterrorizantes e inéditas é criado.

Isso porque "Daylight" é construído com base em um sistema de geração automática procedimental, que constrói desafios novos sem a necessidade da decisão dos produtores. Previsto para setembro de 2013 e rodando na Unreal Engine 4, o game sairá para PC.

UNTIL DAWN



2013 • PS3
www.playstation.com
Idealizado como uma versão jogável dos filmes de horror adolescente trash que há décadas fazem sucesso nos cinemas, "Until Dawn" contará a história de um grupo de jovens que resolve passar a noite do aniversário da morte de um amigo em uma cabana na floresta - e que logo descobre quão ruim foi essa ideia. Distribuído pela Sony e exclusivo para o PlayStation 3, o game utilizará o controle PS Move, cujos movimentos representarão o de uma lanterna.

MONTAS

2013 • PC
www.steamcommunity.com
O contador Joseph Walker vive em um pesadelo. Ele não sabe mais diferenciar o que é realidade e delírio e vive tendo alucinações onde quer que vá. Como resultado, Joseph buscou fuga com as bebidas – e isso aprofundou ainda mais seus surtos psicóticos.

Para piorar, ele é o principal suspeito de uma série de assassinatos que ocorrem em sua vizinhança. Será que Joseph está ficando maluco de pedra ou isso tudo está ligado à essa cidade que ele vive? Essa é a premissa de “Montas”, o jogo de terror em primeira pessoa que luta para receber o ‘sinal verde’ do Steam.

AMONG THE SLEEP

2013 • PC
www.krillbite.com/ats/
O mundo pode ser assustador pelos olhos de uma criança. O mundo é um lugar estranho, qualquer coisa pode acontecer e você não terá para quem pedir ajuda – nem mesmo à sua mãe.

Criado pelo estúdio Krillbite, da Noruega, “Among the Sleep” é um game de terror com visão em primeira pessoa que busca financiamento no Kickstarter.

Pelos primeiros vídeos dá para ter uma ideia do que eles querem – descer a escada de casa pode ser uma aventura assustadora. O difícil é convencer as pessoas que este pode ser um bom jogo. Será que você consegue deixar seus preconceitos de lado para experimentar esta jornada?