Topo

Testamos: jogadores vão definir o destino do mundo de "Runescape 3"

Douglas Vieira

do Gamehall

09/05/2013 08h22

Poucos games online conseguiram sobreviver ao avanço do tempo e durar mais de 10 anos. Além de “Ragnarök Online”, “Runescape” é um desses bravos guerreiros, e terá uma atualização no terceiro trimestre que promete melhorias.

Intitulada “Runescape 3”, a principal novidade é que o jogo vai deixar o Java e se aventurar no HTML5, permitindo alguns avanços, especialmente na parte gráfica do game. Mas será que isso é o bastante?

Uma nova era

Com “Runescape 3” o game entra na sexta era, trazendo mudanças principalmente na narrativa: após a morte do guardião Guthix, os deuses retornam ao mundo do jogo, mas dessa vez o poder não está nas mãos deles, e sim dos jogadores, que podem ser guerreiros, arqueiros ou magos.

Nessa versão, alguns jogadores poderão decidir quais deuses vão vencer as batalhas que ocorrerão no mundo do jogo, o que promete resultados diferentes no desenrolar de alguns eventos.

E mesmo aqueles que não estarão em lugar de destaque vão ver que suas escolhas terão alguma influência, pois elas podem gerar ramificações no futuro - e essa acaba sendo uma das principais novidades dessa atualização.

Avançando por um novo mundo

Outra adição é que agora o jogador tem liberdade para movimentar a câmera e aproveitar a visão do cenário, que também é composto por sombras que se movem enquanto o personagem anda, deixando tudo mais vivo.

Há ainda missões paralelas, e o jogador poderá acompanhar algumas ouvindo a voz dos personagens, já que muitos deles são dublados. Isso ajudará a deixar a interação ainda maior, o que é completado com uma excelente trilha sonora orquestrada e que apresenta faixas que vão empolgar os fãs de fantasia medieval.

Já no quesito organização, nessa versão haverá a possibilidade de mover as janelas e deixá-las nos locais mais convenientes, limpando a visão ou eliminando menus em um ou outro ponto.

RUNESCAPE NOS CONSOLES

Falando ao site IGN, Mark Gerhard, diretor executivo da Jagex, disse que a empresa não descarta a possibilidade de trabalhar numa versão do jogo para consoles no futuro, mas que só ficaria feliz se donos de PlayStation pudessem jogar com quem possui Xbox.

O pacote também conta com alguns minigames, como uma modalidade jogador contra jogador em que é preciso capturar a bandeira na base inimiga e levá-la para o seu campo em segurança.

Entretanto, aqui ficaram evidentes algumas falhas.

Durante uma partida nessa opção de minigame, alguns combatentes pareciam voar pelo cenário, enquanto vez ou outra você clicava num ponto e o personagem entendia que deveria ir para outro. Até mesmo quando havia a tentativa de fazer o avatar seguir para um determinado local, que claramente possuía uma linha reta, ele insistia em dar a volta e contornar algum elemento do cenário.

Outra falha vista durante o teste foi em uma missão, quando a tela simplesmente ficou preta enquanto os personagens falavam (cheguei a apertar F5 para reiniciar o jogo, mas ainda assim ele persistiu), bem como algumas quebras que forçavam a recomeçar a partida em um ponto distante de onde estava - coisas que, pelo bem da diversão, devem sumir até o lançamento da versão final.

VEJA ALGUMAS DAS NOVIDADES DE "RUNESCAPE 3"

  •  

E vale a pena?

Essa é a questão que fala mais alto. Não há dúvidas de que a principal proposta de “Runescape 3” é o foco na história, o que deve agradar a quem já acompanhava o jogo. “E se eu nunca joguei o game, vou me divertir?”, você se pergunta, e a resposta é “pouco provável”, já que, em essência, se trata de um jogo antigo e há opções mais novas no mercado.

A Jagex, produtora do game, informou que tem planos de lançar uma versão do jogo para tablets e outros dispositivos móveis, e neles há chances de conseguir novos jogadores – no PC, talvez isso não aconteça.