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UOL Jogos testa principais volantes e dá dicas de como escolher o melhor

Rodrigo Faria

Especial para o UOL Jogos, em São Paulo

14/05/2013 09h10

“Vale a pena investir em um volante? Mas qual?”. Quem gosta de jogos de corrida certamente já se viu às voltas com essas questões existenciais. No final das contas a resposta está no tamanho do seu bolso e no grau de realismo que você busca.

Para facilitar a sua vida, o UOL Jogos testou alguns volantes disponíveis no mercado brasileiro, de diferentes faixas de preço. Esperamos ajuda-lo a escolher a melhor opção para você e, claro, fugir das roubadas.

A bateria de testes foi realizada com os jogos preferidos do gênero, tanto simulação quanto arcade, como “F1 2012”, “Gran Turismo 5”, “Need for Speed: Most Wanted”, “Forza 4” e “Forza Horizon”.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

Thrustmaster Universal Challenge Racing Wheel

Plataformas: PC, PS3, PS2, Wii e GameCube
Preço médio: R$ 150 
Site oficial:
www.jptech.com.br
Prós:
+ Base para prender na mesa
+ Fácil configuração
+ Melhor custo-benefício
Contras:
- Pequeno demais
- Todo em plástico
- Não possui vibração
Indicado se você: possui todas as plataformas que o volante suporta. Vai economizar bastante dinheiro.

Simples, compacto e todo construído em plástico, é o volante mais barato e com menos recursos da Thrustmaster. Apesar disso, vem com um bom apoio de mesa, rosqueável e que se ajusta bem às superfícies, deixando a jogatina melhor. Os pedais também são de plástico e vêm com pequenas sapatas de borracha embaixo da base, que não escorregam.

As borboletas para troca de marcha funcionam muito bem. Porém, o volante peca por não possuir Force Feedback e tampouco vibração, mas, pelo que custa, tem boa precisão e botões de fácil configuração. Foi bem tanto nos simuladores quanto no arcade.

Sport Racing Integris

Plataformas: PC e PS3
Preço médio: R$ 140 
Site oficial:
www.integrisbrasil.com.br
Prós:
+ Boa empunhadura
+ Ventosas para fixação
Contras:
- Regulagem de altura falha
- Pedais imprecisos
- Manual inútil
Indicado se você: estiver pagando a 28ª parcela do seu PS3. Com tão pouca grana, só te resta comprar esse volante.

É um típico volante de entrada, mas o preço acessível esconde problemas: a regulagem de pilotagem só funciona bem na configuração padrão. Se você regular para cima, parece que está dirigindo uma Kombi (nem com a corrida de Kombis de “Gran Turismo 5” fica legal); se regular para baixo, você não consegue virar o volante em toda sua amplitude. Vai bater a mão na base e corre o risco de se machucar, de verdade.

A “pegada” é bacana e com empunhadura de borracha e possui ventosas para fixação em superfícies lisas, além de contar com recurso de vibração. Porém, a precisão é sofrível e fatalmente você vai se ver “dançando” na pista, pois é difícil manter o carro em linha reta. As borboletas de troca de marcha funcionam bem, mas os botões são muito difíceis de configurar.

Para piorar, o manual é sofrível: parece que a tradução do inglês para português foi feita em alguma ferramenta da internet. Impossível entender as instruções. Os pedais carecem de precisão e são pequenos.

Neo Racer 360

Plataformas: PC e Xbox 360
Preço médio: R$ 150 
Site oficial:
www.neotronics.com.br
Prós:
+ Ventosas imensas para fixação
Contras:
- Pedais horrendos
- Borboletas inúteis
- Melhor parar por aqui...
Indicado se você: quiser se auto-sabotar. Sério, ninguém merece esse volante.

É difícil não ser categórico com esse volante: sério, fuja dele! Sua única qualidade são as grandes ventosas na base dos pedais e do volante. Fora isso, praticamente tudo nele é muito ruim. Possui três configurações de sensibilidade, mas nenhuma responde bem. Tente jogar “Forza 4” com esse volante e você vai desejar voltar ao joystick em menos de 5 minutos. Aliás o volante não simula uma direção, e sim o controle, visto que qualquer leve toque faz o carro perder completamente a precisão.

A alavanca de marchas praticamente não serve pra nada e as borboletas, escondidas atrás do volante, não passam sensação de realidade alguma. Os pedais só conhecem a pisada brusca, tanto para aceleração quanto para frenagem. Mesmo em “Need for Speed: Most Wanted”, com seus comandos simples, o Neo Racer 360 não faz jus a categoria de acessório.

Microsoft Volante sem fio Xbox 360

Plataformas: Xbox 360
Preço médio: R$ 250 
Site oficial:
www.xbox.com/pt-BR/Xbox360/Accessories/Controllers/Xbox-360-Wireless-Speed-Wheel
Prós:
+ Conceito inovador
+ Precisão incrível
+ Sem Fio
Contras:
- Será que é um volante?
- Sem pedais
- Falta precisão em alguns jogos
Indicado se você: tem pouco (muito pouco) espaço em casa e não liga de jogar com um "simulacro" de volante.

Dentre todos os volantes testados, é o único sem fio, sem pedais e com aceleração e frenagem por gatilhos, como no controle. Pode parecer meio esquisito (e até é), mas  a precisão do acessório chega a ser assustadora de tão bacana. Possui vibração e luzes que, em alguns jogos vão se acendendo conforme a aceleração e troca de marchas.

A resposta nos jogos de simulação, como “Forza 4” e “F1 2012”, é muito boa, e até em “Forza Horizon” ele se dá muito bem. Já em “Need for Speed: Most Wanted” não há suporte à vibração e a sensibilidade deixa um pouco a desejar. Vale pela proposta inovadora, a gente ainda se questiona se ele é de fato um volante ou não.

Thrustmaster Ferrari Vibration GT Cockpit 458 Italia Edition

Plataformas: PC e Xbox 360
Preço médio: R$ 1.300 
Site oficial:
www.jptech.com.br/produtos/cockpit-ferrari-458-italia/
Prós:
+ Muito bem construído
+ Pedais de metal
+ Construção inteligente
Contras:
- Borracha do volante “melequenta”
- Pedais pouco precisos
- Muito caro
Indicado se você: curte organização e poucos fios, além de gastar um pouco de dinheiro a mais por isso.

Tem uma proposta muito bacana, pois consiste de uma base com uma haste dobrável e com regulagem de altura, onde fica o volante; é quase um cockpit, mesmo. Ou seja, você pode jogar sentado facilmente no sofá e depois dobrar e guardá-lo já montado em algum canto do quarto ou sala.

A base é bem grande, com espaço para descansar os pés, e os pedais são de metal e razoavelmente precisos (o pedal de freio é muito duro se comparado com o de aceleração), mas com o costume, isso melhora. O volante é uma réplica em tamanho real e emborrachada do original da Ferrari 458, com tamanho real. A borracha, aliás, tem uma aderência bacana quando se começa a jogar, mas se você costuma suar nas mãos, fica meio pegajosa.

O volante também é muito “molenga” e, jogando “Forza 4” e “Forza Horizon” foi difícil se acostumar com essa sensibilidade exacerbada. Já em “F1 2012” se comporta muito bem, assim como em “Need for Speed: Most Wanted”. Um pecado não possuir Force Feedback, mas pelo menos tem vibração. O preço acaba sendo um pouco salgado se considerarmos a falta de alguns recursos.

Force Feedback no Xbox 360? Não trabalhamos


Não há volante com suporte a Force Feedback para o Xbox 360.

Triste e tal, mas a culpa é da própria Microsoft, que obriga as desenvolvedoras de acessórios a usarem uma biblioteca de programação única, a X Input, diferente da biblioteca usada em PCs e no PS3 - esta a Direct Input. Ambas as bibliotecas fazem parte do DirectX, mas apenas a primeira é compatível com o Xbox 360.

Se você quiser um volante com esse recurso no seu console, terá de vasculhar no mercado pelo antigo volante oficial da própria Microsoft, que possui o recurso, ou ainda “moscas brancas” da Logitech e Mad Catz, dificílimos de encontrar (e usados).

Logitech G27

Plataformas: PC e PS3
Preço médio: R$ 1.500 
Site oficial:
www.logitech.com/pt-br/product/g27-racing-wheel?crid=714
Prós:
+ A vedete dos volantes
+ Muitas regulagens para a base dos pedais e volante
+ Alavanca de câmbio realista
Contras:
- Não tão sustentável (volante em couro)
- Volante “bobo” em alguns jogos
Indicado se você: quer aliar realidade extrema com preço relativamente compatível com o normal, para um acessório desse porte.

Considerado por muitos como o melhor tanto para simulação quanto para jogos arcade, é a vedete dos volantes. É todo recoberto em couro natural (ponto negativo se você for amigo dos animais e eco-sustentável) e possui Force Feedback com um potente motor que faz os jogos de simulação parecerem reais: ao passar em uma zebra, o volante treme todo, fazendo força contrária à curva, e os pedais são muito precisos, na medida, com os de embreagem e aceleração - a pressão lembra um carro de verdade, assim como o freio, mais duro.

A base dos pedais tem borrachas que seguram bem no chão e, se você possui carpete, há um dispositivo que adere ao tecido, deixando tudo bem fixo. Na base, as tarraxas de fixação têm regulagens diversas e, se o tampo da sua mesa for fina, há sapatas destacáveis para melhorar a regulagem.

A alavanca de troca de marchas é também muito parecida com a de um carro real e um show à parte, para se usar junto do pedal de embreagem. Os jogos de simulação já vêm com configurações pré-determinadas para o G27: é só plugar e sair jogando. Em “Need for Speed: Most Wanted” funciona muito bem, também.

Chega a ser um luxo jogar um jogo arcade com um volante destes. Peca apenas pela leve sensação de “volante bobo” em alguns jogos, sendo um pouco difícil manter o carro em linha reta.

Thrustmaster Ferrari F1 Wheel Integral T500

Plataformas: PC e PS3
Preço médio: R$ 2.800 
Site oficial:
www.jptech.com.br/produtos/volante-f1-integral
Prós:
+ Outro nível de realidade
+ Volante idêntico ao das Ferrari F1
+ Force Feedback profissional
Contras:
- Um trambolho de 15kg
- Melhor com uma mesa própria
- Custa mais que 2 consoles
Indicado se você: sonha em pilotar um bólido de F1 na sua sala e não se importa em gastar um pouco de dinheiro para isso.

A proposta do T500 é ser melhor em tudo o que o G27 faz e, convenhamos, o volante consegue: o motor do Force Feedback é absurdamente potente, fazendo a sua mesa tremer MUITO ao passar por cima de zebras ou obstáculos na pista. O volante dessa versão “Integral” é uma réplica fiel das Ferrari F1, como as pilotadas pelo brasileiro Felipe Massa. Quando você jogar “F1 2012” e escolher a Ferrari como sua equipe, vai ficar deslumbrado com praticamente todos os botões dispostos exatamente nos seus lugares, como nos carros de corrida.

A “pegada” é perfeita e, sério, você vai se sentir cansado após jogar uma corrida, tamanha a força que o volante faz. A base dos pedais é toda feita de metal e tem uma armação que pode ficar encostada na parede e traz borrachas que aderem perfeitamente ao chão. Você ainda pode virar a base de cabeça para baixo, desparafusar os pedais e recolocá-los, simulando a mecânica de carros de corrida de verdade, com os pedais sendo suportados em cima.

Como o G27, ele já vem com configurações pré-determinadas em “Gran Turismo 5” e “F1 2012”. O senão do volante fica por conta do peso exagerado. Fora isso, o volante é um espetáculo.

G27 e T500 no Xbox 360?

Existe um acessório não-oficial que promete fazer os donos de Xbox 360 mais felizes: é o XCM F1 Converter. Funciona como um conversor de comandos do PS3 para o Xbox. Há quem diga que na prática não é tão bom assim, demandando muitos ajustes. E mais: para utilizá-lo, obrigatoriamente você deve possuir um controle original Microsoft com fio, para servir de “boot” para o acessório. Coisa de chinês, óbvio!