Topo

Brasil está no radar da Microsoft para fabricação do Xbox One

Théo Azevedo

Do UOL, em Seattle*

21/05/2013 20h29

Nesta terça-feira (21) a Microsoft apresentou ao mundo o Xbox One, videogame que vai concorrer com o PlayStation 4 - e quiçá, o Wii U - pela liderança na próxima geração de consoles.

Detalhes como a data exata do lançamento e mesmo o preço ainda são incógnitas, mas a perspectiva para o Brasil é animadora: "Para nós o Brasil faz parte do primeiro escalão", disse Craig Davidson, diretor de marketing do Xbox, ao UOL Jogos.

Para o executivo, o mercado nacional hoje é muito diferente daquele em que foi lançado o Xbox 360, em 2006: "Hoje a indústria brasileira de games é saudável e, por isso, a Microsoft fez um enorme investimento no país, incluindo a fabricação local [do 360]", disse.

O Xbox 360 é montado no Brasil desde outubro de 2011 – o que resultou em uma queda de preço de 40%. Hoje o videogame da Microsoft domina 65% do mercado local de videogames, de acordo com dados divulgados pela consultoria GfK.

Davidson disse que ainda não pode confirmar a fabricação local do Xbox One, mas afirmou ter grandes esperanças de que isso esteja nos planos da Microsoft: "Quem sabe a gente fale mais sobre isso na E3", deixou no ar.

Experiência integrada

O Xbox One quer integrar todos os conteúdos multimídia - jogo, vídeo, música, web e Skype - num único aparelho. E isso envolve interagir com a programação da TV a cabo, atração demonstrada pela Microsoft com NFL e a NBA, ligas norte-americanas de futebol americano e basquete, respectivamente.

Mas e o Brasil, como fica? De acordo com Davidson, a respostas está em fortes parcerias: "Já estamos falando com a organização esportiva predominante no Brasil, bem como a operadora líder de TV a cabo", falou, ainda que sem revelar nomes específicos.

Portanto, há alguma esperança em contar com tantas possibilidades interativas também em território nacional.

VEJA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO XBOX ONE

  •  

*O jornalista viajou a convite da Microsoft.