Topo

Cumpridas ou esquecidas? Analisamos as promessas feitas na E3 2012

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

24/05/2013 16h37

A E3 2012 foi fraca - ao menos em termos de grandes inovações. Marcando o fim de uma geração, ela contou com a presença de vários títulos de peso e exibições de gala de produtoras como a Ubisoft, mas as novidades de seu catálogo não surpreenderam por serem, de certa forma, 'mais do mesmo'.

EXEMPLO DE PROMESSA ESQUECIDA


Quem se lembra do Vitality Sensor? Há algumas edições da E3, a Nintendo apresentou o acessório para o Wii dizendo que ele revolucionaria a indústria. Mas ele nunca mais foi mencionado oficialmente. Será que ele retornará no Wii U?

Mesmo sem o título de edição mais memorável da feira, porém, a última E3 rendeu algumas discussões e polêmicas interessantes girando em torno das promessas das três grandes: Sony, Microsoft e Nintendo

Um ano depois, com a E3 2013 se aproximando, o cenário da indústria já é bem diferente do que era então. O Wii U já está no mercado, e a contagem regressiva para os lançamentos do PlayStation 4 e do Xbox One já tiveram início. E agora que estamos durante a calmaria antes da tempestade de novidades, temos uma boa oportunidade para parar e avaliar se as promessas feitas em 2012 foram ou não cumpridas.

Sony

Revitalização da PlayStation Plus
Com games de peso gratuitos sendo acrescentados ao serviço semanalmente, ele tornou-se muito mais atraente desde a E3 2012. Hoje, tanto títulos de grandes produtoras quanto outros de pequenas devhouses populam a lista da chamada 'Coleção de Jogos Instantânea' da plataforma digital.

• Grande suporte ao PS3 em seu último ano no foco
Mesmo com o PS4 aproximando-se no horizonte, a Sony - mais do que a Microsoft ou a Nintendo - fez grandes esforços para que os donos de seu console atual não se sentissem abandonados. "God of War: Ascension", "The Last of Us", "Beyond" e "Gran Turismo 6" são apenas alguns dos títulos de peso de 2013 produzidos pela empresa para a já 'velhinha' plataforma.

Revitalização do PS Vita
O portátil da Sony, por outro lado, ficou para escanteio. A empresa prometeu que os jogos eventualmente apareceriam no formato, mas em um ano ele recebeu apenas dois grandes títulos: "Call of Duty" e "Assassin's Creed III" - sendo que o primeiro não foi sequer bem-recebido pelo público. Em vendas, o PS Vita está muito mal.

Integração entre PS3 e PS Vita
No último ano, a Sony conseguiu criar uma certa sinergia entre suas duas plataformas. Hoje, há vários games com suporte a 'cross-buy' - compre em uma plataforma, ganhe na outra -, e em exemplos como "LittleBigPlanet 2" é até possível utilizar o PS Vita como um controle para o PS3.

Fortalecimento da plataforma Mobile
Buscando espaço no âmbito dos celulares e tablets para satisfazer investidores, a Sony se esforça, mas ainda não conseguiu impulsionar sua plataforma portátil PlayStation Mobile. A concorrência no mercado Android é grande, e ainda são poucos os aparelhos que rodam conteúdo com o selo PlayStation.
 

Microsoft

"A maior seleção de games da história"
Don Mattrick prometeu logo na abertura da conferência da Microsoft na E3 2012 que o Xbox 360 receberia "a maior seleção de games da história" entre 2012 e 2013. "Halo 4", "Forza Horizon" e "Gears of War: Judgement" impressionaram, mas não serviram nem mesmo para configurar o melhor ano do 360.

360 como centro de entretenimento
A Microsoft já mostrou que quer que o Xbox One seja o centro de sua sala de estar, com opções de TV interativa e serviços como o Netflix. Mas essa ideia é mais antiga que seu novo console, pois até certo ponto, o Xbox 360 já possui essas funções. Nós brasileiros temos acesso a pouquíssimas delas, mas nos EUA e na Europa as opções multimídia do sistema cresceram exponencialmente no último ano.

Integração com o SmartGlass
O uso de tablets e celulares compatíveis com a tecnologia SmartGlass para interagir com o Xbox 360 ainda é bastante limitado, mas funciona. Poucos são os games, como "Forza Horizon", que aproveitam-se da arquitetura - mas ela existe. No Xbox One, seu uso deverá tornar-se mais fluente.

Novos anúncios de games
Durante a E3 2012, a Microsoft anunciou uma série de novos games, como "Ascend", "Matter" e "LocoCycle", mas como já é tradição, muitos deles ainda não deram as caras - e provavelmente nunca aparecerão no Xbox 360, mas sim no Xbox One.

Nintendo

Lançamento do Wii U com sucesso
Em várias ocasiões antes do lançamento do Wii U, a Nintendo jurou ter aprendido com seus erros com o 3DS, dizendo que sua próxima plataforma teria o suporte de third-parties e lançamentos chegando a um ritmo consistente desde seu primeiro mês no mercado. Nada disso aconteceu.

Jogos com suporte a dois GamePads
Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, prometeu que o Wii U receberá jogos com suporte a dois controles GamePad durante sua conferência na E3 2012. Até agora, não vimos nada disso - nem mesmo sinais da existência de uma versão do controle tablet vendida separadamente aqui no ocidente.

Wii U com serviços de streaming
Por anos, o Wii foi o aparelho mais utilizado para o uso do serviço de streaming de vídeos Netflix. Ele perdeu essa coroa eventualmente, mas com a integração do GamePad ao serviço no Wii U, a Nintendo planeja recebê-la de volta. A empresa prometeu ter o serviço ao lado de outros, como Hulu Plus e YouTube, perto do lançamento de sua plataforma - e essa promessa foi cumprida.

Miiverse revolucionando o aspecto social dos jogos
A rede social do Wii U não revolucionou nem mudou de forma drástica a forma como jogadores interagem com seu passatempo favorito, mas é certamente divertida e interessante. Além do mais, por causa da moderação constante da Nintendo, ela é extremamente amigável: é difícil encontrar conteúdo ofensivo ou 'trolls' em suas comunidades.

Novas experiências proporcionadas pelo GamePad
Por mais que seu catálogo de jogos não seja notavelmente diversificado, o Wii U oferece experiências únicas e inovadoras por causa de seu controle em formato de tablet. O carro chefe do primeiro ano da plataforma, "Nintendo Land", é construído com base em várias dessas experiências, que mostram o real potencial do console.