Topo

Sony admite 2º lugar no Brasil, mas quer PS3 líder ainda em 2013

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

28/05/2013 16h16

Pela primeira vez a Sony admitiu: está em 2º lugar no negócio de videogames no Brasil. Durante evento na cidade de São Paulo, Carlos Paschoal, gerente geral de comunicação e marketing da Sony Brasil, disse que, com a fabricação local do PlayStation 3, espera retomar a liderança ainda em 2013.

Montado em território nacional desde o início do mês, o PS3 passou a custar R$ 1.099, uma queda de 30% no valor em comparação à versão importada. Embora o preço não tenha sido recebido com empolgação pelo público, a Sony espera que a iniciativa aumente entre 15 e 20% a participação do PlayStation 3 no mercado.

O Xbox 360 é montado no Brasil desde outubro de 2011 – o que resultou em uma queda de preço de 40%. Um ano depois o videogame da Microsoft dominava 65% do mercado local de videogames, de acordo com dados divulgados pela consultoria GfK.

Com a demora na reação da Sony, o Xbox 360 inverteu o jogo, já que na geração passada o PlayStation 2, ainda que alavancado pela pirataria e sequer disponível oficialmente no país durante seu auge, foi de longe o líder de mercado, deixando o primeiro Xbox e GameCube, este da Nintendo, muito para trás.

Vale destacar que, tal como o Xbox 360 no início, o PlayStation 3 é montado, e não necessariamente fabricado, no Brasil: as peças vêm do exterior e são montadas na Zona Franca de Manaus. O processo, porém, já é suficiente para garantir isenções fiscais que permitem um preço mais camarada em relação ao console.

VÍDEO MOSTRA A FABRICAÇÃO DO PS3 EM MANAUS

  •