Topo

Xbox One exige conexão online para rodar jogos; saiba mais

Do UOL, em São Paulo

06/06/2013 21h12Atualizada em 07/06/2013 11h51

O anúncio do Xbox One, videogame de próxima geração da Microsoft, veio acompanhado de muita polêmica, provocada por declarações de executivos de alto escalão da fabricante: o console exige conexão online permanente; você não poderia emprestar jogos dos amigos e para rodar um jogo usado, seria preciso pagar uma taxa equivalente ao valor de um game novo.

Após sugerir que todas essas limitações eram "apenas cenários possíveis" - ou seja, podiam ser verdade ou não - a Microsoft publicou, nesta quinta-feira (6), respostas claras para várias das questões que tanto atormentam os fãs dos games.

O Xbox One vai exigir conexão com a internet, tanto para verificar os games de sua biblioteca quanto em jogos que utilizam recursos de processamento em nuvem. Você pode jogar offline por até 24 horas no seu console ou por uma hora com seu login em outro aparelho.

Depois desse período, você só conseguirá jogar offline novamente após conectar o videogame à internet. O Xbox One permite assistir TV ou filmes em DVD e Blu-ray sem estar conectado.

O Xbox One funciona de forma ideal com uma conexão de 1,5 Mbps. Em lugares em que a conexão Ethernet não está disponível, você pode conectar o console utilizando "conexão mobile de banda larga", como redes 3G ou 4G.

CONHEÇA O XBOX ONE, NOVO CONSOLE DA MICROSOFT

  •  

Jogos usados, emprestados e compartilhados

Por outro lado, você poderá emprestar jogos para os amigos e até compartilhar seus games com até 10 membros da sua família.

Você pode emprestar um jogo para outra pessoa desde que ele tenha passado pelo menos 30 dias em sua lista de amigos no Xbox Live. O empréstimo só pode ser feito uma vez por pessoa.

Você pode dar seu game para um amigo. No caso dos games da própria Microsoft, você pode fazer isso uma vez - o jogo deixa de ser seu, passa para a conta do seu amigo na Live. As produtoras terceiras podem optar ou não por essa política.

Qualquer pessoa logada ao seu Xbox One poderá acessar sua biblioteca de jogos. Ao visitar um amigo, você pode ativar seu perfil no Xbox One dele e acessar seus jogos através da nuvem.

O Xbox One terá um sistema de compartilhamento de jogos: até 10 membros da sua família podem acessar e jogar seus games, em qualquer console, a qualquer momento. Assim, você sempre poderá jogar seus jogos, sem ser derrubado por outro usuário dessa lista acessando sua biblioteca de jogos.

Sobre comprar e vender jogos usados, será preciso negociar com lojas autorizadas. Os jogos da Microsoft não terão nenhuma taxa de ativação, ao contrário do que havia afirmado o vice-presidente da divisão Xbox, Phil Harrison ao site Kotaku.

As produtoras terceiras são livres para decidir se cobrarão algum tipo de taxa - como já acontece com os 'passes online', por exemplo. O mesmo vale para o empréstimo de jogos. Fica a cargo das distribuidoras - como EA, Capcom e Activision, por exemplo - decidir o modelo de negócio adotado para seus títulos.

Novo Kinect e privacidade

O usuário determinará o que o novo Kinect pode registrar, definindo a configuração do Xbox One para sua família. O aparelho terá regras de privacidade, ativação e configuração, conforme as escolhas do jogador.

Segundo a Microsoft, quando você desligar o Xbox One, o Kinect só será capaz de registrar um único comando: "Xbox On" - para ligar o console. Todas as outras conversas não serão captadas pelo acessório.

Informações como vídeos, fotos, expressões faciais e batimentos cardíacos não serão transferidas do Xbox One sem o consentimento do usuário.

Por fim, você poderá usar outros aparelhos para controlar sua TV, como o receptor da TV à cabo, controles remotos ou o joystick do Xbox One, inclusive quando o Kinect estiver pausado.

A empresa promete continuar esclarecendo dúvidas dos jogadores nos próximos meses, até o lançamento do Xbox One.

EM RESUMO

CONEXÃO ONLINE
- O Xbox One exige conexão à internet a cada 24h para rodar jogos.
- Logado em outro console, a verificação online se dá após 1h.
- A conexão recomendada para o Xbox One é de 1,5 Mbps.
- O console aceita qualquer tipo de banda larga, inclusive móvel (3G ou 4G).
- Não é preciso conexão online para assistir TV ou filmes em DVD ou Blu-ray.
JOGOS USADOS E EMPRESTADOS
- O Xbox One roda jogos usados, comprados em lojas autorizadas
- Você pode emprestar games de outros jogadores da sua lista de amigos.
- Para emprestar o jogo, é preciso estar na lista por ao menos 30 dias.
- O empréstimo só pode ser feito uma vez por jogador.
- Você pode dar um jogo para outra pessoa.
- A Microsoft não cobrará taxas extras por jogos usados de seus estúdios.
- Outras produtoras poderão cobrar taxas adicionais, se preferirem.
CONTAS COMPARTILHADAS
- Todos os usuários de um Xbox One podem acessar todos os seus jogos.
- Você pode compartilhar seus jogos com até 10 membros da sua família.
- Essas 10 pessoas tem acesso aos seus jogos em qualquer Xbox One.
- Quem está na lista pode jogar a qualquer momento, em seus próprios perfis.
COMPRA E INSTALAÇÃO
- Jogos de Xbox One poderão ser comprados em disco ou por download.
- Todos os jogos estarão na Live no mesmo dia em que chegarem às lojas.
- Todos os jogos são instalados no HD do Xbox One.
- O jogo em disco é instalado mais rapidamente do que por download.
- Uma cópia do jogo é associada ao jogador na nuvem.
KINECT E PRIVACIDADE
- Você pode configurar regras de privacidade para o Kinect.
- Desligado, o Kinect só escuta um comando: "Xbox On".
- Fotos e dados pessoais só saem do Xbox com autorização do jogador.

MICROSOFT CONVIDA PARA CONFERÊNCIA PRÉ-E3

  •  

A Microsoft realizará sua conferência pré-E3 2013 na segunda-feira (10), às 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo e em português aqui, em UOL Jogos. A promessa é que, no evento, sejam revelados vários jogos para o novo console.