Topo

Por US$ 499, Xbox One sai em novembro nos EUA

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles

10/06/2013 13h39

A Microsoft anunciou em sua conferência na E3, realizada nesta segunda-feira (10), que seu novo videogame, o Xbox One, será lançado em novembro nos Estados Unidos, por US$ 499. Além dos EUA, a data vale para mais 20 territórios, incluindo o Brasil.

O evento foi aberto com "Metal Gear Solid V", da Konami, que agora também vai sair para também no Xbox One. O trailer mostrou o protagonista Snake andando de cavalo pelo deserto do Afeganistão, uma cena que mais pareceu "Red Dead Redemption" que "Metal Gear".

A novidade é que, pela primeira vez na série, o game terá mundo aberto, com bastante possibilidade de exploração. Agora, Snake será dublado por Kiefer Sutherland, famoso pela série "24 Horas".

  • Reprodução

    Produtora de "Forza Motorsport 5" leva McLaren P1 para o palco da Microsoft.

Xbox One

A lista de jogos para o Xbox One foi aberta por "Ryse: Son of Rome", violento game de ação e combate que se passa na Roma antiga. É o primeiro game da Crytek (da série "Crysis") para o Xbox One e será exclusivo do console no lançamento.

A conferência marcou a volta de um clássico jogo de luta: "Killer Instinct", cultuado jogo da Rare, que ganha vida nova no Xbox One. Aproveitando a deixa, foi recelado o recurso Upload Studio, que edita e publica os vídeos de jogo. Usando o Twitch, é possível transmitir partidas ao vivo.

SUCESSO INDIE

  • Reprodução

    "Minecraft" terá versão turbinada para o Xbox One.

Para promover o game de corrida "Forza Motorsport 5", a Microsoft levou um esportivo McLaren de verdade para o palco. Foi dada ênfase para a inteligência artificial, que aprende o jeito que cada jogador corre e passa a incorporar essas características.

"Project Spark" é um construtor de jogos que permite criar mundos facilmente, inclusive com comandos de voz. Com o celular e tablets podem ser feitos ajustes finos.

"Dead Rising 3" será exclusivo para o console de nova geração da Microsoft. A demonstração sugeriu exploração em mundo aberto, com hordas e hordas de zumbis, claro. O jogo de guerra "Battlefield 4" mostrou o poder de seu motor gráfico e o conteúdo adicional "Second Assault" será lançado primeiro para os consoles da Microsoft.

Um novo "Halo" foi confirmado num trailer curto, mas nenhum detalhe foi revelado.

A conferência terminou com uma demonstração de "Titalfall", game exclusivo feito pelos criadores originais de "Call of Duty". A grande característica desse game de tiro é o fato de os jogadores poderem controlar robôs, que possuem poderes especiais e armamentos mais pesados.

VEJA O TRAILER DE "QUANTUM BREAK" DA E3 2013

  •  

Sobrevida ao Xbox 360

Antes de falar sobre a nova geração, a Microsoft fez questão de dizer que o Xbox 360 ainda tem muito chão pela frente. Para começar, foi lançado mais um modelo do console, mais compacto, disponível a partir de hoje nos Estados Unidos.

Os assinantes Ouro da Xbox Live passarão a ter dois jogos gratuitos por mês, como na PlayStation Plus. A oferta começa com "Assassin's Creed II" e "Halo 3". Outro game gratuito, por tempo limitado, é "Fable III", que já pode ser baixado pelos assinantes Xbox Live Ouro.

Sucesso nos PCs, "World of Tanks" também será lançado no Xbox 360. Esse é um game online gratuito, em que dois grupo de até 15 jogadores se enfrentam com blindados. Outra novidade foi  "Max: The Curse of Brotherhood", da Press Play.

A Microsoft prometeu "centenas de jogos" para o Xbox 360 nos próximos anos.

  • Reprodução

    Popular no PC, "World of Tanks" é jogo online gratuito para Xbox 360.

FIM DOS MICROSOFT POINTS

A moeda virtual Microsoft Points foi abolida e será substituída por moeda dos respectivos países: real, dólar e assim por diante. A mudança acontecerá no lançamento do Xbox One e valerá também para o Xbox 360.

Online obrigatório

Para jogar no novo Xbox, o jogador precisa ter uma conexão à internet, pois o videogame faz uma verificação da biblioteca de jogos a cada 24h (ou a cada 1h, se estiver num Xbox One que não seja o seu).

O console roda jogos usados, mas restringe o comércio de games de segunda mão. Segundo a Microsoft, as editoras - como Activision e Electronic Arts - tem a opção de impedir a venda de games usados ou impor condições, como o pagamento de taxas.

O controle de gestos Kinect foi melhorado e agora faz parte do pacote básico do console. Pode-se usar o acessório, por exemplo, para trocar os canais da TV, se o receptor estiver conectado ao videogame.

A abertura oficial da E3 acontece nesta terça-feira (11), e vai até o dia 13. O UOL Jogos está em Los Angeles e vai trazer todos os detalhes do evento.

CONHEÇA O XBOX ONE

  •