Topo

"Pokémon X & Y" terão modo online "sempre conectado"

Felipe Carettoni

Do UOL, em Los Angeles

12/06/2013 13h50

Em evento fechado paralelo à E3 2013, o presidente da Pokémon Company, Tsunekazu Ishihara, e o diretor da Game Freak, Junichi Masuda, revelaram grandes mudanças que pontuam "Pokémon X & Y", a sexta geração dos monstros de bolso, como a opção de estar sempre conectado online e as batalhas contra cinco pokémon selvagens.

O Player Search System (PSS), ou "sistema de procura por jogadores", é um recurso online que estréia em "Pokémon X" e "Y": a ferramenta permite encontrar automaticamente pessoas para batalhar ou trocar monstrinhos enquanto estão caminhando em seus próprios universos.

Esses outros jogadores aparecerão na tela de toque do 3DS e poderão ser registrados como amigos após o contato ser efetuado. A busca pode ser feita via wireless ou Wi-Fi, mas apenas pela internet será possível ligar o modo de conexão em tempo real.

Outra novidade é o Pokémon-Amie, uma nova forma de interagir com as criaturas pela tela sensível do portátil, alimentando-as, brincando em mini games, fazendo carinho ou até dar o famoso tapinha 'high five'.

Essa interação serve para fortalecer ligações afetivas entre jogadores e os seus pokémon, mas poderá fornecer vantagens competitivas aos monstrinhos. Isto, porém, ainda não foi bem explicado pelos produtores.

Cinco contra um

Para tornar mais difícil a vida dos colecionadores, "X" e "Y" terão os "Horde Encounters", ou encontros de horda, nos quais pokémon selvagens irão surgir em grupos de até cinco criaturas, muitas vezes misturadas. No vídeo apresentado por Junichi Masuda, quatro Tauros e uma Miltank atacaram um treinador em uma batalha de 1x5, com cada unidade atacando uma vez por turno.

Se a ideia era capturar a vaca rosada, o jogador terá que ser bom o suficiente para eliminar os outros inimigos antes de tentar capturar o alvo. Vale aqui o uso de ataques que acertam múltiplos oponentes, como o "Rock Slide". Essa novidade certamente tornará o sistema de captura mais divertido e desafiador, podendo inclusive ampliar as chances de um monstrinho 'shiny', de cor diferente, aparecer.

Para mais uma surpresa dos jornalistas convidados ao evento, Ishihara e Masuda ainda revelaram a Sky Battle, ou "luta no ar", na qual apenas pokémon voadores, ou com a habilidade de levitar, poderão participar. Durante a campanha, alguns treinadores irão solicitar esse confronto, que só poderá rolar se ambos os participantes tiverem pelo menos uma criatura com essas habilidades.

TRAILER DE "POKÉMON X & Y" APRESENTA SYLVEON

  •  

Sexta geração

Essas novidades foram apresentadas após Satoru Iwata, presidente da Nintendo, apresentar os Pokémon do tipo Fada (Fairy) durante o último Nintendo Direct. "A ideia é ampliar o leque de opções dos jogadores e reduzir o poder do tipo Dragão", afirmou Masuda.

"Pokémon X" e "Pokémon Y" serão lançados mundialmente no dia 12 de outubro para Nintendo 3DS, possuindo sete opções de idiomas, entre eles inglês, espanhol, italiano e francês, e mais de cem novos monstrinhos de bolso.