Jogamos: "PES 2014" agrada em novo visual mas sofre com bugs e goleiro
Mudar de engine, definitivamente, não é fácil. "Pro Evolution Soccer 2014" que o diga: as animações estão mais fluídas, realistas e naturais, graças à Fox Engine, da Kojima Productions.
Por outro lado, são visíveis as dificuldades da Konami em se adaptar ao novo motor - o que significa, afinal, começar do zero.
Na E3 2013 o UOL Jogos testou uma versão 70% concluída de "Pro Evolution Soccer 2014" e... bem, não foi um bom pontapé inicial: há diversos bugs de colisão, como se a bola queimasse no pé dos jogadores e, por incrível que pareça, os goleiros estão ainda piores, lentos e desajeitados.
Numa das diversas partidas que tive oportunidade de jogar, todas entre Bayern e Santos, presenciei um bug bizarro: foi após um chute de Neymar, defendido com tranquilidade por Neuer. O goleiro errou ao repor a bola com as mãos, jogando ela direto nos pés do próprio Neymar. Eis que o juiz marcou impedimento.
Questionado sobre os erros dos goleiros, Naoya Hatsumi, produtor da PES Productions, disse que até a versão final serão feitos ajustes na performance dos guarda-metas.
"Com a Fox Engine, os goleiros ganharam novas animações e movimentos. Ainda precisamos ajustá-los até o produto final", justificou ele.
A produtora promete ainda inovações como o incentivo da torcida ao time de casa, que se deixa influenciar pelo apoio, além de novas possibilidades nas disputas entre zagueiros e atacantes, mas nada que supere uma primeira impressão duvidosa.
Outras mudanças menores incluem marcadores visuais que ajudam a decidir a direção na cobrança de faltas e escanteios, diminuindo um pouco o fator aleatório nestes casos.
Justiça seja feita, o jogo está mesmo lindo: nesse sentido a Fox Engine acrescentou muito à franquia, seja nos replays e faces realistas dos atletas. Mas, se PES Productions e Konami não melhorarem os problemas com colisões e a performance dos goleiros, todo este avanço nos gráficos ficará em xeque.
"Pro Evolution Soccer 2014" será lançado para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, além de 3DS e PSP, em 20 de setembro.
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