Topo

Sega erra a mão nos controles em novo "Castle of Illusion"; impressões

André Forte

Do Gamehall, em Los Angeles

13/06/2013 13h22

Nos anos 80 e 90, os jogos de plataforma da Sega tinham como ponto forte animações fluidas e controles precisos. Não por acaso, a maioria dos jogos da produtora nipônica para o Master  System e Mega Drive encantavam os fãs do gênero. "Castle of Illusion" era um deles.

O recente anúncio de um remake do clássico empolgou muitos nostálgicos, mas, infelizmente, a demonstração de "Castle of Illusion" na E3 2013 não seguiu a mesma qualidade e precisão do antigo game, o que pode frustrar - e muito - os fãs das antigas e também afastar os mais novatos.

Bem vindo ao Castelo das Ilusões

Lar da bruxa Mirzabel, o castelo das Ilusões foi recriado no jogo em um visual 2,5D, ou seja, há os mesmos trechos de plataforma, mas a movimentação do personagem pode ser controlada pelo controle analógico e o mundo todo é construído com texturas em 3D, assim como em "Sonic 4".

O hall do castelo, onde Mickey escolhe qual porta irá entrar foi totalmente transformado em 3D.

Ao entrar na primeira porta, o apelo nostálgico envolve os jogadores mais velhos: era a segunda fase do jogo original, a fase dos brinquedos, mas outros cenários, como o próprio hall final do castelo da bruxa e a floresta da primeira fase também foram mostrados em imagens.

Empolga ouvir a trilha sonora original, com novos arranjos remixados, assim como rever os soldadinhos de brinquedo, palhaços equilibristas e aviõezinhos, tudo no exato mesmo lugar (ok, nem todos, mas a maioria) em que foram vistos na primeira vez, lá no Mega Drive.

É uma pena que controlar o Mickey frustra todo esse sentimento bom de nostalgia. Em vez de manter a mecânica simples do anterior intacta, a Sega optou por recriá-la com o auxilio do direcional analógico, mas os comandos são sensíveis demais e imprecisos, fazendo com que o Mickey mais pareça um desastrado patinador iniciante do que um ágil camundongo.

Por exemplo, na fase dos brinquedos, há muitas plataformas verticais para escalar, mas os controles são tão ruins que poucos foram os jogadores que aguentaram terminar a demonstração até o fim. De fato, as filas desse "Castle of Illusion" quase não existiam, já que ninguém conseguia jogar por muito tempo.

Ainda há esperança

Como consolo, o jogo mostrado ainda era uma versão pré-alfa, o que nos dá a esperança de que ao menos esses ‘patins escorregadios’ do Mickey sejam trocados pelos bons e velhos - e precisos - sapatos amarelos que tanto nos empolgaram nas plataformas do passado.

Quem sabe assim, a experiência com “Castle of Illusion” comece a valer não apenas uma breve conferida no demo, mas para a sua experiência completa de jogo. Vontade de jogá-lo até salvar a Minnie no alto do castelo não nos falta, mas a divisão australiana da Sega precisa correr para ajustar esses deslizes - com o perdão do trocadilho, claro.

Este remake 3D de "Castle of Illusion" chega por download até o mês de agosto em versões para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

VEJA O TRAILER DA E3 DO REMAKE DE "CASTLE OF ILLUSION"

  •