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"Ryse: Son of Rome" é experiência bonita mas limitada no Xbox One

Felipe Carettoni

Do UOL, em Los Angeles

14/06/2013 13h08

Um dos primeiros jogos do Xbox One, "Ryse: Son of Rome" é bonito e só.

O trailer apresentado durante a maior feira de games do mundo demonstrou o enorme cuidado da Crytek com os detalhes gráficos, como é típico em seus jogos: este é o estúdio de "Crysis", afinal de contas.

A invasão romana em uma ilha, com flechas e pedras de catapultas voando por todos os lados e expressões faciais extremamente realistas dos soldados certamente impressionaram quem esperava ver os games da nova geração.

ASSISTA AO TRAILER DE "RYSE: SON OF ROME" DA E3 2013

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Combate limitado

Porém, ao acompanhar a demonstração do jogo na E3, a beleza acabou sendo a única característica positiva. Os combates, guiados apenas por um botão de ataque e outro de defesa, revelaram o início das limitações do jogo.

NÃO É SÓ PARA KINECT

  • Divulgação

    Uma das principais mudanças de "Ryse" desde o anúncio do jogo anos atrás é o sistema de controle: antes, o game seria controlado apenas pelo Kinect. Agora, adota um formato mais convencional, combinando o joystick com ordens e comandos através do acessório.

Com alguns golpes desferidos e outros refletidos, logo um ícone de botão aparece sobre a cabeça dos inimigos, anunciando a necessidade de um  movimento de misericórdia.

Essa característica, incluindo os combos, lembram muito a franquia "God of War", mas a falta de opções de golpes ou poderes especiais desanima e torna tudo rapidamente muito repetitivo.

Ficou faltando também mostrar mais do combate tático, no qual o personagem principal ordena que uma tropa de soldados se mova para um ponto determinado.

Sai em novembro

A impressão foi de que "Ryse: Son of Rome" ainda está no início de seu desenvolvimento, mesmo com sua data de lançamento tão próxima: novembro de 2013, exclusivamente para Xbox One.

A verdade é que a Crytek já trabalha em "Ryse" por quase sete anos. "Son of Rome" já passou por vários estilos artísticos e mecânicas de jogo, tudo internamente, é claro.

Talvez a migração para o novo console tenha dificultado a produção - "Ryse" foi mostrado pela primeira vez como "Codename Kingdoms", título pelo qual foi anunciado na E3 de 2010. Na época, era um jogo para Xbox 360.

  • Reprodução

    Além do combate corpo-a-corpo, "Ryse: Son of Rome" terá também partes de estratégia.

Segunda telas

Além do visual caprichado, o único ponto que pode se destacar em "Ryse" é o inteligente uso do sistema Smart Glass: informações sobre a campanha do jogador e dos seus amigos é atualizada em tempo real no aplicativo, possibilitando a comparação de diversos dados, como número de mortes ou fases completadas.

Mas quem pensa em investir num Xbox One no fim do ano merece algo mais complexo do que belos gráficos e estatísticas atualizadas em uma segunda tela. E isso, ao menos na demonstração da E3 2013, "Ryse: Son of Rome" não mostrou.