Topo

Entenda "Animal Crossing", série que conquistou milhões de jogadores

Pedro Henrique Lutti Lippe

do Gamehall

18/06/2013 15h35

Apesar de a crença de que a Nintendo sobrevive apenas de franquias criadas na época do NES, as últimas gerações garantiram ao portifólio da empresa um balde de séries que tornaram-se grandes sucessos comerciais.

Os veteranos do hobby renderam-se perante "Pikmin", enquanto novos públicos foram atraídos para as plataformas da empresa por "Brain Age" e "Wii Fit".

Mas nenhuma dessas séries mais recentes da produtora conseguiu atrair públicos tão diversos quanto "Animal Crossing". Trata-se de um simulador social descrito pela própria Nintendo como um 'game de comunicação' com gráficos simples e carismáticos e um ritmo aparentemente monótono, porém estranhamente viciante.

Após nascer no Nintendo 64 japonês em 2001 e fazer sua estreia global um ano mais tarde no GameCube, a linha cresceu exponencialmente em popularidade até seu mais recente capítulo, para o 3DS, batizado de "New Leaf". Surpreendendo até mesmo a sua própria produtora, o jogo estourou em vendas no Japão ao ponto de rapidamente alcançar o título de game mais vendido do portátil.

ASSISTA AO TRAILER DE "ANIMAL CROSSING: NEW LEAF"

  •  

Mundo paralelo

Mais que um "The Sims" ou um "Second Life", "Animal Crossing" eleva a ideia de 'vida paralela' ao limite. Na pacata cidade em que os personagens da série vivem, eventos acontecem mesmo quando o videogame está desligado, e o tempo não espera por ninguém. Dentro desse mundo virtual, as estações mudam de acordo com o mês, a claridade muda dependendo do horário, chocolates surgem na Páscoa e presentes no Natal, habitantes mudam-se para longe e estrangeiros vêm para perto - e tudo isso acontece sem que os jogadores precisem fazer nada.

Como no mundo real, em "Animal Crossing" há um limite para as coisas sobre as quais um indivíduo tem controle. E esse é seu grande apelo. O jogador é um personagem ativo, sim, mas ao mesmo tempo está tão envolvido pelas regras e imposições desse mundo quanto um de seus colegas antropomorfizados de vilarejo.

Assim, quando um jogador chega com seu avatar no vilarejo, ele está efetivamente ingressando em um mundo paralelo que não está na palma de sua mão - algo que pode incomodar alguns, mas que certamente fascina muitos outros.

Acima de tudo, um jogo

Mas "Animal Crossing" não tenta ser uma experiência complexa. Tudo no jogo é simples: você tem uma casa para personalizar com móveis, tapetes e papéis de parede, vizinhos com os quais interagir, itens para comprar, encontrar e colecionar, e, em "New Leaf", um vilarejo para administrar no papel de prefeito.

Envolvendo-se em atividades como pesca ou caça a insetos, os jogadores acabam criando rotinas próprias dentro do mundo virtual, que podem girar em torno da maximização de seus lucros em Bells (a moeda do game), da coleta de todos os fósseis escondidos na terra, ou talvez do embelezamento da vila. Não há objetivos concretos definidos no título, mas sim espaço para que os fãs criem suas próprias metas.

Há repetição, sim. Mas o charme da experiência está na variedade dos diálogos com os habitantes da vila, ou então das recompensas para cada uma das quests. Nesse sentido, "Animal Crossing" é o game ideal para partidas rápidas: vinte, trinta minutos por dia. Todos os dias.

CONHEÇA AS NOVIDADES DE "NEW LEAF"

  •  

Compartilhando mundos

Desde "Wild World", ainda é possível mostrar para o resto da comunidade de jogadores da série a sua vila, convidando amigos e outros para visitar o território que você cultivou. No 3DS, a personalização do espaço público ganhou uma atualização, com o acréscimo de obras coordenadas pelo prefeito e casas com fachadas intercambiáveis - portanto, mais motivações para seguir envolvido na rotina deste mundo paralelo.

Mais que seus predecessores, "New Leaf" ainda permite que fãs compartilhem experiências com seus amigos. Em uma nova ilha tropical, é possível participar de minigames de pesca, caça ao tesouro, esconde-esconde, entre outros, que rendem a cada um dos jogadores recompensas que podem ser levadas de volta para seus respectivos vilarejos.

"Animal Crossing: New Leaf" já está disponível nas lojas no formato físico e para download pelo eShop do 3DS.