Topo

"GTA" no Rio, Cléber Machado no "PES": a 'arte' de modificar jogos

Rodrigo Faria

Especial para o UOL Jogos, em São Paulo

21/06/2013 11h08

Você passa em frente a uma loja de games na região central de São Paulo e se depara com a música “Dias Atrás”, da banda CPM22, ‘rolando’ no “Guitar Hero III” e pergunta pra si mesmo se está vendo aquilo de verdade.

Na verdade estas modificações de jogos são bem comuns, especialmente no Playstation 2. Graças ao desbloqueio do console para ‘rodar’ jogos piratas e às ferramentas de edição encontradas na internet para alterar músicas, texturas e outras características originais dos jogos, entusiastas de algumas franquias fazem a festa, renovando o acervo do console.

Os preferidos para as modificações são “Guitar Hero”, “Pro Evolution Soccer” e “Grand Theft Auto”. O UOL Jogos mergulhou neste universo e mostra agora o que a criatividade e o tempo livre são capazes de criar:

“Guitar Hero” brazuca?

Não apenas um jogo, mas três, e com repertório riquíssimo do cancioneiro roqueiro nacional: quando Dark Shadow e Sub-Zero (pseudônimos) se reuniram com a proposta de “abrasileirar” o “Guitar Hero III” – apenas por diversão, sem visar lucro – talvez não imaginassem que tanta gente assim se interessaria pela “obra”.

Pesquisas e leituras de “guias” em inglês deram coragem para começar a empreitada que, na versão “Brazucas 3”, tem muitos gráficos modificados e a sincronização das músicas bem feitas. Tente imaginar o Slash, ex-guitarrista do Guns N’ Roses e personagem do jogo original, tocando “Anna Júlia”, dos Los Hermanos. Genial!

Mas, bem, com o fim anunciado do Playstation 2 e o abandono da franquia pela produtora original do jogo, o projeto “Guitar Hero Brazuca” fechou as portas, não sem deixar um legado de respeito: são inúmeros títulos feitos pelos amigos e por outros fãs, como “Guitar Hero Guns n’Roses”, “Evanescence”, “Iron Maiden”, “Linkin Park”, “Legião Urbana” etc.

BOMBA!

Os apaixonados pelo esporte símbolo nacional sempre ficam à espera do próximo “FIFA” ou “PES”. Mas é só pegar o novo jogo e a reclamação pela escalação estar incorreta começa – fora a jogabilidade, que às vezes muda para pior. Como remediar isso?

Pirataria do bem?


Há de se lembrar que qualquer modificação feita em jogos é considerada uma quebra de direito autoral e também pirataria – ou seja, é crime. Porém, talvez por conta das leis brandas do país nunca houve relatos de que modificar jogos rendesse algum processo, até porque na maioria dos casos quem modifica os jogos o faz apenas para se divertir. Há quem diga que algumas empresas ficaram de olhos mais abertos ao zelo com os jogos de futebol (narração, gritos de torcida, atualização do time), por exemplo, por conta do sucesso dos “mods”. Seria uma “pirataria do bem”?

Na internet há um sem número de versões do que virou uma mania nacional: os “Bomba Patch!” Tá, mas o que é isso? Trata-se de uma versão modificada do “Winning Eleven 10”, versão japonesa do “Pro Evolution Soccer 2006”. Na versão mais caprichada de Bomba Patch (Copa das Confederações) que encontramos, da Geomatrix, o Neymar já está fazendo dupla de ataque com Messi, no Barcelona.

E todos os estádios da Copa das Confederações estão lá, também. Narração? Você escolhe: Marco de Vargas (FOX), Galvão Bueno, Luciano do Valle, Cleber Machado, Milton Leite, Eder Luiz... Gritos de arquibancada de quase todas as torcidas também são um diferencial.

O responsável pelo Bomba Patch Geomatrix, Allan, estudante de Ciência da Computação, diz que recebe mensagens a todo momento, perguntando quando sairá uma nova modificação. E diz que usa o “Winning Eleven 10” por ser menos complicado de modificar, além de ser o preferido de quem joga.

Há modificações do mais novo “PES 2013”, chamadas de “Bombinha Patch”. São mais difíceis de alterar pois requerem conhecimento básico de programação para fazê-lo.

Allan se diz lisonjeado pela preferência pelo seu mod, mas que também é inevitável que as pessoas “baixem” suas modificações e comercializem. “Tem quem se sustente vendendo os Bomba Patch”, afirma.

VEJA VIDEOS DE GAMES MODIFICADOS NO PS2

  •  

“GTA IV” no PS2

Existe inúmeras modificações também para o clássico “GTA: San Andreas”: Rio de Janeiro, Cidade de Deus, São Paulo, Homem Aranha, Batman, Dragon Ball e até “GTA IV”. Pois é: de novo a Geomatrix entra na história, personalizando tudo no jogo: camburões e oficiais do BOPE, possibilidade de jogar com personagens como Homer Simpson, assassino do “Pânico”, torcedor do São Paulo (Corinthians e Flamengo também), Niko Bellic (de “GTA IV”) e outros.

Invencibilidade, veículos especiais e até a possibilidade de fazer CJ (protagonista do jogo original) voar, tudo graças a um menu acessível e em português. Não é magia, é tecnologia! Agrega-se ao jogo muitas horas de diversão, tentando achar cartazes de propaganda e lojas nacionais conhecidas como Casas Bahia, Lojas Cem, Fnac, Correios, Ponto Frio, Bradesco, Magazine Luiza, Carrefour, Lojas Americanas e outras.

O Playstation 2 não acabou

É verdade que o PS4 já está batendo à porta, mas as modificações ajudam a manter o interesse pelo guerreiro PlayStation 2, ainda que pelas discutíveis vias da violação de direitos autorais. Tudo graças à criatividade e ao “jeitinho brasileiro”. ‘Bora’ tocar Mamonas Assassinas no “Guitar Hero”?