Topo

De "Need for Speed" a "WoW", conheça 16 jogos que vão virar filme

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

25/06/2013 18h05

Não é de hoje que os games invadiram Hollywood: o cinema está sempre atrás de novas franquias já conhecidas pelo público, seja através dos quadrinhos e 'best-sellers' literários. Aventuras que vendem milhões de cópias e já possuem uma audiência fiel são uma oportunidade brilhante demais para passar despercebida.

Atualmente, há cerca de 23 projetos relacionados a jogos em andamento na indústria cinematográfica. De "Need for Speed" até "World of Warcraft", passando por "Assassin's Creed" e é claro, "Resident Evil" - franquia de sucesso mais do que comprovado na telona - até títulos obscuros como "Kane & Lynch". O cinema está apostando suas fichas nos games, suas histórias e heróis.

Pegue seu balde de pipoca e acompanhe a lista de filmes 'de games' que UOL Jogos preparou:

  • Reprodução

    A polícia de "Need for Speed" parece preparada para as perseguições na telona.

Need for Speed
Inspirado em: franquia de corrida "Need for Speed" | DreamWorks Studios
Direção: Scott Waugh | Roteiro: John Gatins e George Nolfi
Status: Filmando | Estréia: 14/03/2014

Inspirado na popular franquia de corrida da EA, "Need for Speed" é uma produção da DreamWorks Studios e tem no elenco Aaron Paul, mais conhecido por seu papel na série "Breaking Bad". O filme terá corridas com carros super-esportivos em estradas do interior dos EUA. O roteiro é mantido em segredo, mas pelo primeiro trailer divulgado, fica claro que "Need for Speed" terá perseguições policiais no estilo dos jogos "Most Wanted" e "Hot Pursuit".

As gravações do longa-metragem começaram em abril, na cidade de Macon, na Geórgia - a mesma dos primeiros episódios do adventure "The Walking Dead". O filme estava previsto para estrear em fevereiro do ano que vem, mas foi adiado para 14 de março.

ASSISTA AO PRIMEIRO TRAILER DE "NEED FOR SPEED"

  •  

Resident Evil 6
Inspirado em: série "Resident Evil" | Sony Pictures
Direção e roteiro: Paul W. S. Anderson
Status: pré-produção | Estréia: 2015

  • Reprodução

    No papel de Alice, Mila Jovovich enfrentará o fim do mundo pela última vez em "Resident Evil 6".

Uma das mais bem sucedidas franquias de games no cinema, "Resident Evil" divide os fãs: em geral, os jogadores veteranos detestam a interpretação de Paul W. S. Anderson sobre a série da Capcom.

Já o público que busca apenas um divertido filme de ação, se rende aos encantos da atriz Milla Jovovich, no papel da mocinha Alice.

Segundo Anderson, "Resident Evil 6" será o capítulo final da saga e terá a participação de vários atores que participaram da série no passado, como Michelle Rodriguez e Colin Salmon. "Resident Evil 6" está previsto para chegar ao cinema em 2015.

  • Reprodução

    "Metal Gear Solid" tentará mostrar todas as nuances da história criada por Hideo Kojima.

Metal Gear Solid
Inspirado em: série "Metal Gear" | Columbia Pictures
Produção: Avi Arad
Status: pré-produção | Sem previsão

Anunciado no aniversário de 25 anos da série, o longa-metragem de "Metal Gear Solid" terá como produtor Avi Arad, de "O Espetacular Homem-Aranha" e contará com a supervisão direta de Hideo Kojima, criador da saga de espionagem que fez história nos consoles PlayStation.

Para Arad, "os games são os quadrinhos de hoje" em termos de adaptação para o cinema. O produtor se comprometeu a levar a trama de "Metal Gear Solid" para a tela grande com todas as nuances e ideologias que pontuam os jogos. Até o momento, não há previsão de estréia para o longa-metragem.

Da mesma forma, não há detalhes divulgados sobre o roteiro: a trama do filme seguirá o espião Solid Snake em sua invasão à Shadow Moses ou se passará nos anos 1970, com Naked Snake encarando uma crise nuclear na União Soviética? Quem interpretará o super-espião? Para os próximos jogos da série, o ator David Hayter foi substituído por Kiefer Sutherland, o Jack Bauer do seriado "24 Horas".

  • Reprodução

    A aventura medieval de Altair marcará a estréia de "Assassin's Creed" no cinema.

Assassin's Creed
Inspirado em: série "Assassin's Creed" | Ubisoft Motion Pictures
Produção: Michael Fassbender
Status: em pré-produção | Sem previsão

  • Reprodução

    Astro de "X-Men: Primeira Classe", Fassbender vai produzir e atuar em "Assassin's Creed".

O filme baseado na série "Assassin's Creed",  será desenvolvido pela própria Ubisoft e produzido por Michael Fassbender, o Magneto de "X-Men: Primeira Classe", que também assumirá o papel principal do longa-metragem.

A trama, que envolve ficção-científica, história real e crenças religiosas, ainda está em fase de adaptação.

O primeiro filme será baseado no "Assassin's Creed" original, ou seja, Fassbender será o assassino Altair e vai enfrentar os templários em locações do Oriente Médio, como Jerusalém, Acre e Damasco. No passado, o ator já trabalhou com games, dublando um dos personagens de "Fable III", RPG para PC e Xbox 360.

  • Reprodução

    Violência, alucinações e estética 'YouTube' pontuam a vida bandida de "Kane & Lynch".

Kane & Lynch: Dead Men
Inspirado em: série "Kane & Lynch" | Lionsgate
Direção: Kyle Ward | Roteiro: F. Gary Gray, Skip Woods
Status: pré-produção | Estréia: 2013

A dupla de bandidos sujos e pouco funcionais Kane e Lynch, criação da Eidos Interactive, vai ganhar um filme em breve. Com Bruce Willis no papel do mercenário Kane e Jammie Fox como o esquizofrênico Lynch, a produção divide opiniões: enquanto Willis é a inspiração clara para Kane, Fox e o Lynch original não poderiam ser mais diferentes.

O longa-metragem está nas mãos do diretor Kyle Ward e do roteirista F. Gary Gray. A dupla entende do gênero "vida bandida": Kyle trabalhou em "Machete" e Gray em "Be Cool - O Outro Nome do Jogo" e no remake de "Uma Saída de Mestre". O filme "Kane & Lynch" teve seu roteiro reescrito várias vezes e no site IMDB segue como "em pré-produção", mas ainda assim, está previsto para chegar aos cinemas em algum momento de 2013.

  • Divulgação

    "Splinter Cell" aposta em espionagem e muita ação para ganhar as bilheterias.

Splinter Cell
Inspirado em: franquia "Splinter Cell" | Ubisoft Motion Pictures, New Regency
Roteiro: Eric Singer
Status: em desenvolvimento | Sem previsão

  • Reprodução

    Para a Ubisoft, Hardy tem "uma ampla gama de habilidades e é capaz de assumir papéis complexos de forma fenomemal".

Segunda produção própria da Ubisoft, "Splinter Cell" contará a história do espião Sam Fisher, operativo especial do governo norte-americano que luta contra terroristas internacionais.  Os jogos são inspirados nas obras do escritor Tom Clancy - que já renderam boas adaptações para o cinema, como "Caçada ao Outubro Vermelho", por exemplo.

A produção será dividida entre a Ubi e o estúdio New Regency. O roteiro está aos cuidados de Eric Singer, de "Trama Internacional". No elenco, já está confirmada a participação do ator Tom Hardy no papel principal. Hardy atuou em diversos longa-metragens, entre eles "A Origem" e "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", onde viveu o super-vilão Bane.

Assim como "Assassin's Creed", "Splinter Cell" não tem previsão para chegar ao cinema mais próximo de você.

  • Divulgação

    "Deus Ex: Human Defiance" bebe em várias fontes do cyberpunk, não só nos games.

Deus Ex: Human Defiance
Inspirado em: série "Deus Ex" | CBS Films
Direção: Scott Derrickson | Roteiro: Robert Cargill
Status: roteiro em desenvolvimento | Sem previsão

Inspirado no universo cyberpunk da Eidos Montreal, "Deus Ex: Human Defiance" não será uma repetição do que já foi mostrado nos jogos, seja nos títulos mais antigos ou no recente "Human Revolution". Quem garante isso é a dupla Scott Derrickson e Robert Cargill, diretor e roteirista do longa-metragem, uma parceria entre Square Enix e CBS Films.

"Não estou fazendo um filme de videogame", declarou o diretor, "mas sim um filme cyberpunk". Derrickson tem no cúrriculo obras como "O Exorcismo de Emily Rose" (roteiro) e o remake de "O Dia que a Terra Parou" (direção).

O roteirista Robert Cargill ao menos já jogou os games algumas vezes: "Estou em minha terceira passagem por 'Human Revolution', tentando terminar sem matar ninguém exceto os chefões", disse em entrevista ao site Movies.com. "Não é fácil!".

World of Warcraft
Inspirado em: franquia "Warcraft" | Legendary Pictures
Direção: Duncam Jones | Produção: Chris Metzen, Charles Roven | Roteiro: Chris Metzen, Robert Rodat
Status: filmagens começam em 2014 | Sem previsão

  • Divulgação

    Será que "World of Warcraft" repetirá no cinema o sucesso que alcançou nos games?

Agora dirigido por Duncam Jones, filho do cantor David Bowie, o filme de "World of Warcraft" parece prestes a se tornar realidade: as filmagens estão marcadas para começar em 2014.

O enredo é mantido em segredo, mas entre os roteiristas está Chris Metzen, da Blizzard Entertainment. Metzen é um dos principais responsáveis por "World of Warcraft", jogo que conquistou milhões de jogadores e fãs em todo o mundo.

Outro nome de peso envolvido no projeto é Bill Westenhofer, que foi supervisor visual de "As Aventuras de Pi".

  • Divulgação

    Esquadrão de operações especiais protagoniza aventura em "Ghost Recon".

Ghost Recon
Inspirado em: franquia "Ghost Recon" | Ubisoft Motion Pictures
Direção e produção: Michael Bay
Status: em desenvolvimento | Sem previsão

Terceira iniciativa da Ubisoft no cinema, "Ghost Recon" é baseada na série de jogos de tiro com temática militar da produtora francesa, que por sua vez foi criada a partir dos livros do autor Tom Clancy.

A adaptação para o cinema está aos cuidados de Michael Bay, de "Transformers", "Armageddon" e "Pearl Harbor", entre outros sucessos. No momento, a Ubisoft e Bay procuram por um roteirista para dar início ao trabalho de adaptar a franquia militar para a tela grande.

  • Divulgação

    Em "Tomb Raider", o jogador acompanha o começo da carreira de Lara Croft.

Tomb Raider
Inspirado em: "Tomb Raider" | MGM
Roteiro: Marti Noxon
Status: roteiro está sendo re-escrito | Sem previsão

  • Divulgação

    Com o 'reboot' de "Tomb Raider", Angelina Jolie deve ser substituída por uma atriz mais jovem.

Baseado no mais recente jogo da série "Tomb Raider", o longa-metragem da MGM deverá reiniciar a franquia nos cinemas. Assim como o jogo, o novo filme trará uma Lara Croft mais jovem e inexperiente, em uma aventura no início de sua carreira de exploradora.

O roteiro original foi escrito pela dupla Mark Fergus e Hawk Ostby, de "Homem de Ferro" e "Cowboys & Aliens", mas atualmente a trama está aos cuidados de Marti Noxon, roteirista das séries "Mad Men", "Private Practice" e "Buffy".

Sem previsão para chegar ao cinema, pouco se sabe sobre "Tomb Raider", exceto que Angelina Jolie não reprisará o papel de Lara Croft. A produtora Crystal Dynamics já confirmou que o filme terá uma heroína mais jovem do que os "Tomb Raider" anteriores.

Mass Effect
Inspirado em: trilogia "Mass Effect" | Legendary Pictures
Produção: Avi Arad | Roteiro: Morgan Davis Foehl
Status: em desenvolvimento | Sem previsão

  • Divulgação

    Shepard e a tripulação da Normandy salvarão a galáxia em um cinema próximo de você.

Resultado de uma parceria entre a EA, a Legendary Pictures e a Warner Bros., a adaptação de "Mass Effect" para o cinema promete seguir de perto a premiada aventura de ficção científica criada pela produtora BioWare, com o Comandante Sheppard e sua tripulação lutando para salvar a galáxia da ameaça dos Reapers.

O roteiro inicial era de Mark Protosevich, o mesmo de "Thor", mas agora o enredo está nas mãos de Morgan Davis Foehl, que atualmente trabalha no roteiro de "Cyber", ficção-científica que estréia em 2014 e traz forças americanas e chinesas trabalhando juntas contra uma ameaça hacker.

Os fundadores da BioWare, Ray Muzyka e Greg Zeschuck, assim como Casey Hudson, um dos criadores da trilogia "Mass Effect", atuam como produtores executivos no longa-metragem, que não tem previsão para chegar ao cinema.

  • Divulgação

    Apesar das críticas negativas, o Agente 47 se prepara para uma nova missão na telona.

Agent 47
Inspirado em: série "Hitman" | Fox International Productions
Direção: Alexander Bach | Roteiro: Michael Finch, Skip Woods
Status: pré-produção | Estréia: 2016

  • Divulgação

    Parceiro de Vin Diesel em "Velozes & Furiosos", o loirinho Paul Walker vai perder os cabelos para viver o Agente 47 no cinema.

O primeiro filme de "Hitman" amargou duras críticas em 2007, mas isso não parece impedir a Fox International de tentar de novo. A produtora substituiu o ator Timothy Olyphant no papel principal por um rosto mais carismático: Paul Walker, de "Velozes & Furiosos".

Para afastar um pouco a sombra do filme anterior, o nome "Hitman" não aparece no título, que se tornou apenas "Agent 47".

O roteiro está nas mãos de Michael Finch, de "Predadores" e de Skip Woods, que já participou de longas como "A Senha: Swordfish", "Esquadrão Classe A", "X-Men Origens: Wolverine" e dos vindouros "Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer" e "Kane & Lynch".

DmC Devil May Cry
Inspirado em: "DmC" | Sony Pictures
Roteiro: Kyle Ward
Status: roteiro em desenvolvimento | Sem previsão

  • Divulgação

    Rejuvenescido pela Capcom, Dante vai invadir a tela do cinema em um futuro próximo.

Anunciado pela Capcom em 2011, o longa-metragem baseado em "DmC", jogo que deu um novo fôlego para "Devil May Cry", está nas mãos da Screen Gems, divisão da Sony Pictures que é bem acostumada ao universo da produtora japonesa: é a mesma divisão que toca as adaptações da série "Resident Evil".

O roteiro está sendo desenvolvido por Kyle Ward, que trabalha também em "Kane & Lynch: Dead Men". Com a participação de Ward e o histórico da Screen Gems, é provável que a aventura de Dante na tela grande siga a linha de "Resident Evil" - e não as infames adaptações de "Street Fighter", também da Capcom.

  • Divulgação

    Famoso vilão dos games, Vaas (de "Far Cry 3") tem tudo para brilhar no cinema.

Far Cry, Watch Dogs e Rabbids
Status: nos planos da Ubisoft

Após concluir "Assassin's Creed", "Splinter Cell" e "Ghost Recon", a Ubisoft já tem planos para outras três adaptações cinematográficas: a franquia de tiro "Far Cry", o jogo de ação futurista "Watch Dogs" e os tresloucados coelhos da série "Rabbids".

O anúncio deste segundo pacote aconteceu durante a conferência da Ubi na E3 2013, nos EUA. Ainda não há maiores detalhes sobre os planos da produtora para cada franquia, mas já se sabe que o filme dos "Rabbids" combinará atores reais com coelhos insanos criados por computação gráfica.

A série "Rabbids" vai ganhar também uma animação para o canal de TV Nickelodeon ainda em 2013. Intitulado "Rabbids Invasion", o desenho animado terá um sistema de interação com o espectador através do console Xbox One.

VEJA O ANÚNCIO DE "RABBIDS INVASION" NA E3 2013

  •  

Além dos filmes acima, outras produções baseadas em games seguem em desenvolvimento nos estúdios de Hollywood, em diferentes estágios de produção. Confira na tabela:

EM DESENVOLVIMENTO

FILMESTATUS
God of WarRoteiro está sendo re-escrito.
Carmen SandiegoEm desenvolvimento.
Shadow of the ColossusProcurando roteirista.
Uncharted: Drake's FortuneRoteiro em desenvolvimento.
Mortal KombatEm desenvolvimento.
Gears of WarProcurando produtores.
HaloParado, procurando parceiros.