Fabricado no Brasil, PS3 supera Xbox 360 e aumenta vendas em até 50%
Foi preciso apenas um mês: com a redução de 40% no preço, em função da montagem em terras nacionais, o PlayStation 3 reverteu o quadro e voltou a ser o videogame mais vendido no Brasil, deixando para trás seu principal concorrente, o Xbox 360.
Se o preço de R$ 1.099, à primeira vista, não caiu nas graças de boa parte do público e da crítica, nas prateleiras (reais ou virtuais) a história é diferente: a UZ Games registrou um aumento de 40% nas vendas. “A procura [pelo PS3] aumentou desde a redução de preço e segue em alta”, diz Marcos Khalil, proprietário da rede, onde atualmente o PlayStation 3 bate o Xbox 360 em uma proporção de 3 por um.
“A impressão que se tem é que, com a queda no preço, o PS3 voltou a ser a marca preferida do consumidor, como acontecia na época do PlayStation 2”, diz Fernando Santana, responsável pela comunicação da FNAC Brasil, onde o videogame da Sony também retomou a ponta. A procura pelo aparelho cresceu 50%.
No Pontofrio.com, por fim, houve um aumento de 30% nas vendas do PlayStation 3.
Com tal performance é de se esperar que o PlayStation 3 recupere participação de mercado. Hoje o Xbox 360 domina 65% do mercado local de videogames, de acordo com dados divulgados pelo GfK. A empresa de consultoria ainda ainda não concluiu a apuração do mês de maio.
Vale destacar que, tal como o Xbox 360 no início, o PlayStation 3 é montado, e não necessariamente fabricado, no Brasil: as peças vêm do exterior e são montadas na Zona Franca de Manaus. O processo, porém, já é suficiente para garantir isenções fiscais que permitem um preço mais camarada em relação ao console.
UOL Jogos procurou também Saraiva e o Grupo B2W (Submarino, Americanas.com), que não quiseram participar da reportagem. Além disso, a Sony também foi procurada, mas disse que não revela dados de vendas de regiões específicas do globo.
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