Topo

Aqueçam os motores: UOL Jogos lista 10 games de corrida que vêm por aí

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

01/08/2013 17h29

Curte disputar uma corrida com os amigos? Derrapar em pistas insanas jogando objetos nos karts alheios? Ou prefere uma disputa mais séria, aperfeiçoando seu carro em busca do melhor tempo? Não importa a preferência, os próximos meses trazem boas novidades para todos os fãs de jogos de corrida: novos "Forza" e "Gran Turismo", lado a lado com "Mario Kart" e "Need for Speed".

Para ajudar você a programar sua temporada de velocidade eletrônica, UOL Jogos preparou uma lista com os dez principais jogos de corrida que chegam aos videogames nos próximos meses:

  • Divulgação

    Além dos clássicos, "F1 2013" traz os bólidos da temporada atual da categoria.

F1 2013
Lançamento: 08/10/2013 | PC, PS3, X360
Codemasters Racing Studios | Warner Bros.

Com todas as novidades técnicas da principal competição do automobilismo, "F1 2013" chegará em outubro, quase no fim da temporada de Fórmula 1. Mas o maior destaque do jogo da Codemasters está no passado: o título contará com pilotos, escuderias e pistas dos anos 1980 - e, em sua "Classic Edition", também terá alguns dos principais nomes da categoria na década de 1990. Esse conteúdo estará disponível tanto como uma campanha separada como para uso em disputas multiplayer, online ou em tela dividida.

Assim como o game anterior, "F1 2013" será completamente localizado para o Brasil, com legendas, menus e dublagem em português.

  • Divulgação

    A franquia "WRC" traz ralis realistas e variação climática. Na foto, "WRC 3", de 2012

WRC: Fia World Rally Championship 4
Lançamento: 10/2013 | PC, PS3, PS Vita, X360
Bigben Interactive | Milestone

O novo jogo da italiana Milestone, "WRC 4", conta com a licença oficial do campeonato de rali da FIA. O jogo terá todas as provas do campeonato 2013 do World Rally Championship, suas equipes e competidores - no modo carreira, será possível administrar a trajetória do seu piloto. A Milestone promete melhorias significativas no motor gráfico Spike Engine, como efeitos climáticos e condições de luminosidade.

Adotando sugestões da comunidade, "WRC 4" terá recursos de compartilhamento através do Facebook e por e-mail.

  • Divulgação

    Polícia, bandido, tuning e um mundo online persistente pontuam "NFS: Rivals"

Need for Speed Rivals
Lançamento: 19/11/2013 | PC, PS3, X360, PS4, XBO
Ghost Games | Electronic Arts

"Rivals" aposta na combinação de elementos bem sucedicos dos "Need for Speed" anteriores: perseguições policiais, mundo aberto, multiplayer intenso e 'tuning', com modificações estéticas e de performance. O jogo terá duas campanhas, uma para corredores e outra para policiais, cada uma com seus próprios carros e sistemas de evolução. O multiplayer de "Rivals" será completamente integrado à campanha solo.

"Rivals" será o primeiro "Need for Speed" localizado para o Brasil, com menus, legendas e dublagem em português.

  • Divulgação

    "Forza 5" substituirá inteligência artificial tradicional pelo sistema de Drivatars

Forza Motorsport 5
Lançamento: 11/2013 | XBO
Turn 10 | Microsoft

Um dos primeiros jogos do Xbox One, "Forza Motorsport 5" marca o retorno da franquia ao reino da simulação. Além de apostar em gráficos hiperrealistas, o jogo deixará para trás a inteligência artificial antiquada dos jogos de corrida, substituindo-a pelo sistema Drivatar - que coleta dados do seu estilo de direção e de outros pilotos através da nuvem, constantemente atualizando e refinando as habilidades dos oponentes virtuais.

Entre os bólidos confirmados para "Forza 5" estão marcas famosas como Pagani, Lamborghini, Audi, BMW, Ferrari e McLaren. A montadora britânica tem sido destaque na divulgação do game, com o feroz McLaren P1, superesportivo que chegará às mãos de poucos afortunados a partir do fim do ano.

ASSISTA AO TRAILER DE "FORZA MOTORSPORT 5"

  •  

  • Divulgação

    "Reincarnation" levará corridas sangrentas e brutais para PC, PS4 e Xbox One

Carmageddon Reincarnation
Lançamento: 11/2013 | PC, PS4, XBO
Stainless Games

O infame jogo de corrida da década de 1990 voltará em versão turbinada em novembro. Após despertar o interesse dos jogadores no Kickstarter, "Reincarnation" recebeu uma grande injeção de investimentos e chegará não só ao PC, mas também aos consoles PlayStation 4 e Xbox One.

"Reincarnation" será distribuido por download e promete resgatar as mecânicas do "Carmageddon" original, principalmente o combate veicular pelas ruas de uma cidade fictícia.

  • Divulgação

    "Gran Turismo 6" promete fechar com chave de ouro o bom ano do PlayStation 3

Gran Turismo 6
Lançamento: 2013 | PS3
Polyphony Digital | Sony

Celebrando os 15 anos da franquia, "Gran Turismo 6" chegará ao PlayStation 3 no fim do ano. O jogo terá 1200 carros, 33 circuitos (sendo sete inéditos na série) e 71 traçados diferentes, 19 deles baseados nas novas pistas.

"Gran Turismo 6" terá um novo motor de física, visando oferecer uma simulação mais realista para os pilotos do PS3. O jogo terá também suporte para funções sociais envolvendo smartphones e tablets. "Gran Turismo 6" será o primeiro jogo da franquia localizado para o Brasil, com legendas, menus e dublagem em português.

  • Divulgação

    "Mario Kart 8" traz alterações na gravidade e corridas de ponta cabeça à fórmula da série

Mario Kart 8
Lançamento: 2013 | Wii U
Nintendo

Com visual impressionante, "Mario Kart 8" marcará a chegada da franquia ao Wii U. A principal adição do game são as pistas que desafiam a gravidade, colocando os personagens para correr de cabeça para baixo ou nas paredes, o que gera situações hilárias e desafiadoras.

"Mario Kart 8" terá suporte para o GamePad e para o volante Wii Wheel, além de suporte para partidas multiplayer com até 12 jogadores.

  • Divulgação

    Primeiro jogo de corrida do PS4, "DriveClub" promete visual detalhado e funções sociais

DriveClub
Lançamento: 2013 | PS4
Evolution Studios | Sony

Dos produtores da série "MotorStorm", "DriveClub" será o primeiro jogo de corrida exclusivo do PlayStation 4. Ele se diferencia dos concorrentes pelo forte apelo social, tanto nas corridas quanto fora delas, com a formação de times de jogadores. O game também terá um visual extremamente detalhado em seus bólidos, inclusive com cockpits idênticos aos dos super-esportivos do mundo real. Já estão confirmadas marcas como Mercedes, McLaren, Bentley, RUF, BMW, Pagani e Koenigsegg na garagem de "DriveClub".

Sobre as corridas, "Driveclub" prevê diferentes desafios, como disputas pela melhor colocação entre duplas e times com múltiplos pilotos e 'Time Trial' (contra o relógio).

  • Divulgação

    "The Crew" quer revolucionar os jogos de corrida com mundo aberto online persistente

The Crew
Lançamento: 2014 | PC, PS4, XBO
Ivory Tower | Ubisoft

Uma das grandes surpresada da E3 2013, "The Crew" é um jogo de corrida da Ubisoft que combinará um gigantesco mundo aberto com partidas multiplayer para vários jogadores, como em um MMO, perseguições policiais e um nível elevado de customização dos veículos.

O mapa de "The Crew" cobrirá todos o território dos EUA, prometeu a Ubisoft, que quer "revolucionar o gênero" com uma combinação explosiva de corridas e ação em um mundo online aberto e persistente.

VEJA DEMONSTRAÇÃO DE "THE CREW" NA E3 2013

  •  

  • Divulgação

    Feito por veteranos de "Need for Speed", "Project CARS" promete gráficos impressionantes

Project CARS
Lançamento: 2014 | PC, PS3, X360, Wii U
Slighty Mad

Criado pelo mesmo estúdio de "Need for Speed: Shift", "Project CARS" é um game de corrida que foi financiado pela comunidade de fãs antes mesmo do Kickstarter virar moda. A promessa é de um simulador repleto de opções de veículos e com gráficos extremamente caprichados e realistas.

O jogo só sai em 2014, mas quem contribuiu com seu financiamento pode acessar a versão de teste, que inclui mais de 60 carros licenciados e 35 pistas diferentes, com ciclo de dia e noite.

BÔNUS: RIDGE RACER DRIFTOPIA

  • Divulgação

    Parte da investida da Namco Bandai no segmento de jogos gratuitos, "Ridge Racer: Driftopia" oferecerá a conhecida jogabilidade arcade da série, mas em versão limitada. Será possível adquirir novos carros, kits de reparos e pacotes de experiência via download. O jogo sai até o fim de 2013 para PC e PlayStation 3.