Topo

PS4 e Xbox One são "essencialmente a mesma coisa", diz John Carmack

do Gamehall

05/08/2013 16h24

Durante uma palestra na QuakeCon, no último fim de semana, o co-fundador da id Sofware John Carmack afirmou que, em termos de capacidades técnicas de hardware, o PlayStation 4 e o Xbox One são "essencialmente a mesma coisa".

O desenvolvedor admitiu que existem diferenças em alguns aspectos das plataformas, como a arquitetura de suas memórias, mas disse que "é quase estranho quão perto um do outro eles são".

"A curto prazo, isso claramente será algo muito bom para os desenvolvedores e jogadores", afirmou Carmack, reconhecendo que as semelhanças entre os consoles facilitará o desenvolvimento de títulos multiplataformas. "É quase incrível quão próximos eles são em capacidades, quantos pontos em comum eles têm. As capacidades que eles oferecem são essencialmente as mesmas".

Para Carmack, a semelhança entre os dois consoles é benéfica para os jogadores, para os desenvolvedores e principalmente para a AMD, empresa que desenvolveu as placas gráficas de ambas as plataformas.

Revolta com o Xbox One

Durante a mesma palestra, Carmack falou sobre a revolta de parte dos jogadores em relação aos agora revertidos planos que a Microsoft tinha anunciado para o Xbox One, incluindo um bloqueio de jogos usados e a obrigatoriedade de uma conexão de rede. Para ele, a reação foi exagerada.

"Eu acho que a caça às bruxas foi um pouco exagerada", afirmou. "Pessoalmente, gosto da ideia de ter todas as minhas compras digitais em um ambiente organizado. Tenho isso no meu iTunes, tenho minhas coisas da Amazon, todos os meus jogos do Steam. E isso é algo positivo".

O Xbox One será lançado em novembro por R$ 2.200, e o PlayStation 4 debutará até o final do ano por um preço ainda não divulgado.