Topo

Presidente da Nintendo descarta ideia de produzir jogos para rivais

do Gamehall

10/08/2013 14h15

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, declarou em entrevista ao site CVG que oferecer jogos para plataformas concorrentes só faria sentido caso ele não se importasse com o futuro em longo prazo da empresa.

"Se minha responsabilidade com a empresa fosse apenas pelos próximos um ou dois anos, e se não me preocupasse de maneira alguma com o futuro em longo prazo da Nintendo, talvez fizesse sentido para nós fornecer nossas importantes franquias para outras plataformas, e então talvez pudéssemos ter algum lucro em curto prazo", disse Iwata.

"Entretanto, sou realmente responsável pelo futuro em longo prazo da Nintendo também, então eu jamais pensaria em fornecer nossos valiosos recursos para outras plataformas de maneira alguma".

  • De acordo com o site Video Game Chartz, os 15 jogos mais vendidos da história são da Nintendo. 5 das 10 plataformas mais vendidas na história também são da Nintendo.

Modelo único

A especulação da indústria sobre o futuro da Nintendo ganhou força após os fracos resultados apresentados pelo Wii U, com muitos analistas dizendo que a empresa japonesa talvez devesse focar seus esforços apenas no desenvolvimento de jogos, não mais de hardware.

Sobre isso, Iwata comentou:

"O que eu acredito é que a Nintendo é uma empresa muito única, porque faz o seu negócio criando e apresentando às pessoas hardware e software - ao integrá-los, podemos ser únicos. E porque temos desenvolvedores de hardware e software no mesmo prédio, eles estimulam um ao outro".

"E essas condições nos permitiram criar algo que nenhuma outra empresa pode criar. Esse tipo de experiência está por trás do fato de tamanho número de grandes franquias da Nintendo existirem, e essas grandes franquias sempre brilham para pessoas ao redor do mundo".

A força da tradição

O 3DS, por exemplo, teve um começo lento, mas atualmente é um sucesso de vendas, tanto em hardware quanto em software. Apesar das perdas apresentadas no ano fiscal de 2013, a Nintendo tem um histórico quase todo de lucros ao longo de sua história.

"Eu diria que as expectativas das pessoas sobre o que virá da Nintendo a seguir estão ficando cada vez mais elevadas", disse Iwata. "Então encaramos mais desafios do que nunca - isso é verdade".

"Mas não é novidade alguma para a Nintendo. Nintendo é uma empresa que jamais parou de progredir, e quando se trata da base de fãs, claro, temos que sustentá-la, mas estamos sempre tentando expandir isso".