Para Microsoft, tela integrada ao controle é ruim para o jogador
O gerente geral de acessórios do Xbox, Zulfi Alam, revelou ao site CVG que, durante o processo de pesquisa para o Xbox One, o controle do novo console passou por diversos protótipos e foi considerado incluir uma tela, nos moldes do GamePad do Wii U. A proposta, porém, foi descartada por piorar a experiência de jogo, segundo a Microsoft.
"A primeira coisa sobre uma tela em um controle é que precisa ser de altíssima definição, o que consome a bateria muito mais agressivamente, o que irritará os gamers. A segunda coisa é que a sua HDTV será a melhor tela, e os seus olhos tendo que ir de uma tela à outra para capturar toda a informação não é um cenário de jogabilidade convincente. Deixa a jogabilidade pior".
Tanto o Xbox One quanto o atual Xbox 360 possuem jogos e aplicativos que utilizam recursos de segunda tela, através do SmartGlass - app que apresenta informações através do tablet do jogador.
"O SmartGlass é diferente porque é para oferecer informação extra. Quando estou jogando 'Call of Duty' eu não quero que a segunda tela seja obrigatória. Então é por isso que ter uma segunda tela parece interessante, mas na verdade prejudica a jogabilidade", disse Alam.
VEJA O CONTROLE DO XBOX ONE EM DETALHES
Aprimorar o que já é bom
O executivo disse que levantou a possibilidade de modificar totalmente o controle, mas seus chefes não gostaram nem um pouco da ideia.
O novo controle traz o botão direcional em formato de "mais". A patente da Nintendo sobre esse formato venceu em 2005.
"Eles disseram que refazê-lo era uma ideia maluca, eles perguntaram como poderíamos pensar em tocar em algo que é o melhor. Já é o melhor controle de games do mundo".
Utilizando dados de centenas de entrevistas com jogadores, o novo controle para o Xbox One traz seus maiores aprimoramentos internamente. A bateria dura cerca de 30 horas e recarrega totalmente em cerca de três. Pilhas AA duram cerca de 40 horas.
O controle possui também uma conexão Micro-USB, além de sensores que fazem com que o Kinect reconheça facilmente a posição dele.
Até mesmo os buracos dos parafusos foram removidos, pensando no conforto do jogador, e o tempo de resposta dos botões foi reduzido em 20% em comparação ao atual.
Vibração inteligente
A vibração do novo controle funciona de maneira mais inteligente e focada.
Ao disparar uma arma no jogo e apertar o "gatilho" apenas com seu dedo direito, por exemplo, a vibração será executada naquele local específico do controle.
Quem já teve a oportunidade de testar o novo controle da Microsoft diz que esse é um dos aprimoramentos mais notáveis.
O Xbox One estará nas lojas em novembro. No Brasil, o console já está em pré-venda e custará R$ 2199.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.