Topo

Conheça os principais jogos de anime que chegam até início de 2014

Claudio Prandoni e Pedro Henrique Lippe

Do UOL, em São Paulo

14/08/2013 09h30

Em termos de games baseados em animes, os fãs nunca estiveram tão bem servidos como hoje. No Japão, até as menores séries eventualmente acabam virando jogos. Mas mesmo nós, ocidentais, temos acesso a uma boa seleção de títulos inspirados pelas maiores franquias.

"Cavaleiros do Zodíaco", "Dragon Ball", "One Piece" e "Naruto" são algumas das grandes franquias que terão novos jogos lançados nos próximos meses. Repletos de ação, os jogos prometem fazer justiça aos legados de suas respectivas inspirações. UOL Jogos testou alguns deles, e você pode conferir nossas impressões iniciais abaixo:

CAVALEIROS DO ZODÍACO: BRAVOS SOLDADOS

Lançamento: 11/2013
Plataforma: PS3
Saiba mais

Depois de se aventurarem nos jogos de ação e combates contra vários inimigos ao mesmo tempo, os guardiões do universo voltam ao universo das lutas um-contra-um, como foi na época do PS2.

Os gráficos ganharam contornos pretos, lembrando mais o desenho animado e o plantel de lutadores beira os 50 personagens (ainda que alguns sejam 'clones', mudando apenas o visual).

Pena que os combates são limitados e um pouco travados, passando longe da agilidade vista na série "Naruto: Ultimate Ninja Storm", por exemplo. Apesar das esquivas, defesas e golpes especiais, esmagar botões é uma estratégia que funciona bem até demais, negando boa dose de estratégia ao game.

De qualquer maneira, não deixa de ser 'fan service' de primeira qualidade. Os produtores ainda prometem partidas online e outros modos além das lutas mano-a-mano. Esperemos também que revisem bem as legendas: na demonstração testada foi possível ver Shiryu de Dragão usando o golpe Excalibur e a legenda mostrar "Cólera do Dragão".

DRAGON BALL: BATTLE OF Z

Lançamento: 2014
Plataformas: PS3, X360, PS Vita
Saiba mais

Depois de inúmeras versões, englobando sagas e dezenas de heróis e vilões, a série de games de "Dragon Ball" parte com tudo agora para o mundo online.

"Battle of Z" terá modo para só um jogador, mas o foco está nos embates pela internet: até oito guerreiros podem lutar entre si em cenários gigantescos.

Aliás, as fases ganharam atenção especial neste game, exibindo vários detalhes e elementos para destruir. Além da presença de Goku em sua nova forma 'Super Saiyajin Deus', "Battle of Z" terá também missões cooperativas, em que vários jogadores enfrentam um inimigo gigante, por exemplo.

VEJA TRAILER DE "BATTLE OF Z" EM PORTUGUÊS

  •  

J-STARS VICTORY VS.

  • Divulgação

    E o suculento "J-Stars Victory Vs."? O promissor jogo de luta crossover para PS3 e PS Vita por enquanto só foi confirmado para o Japão. A Namco Bandai não sabe ainda se o jogo será lançado no ocidente, mas não descarta a ideia.

ONE PIECE: PIRATE WARRIORS 2

Lançamento: Setembro
Plataforma: PS3
Saiba mais

“Pirate Warriors 2” segue a filosofia do "maior é melhor". Em relação ao seu predecessor, ele tem mais personagens, mais estágios e até mesmo um combate mais focado na ação, com mais inimigos em campo e os ‘quick-time events’ do original removidos completamente.

Em termos gerais, porém, “Pirate Warriors 2” funciona quase que exatamente da mesma forma que o game original. O protagonista Luffy e seus amigos têm novas habilidades, sim, mas a maneira como elas devem ser empregadas em combate não mudou. Em nosso teste, notamos apenas que as fases parecem mais longas, envolvendo objetivos dinâmicos de captura de territórios.

Para fãs da franquia, o jogo será uma experiência interessante, por contar uma história original ao invés de simplesmente adaptar os eventos do mangá. Seu modo principal, batizado de ‘Dream Story’, contará com personagens como Enel e Gekko Moriah e cenários como Skypiea e Thriller Bark, que tinham sido omitidos no jogo anterior.

ONE PIECE: UNLIMITED WORLD RED

  • No Japão, "Unlimited World Red" será uma nova aventura no mundo de "One Piece" com foco em um modo multiplayer para quatro jogadores, no maior estilo "Monster Hunter". O game até receberá dois bundles com edições especiais temáticas do portátil.

NARUTO SHIPPUDEN: ULTIMATE NINJA STORM 3 FULL BURST

Lançamento: 2013
Plataformas: PS3, X360, PC
Saiba mais

Uma espécie de versão ‘super’ da mais recente aventura de Naruto, “Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst” acrescenta um novo personagem, uma centena de missões inéditas, cutscenes retrabalhadas e um capítulo adicional inspirado por uma batalha importante do mangá.

O game não traz mudanças à jogabilidade de seu predecessor, estando até mesmo disponível no formato de um extra pago para compradores do “Ultimate Ninja Storm 3” regular.

Para fãs brasileiros, porém, a mudança entre uma versão do jogo e outra deverá ser gritante, já que a Namco parece ter consertado os erros de português que estavam por todos os lados no game original. Notamos uma ou outra falha na tradução em nosso teste (como um ataque chamado ‘performance da bonecos’), mas nada gritante.

CONHEÇA AS NOVIDADES DE "FULL BURST"

  •  

ATTACK ON TITAN

  • A mais nova febre em termos de animes, "Attack on Titan" ganhará uma adaptação para 3DS pelas mãos da Spike Chunsoft, de "Virtue's Last Reward". Até o momento, detalhes sobre o game são escassos.