Topo

Multiplayer de "Call of Duty: Ghosts" terá mulheres e mapas dinâmicos

Do UOL, em São Paulo

14/08/2013 15h40Atualizada em 14/08/2013 16h48

A Activision apresentou, nesta quarta-feira (14), o modo multiplayer de "Call of Duty: Ghosts", próximo game da franquia bilionária. Entre as principais novidades, "Ghosts" permitirá personalizar os soldados, inclusive escolhendo jogar com mulheres - algo inédito na série.

Ao criar seu perfil multiplayer, você vai personalizar seu soldado, escolhendo a forma do corpo, trajes, equipamento e definindo se vai jogar com um menino ou com uma menina. Novas opções de customização serão liberadas conforme você progredir no jogo.

O jogo terá 24 combinações diferentes de personalização e, segundo a Activision, não serão apenas mudanças cosméticas, mas algumas terão efeito na partida.

Mapas dinâmicos

"Ghosts" também terá mapas dinâmicos para as partidas multijogador: esses cenários passarão por mudanças durante o jogo, ativadas pelo jogador. "Nosso objetivo é criar experiências cinemátográficas iguais à campanha solo no multiplayer", explicou Mark Rubin, líder da produtora Infinity Ward.

Assim, durante a partida, você terá cenários destrutíveis, ônibus caindo em penhascos, prédios desabando e postos de gasolina explodindo, o que vai alterar a dinâmica da partida, criando novos obstáculos ou arruinando defesas e atalhos conhecidos pelos jogadores.

Esquadrões

Cada jogador poderá criar até 10 soldados diferentes. Todos eles evoluem, adquirindo novas armas e equipamentos, assim como os tradicionais níveis de Prestígio. Por sinal, ao liberar um nível de Prestígio, o jogador não perde mais o arsenal liberado anteriormente.

Ao criar o soldado, você tem um número pré-definido de pontos para gastar nos diversos perks - são 21 novas vantagens para escolher - e você determina quais vai usar, assim como as famigeradas 'killstreaks' - bônus adquiridos ao matar oponentes ou cumprir objetivos da partida, como em "Modern Warfare 3". Um detalhe importante: "Ghosts" não terá as infames 'Deathstreaks', vantagens adquiridas ao 'morrer' uma determinada de vezes.

VEJA O TRAILER DO MULTIPLAYER DE "COD: GHOSTS"

  •  

"Você tem a liberdade de escolher o que quiser e jogar do seu jeito", disse Mark Rubin, da Infinity Ward. Conforme joga, você adquire experiência, os chamados Squad Points. Com eles, você libera novas armas, equipamentos e opções de personalização. É você quem definie o que vai desbloquear com seus pontos.

Entre os novos equipamentos, há uma classe de armas inédita, os Marksman Rifles que podem funcionar como rifles 'sniper', com lentes para tiro de longa distância ou como fuzis de assalto. Outra novidade são as lentes 'dual render', que permitem enxergar o alvo de longe mas sem perder a visão periférica, que fica apenas borrada.

Novas modalidades

As partidas competitivas terão novas modalidades. No evento, foi apresentado o modo Cranked, mata-mata em equipe com contagem regressiva, onde você tem que eliminar um inimigo antes que o tempo acabe, caso contrário, seu personagem explode. Outro modo de jogo mostrado foi Search and Rescue: aqui, você precisa coletar as tags dos inimigos caídos e de seus amigos também. Quando você pega a tag do adversário, ele não consegue retornar para a rodada.

Talvez a principal novidade do jogo seja o modo Squad, que combina jogo solo, cooperativo e competitivo em três modalidades distintas. São elas:

. Squad vs. Squad: você e seu esquadrão contra outro grupo. Você controla um soldado, o adversário controla outro. Os demais são controlados pela máquina.
. Wargame: multiplayer contra a máquina, pode ser jogado em todas as modalidades multijogador.
. Safeguard: modo multiplayer cooperativo para até 4 jogadores, é preciso sobreviver ao ataque de ondas de inimigos.
. Squad Assault: seis jogadores contra um 'offline squad' - você escolhe entre os esquadrões de seus amigos ou encara times de outras partes do mundo, pode escolher o arsenal dos seus soldados para quando eles forem o time 'offline'.

Conta "Call of Duty"

"Ghosts" será o primeiro "Call of Duty" dos consoles PlayStation 4 e Xbox One e será possível transferir seus dados entre os consoles atuais e seus sucessores. No evento, foi dito que o jogador pode utilizar uma "conta 'Call of Duty'" para carregar suas estatísticas e personagens do Xbox 360 para o Xbox One. Procurada por UOL Jogos, a Activision confirmou que o mesmo sistema se aplica aos consoles PlayStation.

  • De olho na crescente cena competitiva, "Call of Duty: Ghosts" será o único shooter na temporada 2014 do torneio MLG

Mais importante, através da 'Conta Call of Duty', você poderá utilizar o conteúdo adicional do jogo que adquirir em ambos os consoles do mesmo fabricante.

Assim como os jogos mais recentes da franquia, "Ghosts" terá quatro pacotes de mapas adicionais após o lançamento e um Season Pass que incluirá todos eles. O Season Pass do jogo no Xbox 360 valerá também para o download do conteúdo no Xbox One, por exemplo.

A Conta "Call of Duty" vai substituir o atual serviço Call of Duty Elite. Os assinantes automaticamente terão seus perfis transferidos para a nova ferramenta. Além de carregar os dados do jogador, a conta incluirá um aplicativo de "Call of Duty" para tablets e celulares, que chegará junto com "Ghosts" em novembro.

Jogo social

Através do aplicativo, será possível editar emblemas, se comunicar com outros membros do clã do jogador e participar de um jogo social intitulado "Clan Wars" - que utiliza os resultados das partidas multiplayer de "Ghosts" para determinar a ocupação de territórios e disputas entre clãs, rendendo itens extras que podem ser utilizados no game. As "Clan Wars" duram duas semanas, quando novos mapas são criados e novas partidas começam do zero.

Para completar, o aplicativo terá funções de segunda tela em "Call of Duty: Ghosts": você poderá modificar o arsenal do personagem durante uma partida, para que ele volte ao jogo com os novos itens, por exemplo. Se isso é prático em meio ao tiroteio intenso do multiplayer, é algo que só o tempo irá dizer.

"Call of Duty: Ghosts" chegará em novembro, com versões para PC, PS3, Xbox 360 e Wii U. Posteriormente, o jogo ganhará edições para os consoles PlayStation 4 e Xbox One.

EDIÇÃO LIMITADA

  • "Call of Duty: Ghosts" terá sua leva de edições limitadas, sendo a Prestige Edition a mais impressionante: além do jogo, livro de arte e outros adereços, a caixa inclui uma câmera tática de uso militar, a prova de choque e de água. A Activision vai entregar cópias da Prestige Edition de "Ghosts" para os 500 primeiros jogadores na fila para testar o game no dia 23 de outubro, quando a World Tour do game passar por São Paulo. Vale notar, a Activision tem presença confirmada no Brasil Game Show, que começa em 25/10.