Topo

"Linux é o futuro dos games", afirma Gabe Newell, fundador da Valve

do Gamehall

17/09/2013 21h18

Gabe Newell, co-fundador e presidente da Valve, disse que o Linux é o futuro dos games e insinuou um possível anúncio do console da empresa para a próxima semana. A declaração foi feita durante a LinuxCon, em Nova Orleans, nos EUA.

"Parece um pouco engraçado vir aqui e dizer a vocês que o Linux e fontes abertas são o futuro dos games", disse Newell. "É como ir a Roma e explicar catolicismo ao Papa".

A Valve chegou ao Linux em fevereiro, e atualmente conta com 198 jogos no sistema operacional. Em janeiro, um engenheiro da Valve, Ben Krasnow, revelou que o PC da empresa customizado para games, o Steam Box, utilizaria o Linux.

"Semana que vem nós daremos mais informações sobre como chegaremos lá e quais as oportunidades de hardware que vemos para levar o Linux à sala de estar", declarou Newell.

Novo sistema

O presidente da Valve já reclamou publicamente sobre o Windows 8, dizendo que é "uma catástrofe para todos do mundo do PC". As principais críticas são em relação à plataforma fechada. Segundo Newell, as plataformas abertas, que permitem inovação, irão prevalecer.

"Sistemas que são amigáveis à inovação e abraçam o fato de serem abertos terão uma grande vantagem competitiva em relação a sistemas fechados ou fortemente regulados".