Topo

"PES 2014" vaza no mercado paralelo doze dias antes do lançamento oficial

Claudio Prandoni e Théo Azevedo

Do UOL, em São Paulo

18/09/2013 10h52

Em termos oficiais, "Pro Evolution Soccer 2014" chega ao Brasil apenas na quarta-feira da semana que vem, dia 25, mas já é possível comprar o jogo em diversas lojas do centro de São Paulo. Trata-se da versão latino-americana, à venda desde sexta (13).

Vale o mesmo para o aguardado "GTA V", que chega ao Brasil no dia 19/9, mas desde o dia 16 (aliás, um dia antes do lançamento nas lojas dos EUA), já está disponível em algumas lojas da cidade.

Quem optou por comprar o jogo na pré- venda oficial brasileira sai perdendo duas vezes: além de receber depois de outros o jogo pelo qual já pagou, geralmente paga um pouco mais caro - as versões não oficiais são entre R$ 5 a R$ 15 mais baratas.

O assunto não é novidade e, na real, acontece com a maior parte dos grandes lançamentos, mas é de se espantar quando a sequência do jogo mais vendido no Brasil em 2013 chega ao mercado informal mais de dez dias antes do lançamento oficial.

"PES" CHEGA ANTES...

Divulgação
...mas o "FIFA 14" atrasou. Previsto para o final de setembro, o game agora chega ao Brasil no dia 3 de outubro. Saiba mais.

Procuramos a Konami para comentar o assunto, mas até o fechamento desta reportagem ela não havia respondido. Já a Rockstar emitiu um comunicado dizendo que "está no processo de investigar vendas 'antecipadas' para entender como e por quê isso está acontecendo" não só apenas no Brasil, mas também em outros países.

Marcos Khalil, proprietário da rede de lojas UZ Games, diz que essa venda informal antecipada não afetou as pré-vendas, mas que as vendas oficiais poderiam ser melhores.

"Mais do que atrapalhar o nosso negócio, atrapalha o mercado brasileiro como um todo, que vive um momento bastante positivo", conta Khalil. "O consumidor que quer ter o produto antes da data acaba comprando em revendas não-oficiais, o que estimula um mercado paralelo".

Já a FNAC respondeu que essas vendas antecipadas, quebras de 'street date', não afetam as vendas da loja. "As pré-vendas de jogos têm tido resultados cada vez melhores na Fnac. O Cliente Fnac pratica consumo consciente e prefere esperar pelos lançamentos oficiais", respondeu a assessoria de imprensa da rede de lojas.

UOL Jogos apurou ainda que alguns varejistas chegam a renegociar as quantias de jogos comprados quando jogos vazam nas revendas informais. Ou seja, por mais que pré-vendas não sejam afetadas diretamente, os estoques das lojas podem acabar menores do que o planejado por conta disso.