Topo

Valve anuncia SteamOS, sistema operacional gratuito "para salas de estar"

do Gamehall

23/09/2013 14h20

A Valve anunciou nesta segunda-feira (23) o desenvolvimento de um sistema operacional proprietário, baseado na estrutura Linux: o SteamOS.

De acordo com a empresa, o sistema foi "criado para a TV e a sala de estar". Ele será disponibilizado "em breve" como um download gratuito, e rodará em "dispositivos para salas de estar" ainda não especificados.

Através do SteamOS, usuários serão capazes de acessar suas bibliotecas de softwares do Steam em suas TVs. O sistema rodará nativamente games e programas desenvolvidos no formato Linux, e fará streaming do conteúdo que tiver apenas versões para Windows ou Mac.

Mais anúncios

A revelação do SteamOS foi apenas o primeiro de três anúncios que a Valve prometeu para "expandir o universo Steam em 2014". O próximo está marcado para às 14h da próxima quarta-feira (25) no horário de Brasília.

Segundo a Valve, o SteamOS terá compatibilidade com outros serviços de streaming de conteúdo, como vídeos e músicas. Arquivos no registro do Steam já indicaram que o Spotify rodará no novo sistema operacional.