Topo

"Máquinas Steam" trarão sistema operacional da Valve para TVs em 2014

do Gamehall

25/09/2013 14h28

A Valve confirmou nesta quarta-feira (25) a produção de uma série de "máquinas Steam" que, rodando o recém-anunciado sistema operacional SteamOS, trarão o serviço de distribuição digital para as salas de estar de seus fãs.

De acordo com a empresa, várias fabricantes diferentes estão produzindo aparelhos SteamOS, que deverão ser lançados em 2014. A própria Valve também confirmou o desenvolvimento de seu próprio hardware, que ainda não tem um nome oficial.

Tais máquinas deverão rodar nativamente todos os jogos já disponíveis para Linux através do Steam, e ainda serão capazes de fazer streaming de jogos para Windows e Mac a partir de computadores com estes sistemas operacionais.

Ainda em 2013, a Valve enviará para fãs sorteados em uma loteria 300 protótipos de seu hardware. Estes usuários terão a oportunidade de testar o sistema e enviar seu feedback de volta para a empresa.

Versatilidade

Em seu comunicado oficial, a Valve revela que optou por firmar parcerias com diversas empresas para a fabricação de "máquinas Steam" em prol de uma maior diversidade.

"A máquina específica que estamos testando é destinada para usuários que querem o maior controle possível sobre o hardware", afirmou a empresa. "Outras máquinas serão otimizadas pensando em tamanho, preço, baixo nível de ruídos e outros fatores".

Apesar do anúncio, a Valve optou por não mostrar uma foto de seu sistema, nem divulgar suas especificações. Ao invés disso, a empresa garantiu que "falará mais sobre esse assunto em breve".

O site oficial da empresa traz um pequeno guia com perguntas e respostas sobre o anúncio, que você pode conferir na íntegra aqui.