Topo

Controle da Valve busca substituir teclado e mouse para games de PC

do Gamehall

27/09/2013 14h37

A Valve anunciou nesta sexta-feira (27) o Steam Controller, um controle especial que será compatível com todos os jogos disponíveis através da plataforma de distruibuição digital Steam. O novo controle busca substituir o teclado e o mouse como acessórios para jogar nos computadores.

O anúncio foi o último de uma série de três que a empresa tinha prometido como novidades que "expandirão o universo Steam em 2014".

O joystick não possui alavancas direcionais. Em seu lugar, o jogador vai utilizar dois trackpads (superfícies sensíveis ao toque de alta definição) que prometem uma precisão de cotrole muito maior do que a de um controle convencional. Também são clicáveis, funcionando como botões.

Com seu controle, a Valve tem como missão possibilitar que fãs aproveitem games de gêneros regularmente exclusivos para PC com conforto em suas salas de estar. A produtora afirma que até mesmo jogos de estratégia em tempo real funcionarão bem com o controle, assim como títulos que exigem grande precisão, como os populares jogos de tiro em primeira pessoa.

Controle personalizável

No centro do Steam Controller há uma tela sensível ao toque de alta resolução, que interrompe a ação do jogo ao ser tocada. O acessório ainda terá 16 botões e gatilhos.

A Valve promete que fãs terão acesso a ferramentas para modificar e personalizar completamente o funcionamento de seus controles.

O acessório será disponibilizado para teste ainda este ano para os mesmos 300 usuários do Steam que receberão protótipos da 'máquina Steam' que a Valve está desenvolvendo. De acordo com a empresa, o Steam Controller será compatível com o Steam normal, e não apenas com aparelhos rodando SteamOS.