Topo

Jogos para celulares: "FIFA 14" e "Pocket Trains" são boas opções no mobile

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

04/10/2013 19h54

"FIFA 14" foi lançado para uma infinidade de plataformas no final de setembro e isso incluiu os dois principais sistemas de celulares, o Android e o iOS (IPhone e iPad). O game de futebol da Electronic Arts é uma das boas novidades - e gratuitas! - nas telas do mobile.

O jogo estrelado por Lionel Messi e outras feras dos gramados traz um sistema de controle inédito, mais intuitivo, em que as ações são feitas através de gestos na tela dos dispositivos. Nada disso invalida a opção pelo joystick virtual, que continua presente.

O novo esquema de controle é bem casual, pois, além de tudo, os jogadores se mexem sozinhos, como se estivesse sendo controlado pelo computador. Os passes são feitos tocando no jogador que vai receber a bola ou em algum ponto do campo, onde quem estiver por perto vai buscar a posse.

Até achei o esquema estranho no começo, mas, assim como em "Tetris Blast", gostei desse modo simplificado: é mais bem resolvido que o joystick virtual. Os puristas provavelmente irão torcer o nariz para isso, mas, também, o mobile não é exatamente o lugar ideal para os 'hardcores'.

Trens de bolso

  • Reprodução

    "Pocket Trains" traz praticamente a mesma mecânica de "Pocket Planes"

A outra boa das últimas semanas é "Pocket Trains", da mesma NimbleBit que fez "Pocket Planes". Na verdade, o game é praticamente o mesmo, só mudando a modalidade de transporte. Trata-se de um jogo de administração em que o jogador deve transportar cargas e pessoas por várias cidades da Europa (depois, outras regiões do planeta são liberadas).

Com o dinheiro que arrecadar, o jogador pode comprar novos trens e abrir linhas novas. O objetivo é ir expandindo a malha ferroviária e interligar todas as regiões dos respectivos continentes. O game tem chateações típicas de games gratuitos, como ter que esperar para fazer várias ações, mas, no geral, é bem simpático, assim como era em "Pocket Planes".

"Pocket Trains" também tem edições para Android, iPhone e iPad.

*Os jogos para Android foram testados no Xperia ZQ, da Sony, e os para iOS, no iPhone 5 e iPad 2, da Apple.