Topo

"Beyond: Two Souls" chega ao Brasil sem dublagem em português

Do UOL, em São Paulo

08/10/2013 12h22Atualizada em 11/10/2013 20h00

O game "Beyond: Two Souls", exclusivo para PlayStation 3, chegou hoje (8) ao Brasil, sem a opção de dublagem em português, prometida pela Sony em sua conferência para América Latina na E3 2013 e presente na versão de demonstração do jogo, disponível para download na PS Store.

Vários usuários do Fórum UOL Jogos reportaram ter recebido o jogo, adquirido em pré-venda, na segunda-feira (7) e informaram que a cópia nacional continha apenas as opções de áudio em inglês e francês. O game também não traz legendas em português.

Nesta terça-feira (8), data do lançamento oficial de "Beyond", uma atualização estava disponível na PSN. Com cerca de 80 MB, o arquivo não desbloqueava o idioma, que deveria estar presente no disco do jogo, conforme é anunciado em diversas lojas online, em toda a publicidade nacional do game e inclusive na página do jogo na Sony Store, loja oficial da linha PlayStation no Brasil.

Curiosamente, a caixa do game brasileiro informa que "Beyond" conta com "manual em português e jogo em inglês".

Posicionamento da Sony

UOL Jogos entrou em contato com a Sony sobre o problema, mas até o momento, a empresa não informou o que aconteceu ou qual solução será dada para a ausência da localização em português em "Beyond: Two Souls".

No meio da tarde, após uma semana sem novas publicações, o blog oficial da linha PlayStation divulgou o seguinte com relação à falta de localização do game:

"A Sony Brasil tem conhecimento que consumidores que compraram o jogo “Beyond Two Souls” não encontraram a opção para jogar em Português. Você pode continuar aproveitando o seu jogo em Inglês enquanto nós trabalhamos para providenciar uma solução o mais breve possível para que todos possam ter seus jogos localizados e aproveitar a melhor experiência com este último lançamento para PlayStation 3".

Jogos serão trocados

Na sexta-feira (11), a Sony informou, em atualização no blog oficial do PlayStation, que as cópias de "Beyond: Two Souls" sem dublagem em português serão substituídas em lojas e em "postos de troca". Veja o comunicado:

“A Sony Brasil informa que todos os consumidores que adquiriram o jogo 'Beyond: Two Souls' sem a opção de legenda e dublagem em português terão suas cópias trocadas. Além das revendas oficiais, a Sony irá informar sobre a instalação de postos alternativos para as trocas dos jogos".

A mensagem não informa quando isso vai acontecer, nem se os jogos disponíveis nas lojas atualmente serão trocados por novas cópias. UOL Jogos procurou a Sony em busca de mais detalhes sobre o processo de troca e sobre a ausência de uma alternativa através de atualização por download para o jogo, mas até o momento, não obteve resposta.

Atualizaremos essa nota com novas informações assim que obtivermos da Sony.

  • Reprodução

    Em email enviado aos clientes, a loja Ricardo Eletro informa que ocorreu um erro no processo de fabricação de "Beyond: Two Souls". O jogo vendido oficialmente no Brasil é prensado na Sony DADC, em Manaus (AM).

Atrasos e desinformação

Enquanto algumas lojas já receberam e até entregaram cópias de "Beyond" para consumidores que fizeram a compra antecipada do game, outras ainda não viram nem sinal do jogo. UOL Jogos apurou que "Beyond: Two Souls" está disponível na Sony Store através do serviço televendas, mas o game "não tem data para chegar" às lojas físicas da rede. Segundo o SAC da Sony, o lançamento do game será na quinta-feira (10), ainda que a página de pré-venda informe que o jogo chega hoje (8) às lojas.

Algumas outras lojas ainda não receberam suas cópias de "Beyond": na Fnac, por exemplo, a previsão é que o jogo esteja nas prateleiras no sábado (12).

ASSISTA AO INÍCIO DA DEMO DE "BEYOND: TWO SOULS"

  •  

Aventura sobrenatural

 Nova obra do estúdio de "Heavy Rain", "Beyond" contará uma história que mescla a realidade com o sobrenatural e explora temas como a vida após a morte.

A história é estrelada por personagens virtuais com as aparências dos artistas Ellen Page e Willem Dafoe.

Exclusivo para PS3, "Beyond" tem preço sugerido de R$ 150.