Topo

"Adoraria ver 'Final Fantasy XII' no PS Vita", afirma produtor da série

do Gamehall

14/10/2013 12h05

Em entrevista ao site NowGamer, o produtor de "Final Fantasy X|X-2 HD", Yoshinori Kitase, disse que "adoraria ver uma versão para o Vita de Final Fantasy XII".

Indagado sobre a escolha da remasterização em HD de "Final Fantasy X", em vez de um título como "Final Fantasy VII", Kitase respondeu:

"Atualmente é possível jogar todos os títulos da série até 'Final Fantasy IX' na atual geração de consoles, através dos arquivos do PS3 ou no PC, mas para os jogos do PS2 é muito difícil jogá-los nos consoles atuais. Então foi por isso que sentimos que 'Final Fantasy X', nosso primeiro 'Final Fantasy' para PS2, seria o melhor candidato para uma remasterização em HD".

Kitase também explicou que será possível compartilhar arquivos salvos de "Final Fantasy X|X-2 HD" entre o PlayStation 3 e o PS Vita, através do sistema de nuvem da PlayStation Network. Dessa forma, um jogo salvo no PS3, poderá ser continuado no PS Vita, e vice-versa.

COMPARE VERSÕES ORIGINAL E HD DE "FINAL FANTASY X"

  •  

Japão e... "Ocidente"?

O produtor também fez uma interessante reflexão sobre o termo 'J-RPG', usado para descrever os RPGs "tipicamente japoneses", e mesmo a distinção que se tem feito de maneira mais geral entre jogos "japoneses" e "jogos ocidentais".

Kitase traça um paralelo com o cinema e a música, dizendo que nessas artes há características únicas dos países, que os diferenciam uns dos outros.

"Entretanto, quando se trata de games, não sinto que haja uma grande diferença entre produções Americanas e Europeias. Não consigo deixar de pensar que tudo se tornou confinado a um estilo Americano, como mostra a maioria dos jogos estilo FPS [tiro em primeira pessoa] e TPS [tiro em terceira pessoa]".

"Pessoalmente acho que para a indústria dos games expandir e prosperar como uma forma de arte ou cultura, precisa colocar valor na diversidade entre diferentes regiões. Nesse espírito, quero continuar trazendo o sabor único de nosso estilo japonês de jogos", disse Kitase.