Topo

"FIFA 14" consolida futebol da EA nas plataformas atuais; videoanálise

Do UOL, em São Paulo

16/10/2013 13h30

Em sua tradicional atualização anual, "FIFA 14" busca refinar ainda mais a mecânica consagrada pelos últimos títulos e também deixar o jogo 'mais brasileiro'.

Assim, o futebol da Electronic Arts chega com uma locução ainda mais elaborada de Tiago Leifert e Caio Ribeiro e um total de 20 times do futebol brasileiro.

De resto, o jogador de "FIFA" já sabe o que esperar: várias opções de partida, o jogo de cartas FIFA Ultimate Team (apelidado de FUT), uma excelente estrutura online e dezenas de times e seleções do mundo.

Assista à videoanálise de "FIFA 14":

  •  

Considerações

"FIFA 14" é um ótimo jogo de futebol, que constrói em cima dos acertos do passado, mas que não justifica a atualização anual.

As diferenças em relação ao título anterior são boas, mas muito sutis. Jogadores novatos mal vão perceber, enquanto que as diferenças para os veteranos são mínimas para justificar pagar o (alto) preço cheio de um lançamento.

A edição deste ano introduz uma mecânica de proteção de bola, além de refinar o jogo de corpo, que tornam o futebol de "FIFA" mais físico e brigado. Ainda assim, fica claro que a filosofia alcançou o limite do que a atual geração de videogames permite.

"FIFA 14" está disponível para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. As edições para Wii e PS Vita trazem apenas atualizações de uniformes e atletas do game anterior. O jogo terá também versões para PS4 e Xbox One.