Topo

Jogos para celulares: financiado pelo público, "Soul Gambler" não convence

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

18/10/2013 19h03

Foi lançado nesta quinta-feira (17) o adventure brasileiro "Soul Gambler", do estúdio Mother Gaia, sediado em Bauru. O primeiro capítulo é gratuito e o game tem versões para Android, iPhone e iPad.

Segundo a produtora, o jogo é inspirado na tragédia "Fausto", clássica peça de teatro de Goethe. A premissa é igual: o protagonista é uma pessoa comum, cansada da rotina, que recebe uma tentadora oferta, de ter seus desejos realizados, em troca de vender sua alma.

Aqui, seu espírito vira moeda de troca para as várias ofertas do diabo, que, aparentemente, assume várias formas, inclusive de uma mulher muito sedutora. Você aceita dar 10% da sua alma para ter mais pontos de força? Ou 5% para uma informação relevante?

Decisões, decisões

  • Reprodução

    O jogador define o rumo da história em "Soul Gambler"

Visualmente caprichado, o game é como uma história em quadrinho interativa, no qual, em determinados pontos, o jogador define as ações a serem tomadas. Você distribui no começo da aventura pontos para força, persuasão, inteligência e charme. Algumas ações dependem de ter uma certa pontuação em cada um dos quesitos.

Nesse tipo de jogo, a história tem um peso fundamental, e é nesse aspecto que "Soul Gambler" deixa a desejar: o enredo simplesmente não empolga. Mesmo com os elementos de mistério, em que um personagem se suicida sem motivo aparente, não criou expectativa suficiente para comprar os capítulos 2 e 3 (saem juntos por US$ 2,99).

Outro game brasileiro que apareceu no Android e iOS foi o "Past Memories", da brasiliense Give Me Five. A mecânica não é muito diferente de games de 'corrida infinita', em que o jogador controla apenas o pulo, mas esse título tem um visual bem bacana e sombrio, em que todos os objetos são contornos monocromáticos.

Uma versão de demonstração pode ser baixado no Google Play (nos celulares Android) ou no iTunes App Store (no iPhone e iPad).

Fugindo do passado

  • Reprodução

    "Past Memories" é um jogo de plataforma

*Os jogos de Android foram testados no Xperia ZQ, da Sony, e os de iOS, no iPhone 5.