Topo

15 jogos brasileiros que você deveria conhecer

Pedro Henrique Lutti Lippe

do Gamehall

23/10/2013 18h27

Com a proximidade do Brasil Game Show 2013, a indústria brasileira de games ganha destaque. Com o advento e crescimento de uma série de plataformas digitais acessíveis aos pequenos estúdios, a produção de jogos tupiniquim está aumentando em proporções, e já é possível citar uma série de exemplos de títulos de qualidade que são 100% brasileiros.

Pensando nos gamers que têm curiosidade de experimentar os sabores locais mas não sabe por onde começar, UOL Jogos separou uma lista com alguns destaques que servem como um bom ponto de início.

Confira abaixo, e comente com suas próprias sugestões!

DUNGEONLAND

Desenvolvedora: Critical Studios • Plataforma: PC
Site OficialFicha
O malígno rei dos calabouços está tentando acabar com os heróis que vez após vez acabam com seus planos de domínio mundial. Esse é o cenário inicial de "DungeonLand", desenvolvido pela brasileira Critical Studios e distribuído pela Paradox Interactive. Sua jogabilidade mistura elementos de ação e estratégia em partidas de três contra um.

KNIGHTS OF PEN & PAPER

Desenvolvedora: Behold Studios • Plataformas: PC, iOS, Android
Site OficialFicha
Repleto de referências ao enorme legado de seu gênero, o RPG "Knights of Pen & Paper" era exclusivo para dispositivos mobile, mas agora tem também uma versão para PC, vendida através do Steam com o subtítulo "+1 Edition". Ele simula partidas de RPGs clássicos - aqueles que antecedem os videogames - com gráficos estilizados com os da geração 16-bit.

GUSTAVINHO EM O ENIGMA DA ESFINGE

Desenvolvedora: 44 Toons • Plataforma: iOS
Site Oficial
Lançado originalmente para PC em meados da década de 1990, "Gustavinho em O Enigma da Efinge" fez sucesso com suas mecânicas de adventure, na época popular por causa de produtoras como a LucasArts. Nele, o protagonista é Gustavinho - um garoto comum que, ao chamar um senhor de "múmia", acaba indo parar no Egito antigo, sendo obrigado a resolver uma série de mistérios para voltar para casa. Agora, o game está disponível para download pela AppStore pelo preço de R$ 3,99. ED

RECLUSE

Desenvolvedor: chambers • Plataforma: PC
Site Oficial
Destaque em uma das edições do concurso de desenvolvedores independentes Ludum Dare, "Recluse" é um engenhosa aventura em que um estranho caramujo deve escapar de um labirinto descobrindo segredos com ações simples. Ele roda em uma telinha bem pequena e apresenta gráficos agradáveis em pixels simples. Gratuito, ele pode ser baixado através do link acima.

FREEKSCAPE: ESCAPE FROM HELL

Desenvolvedora: Kid Guru Studios • Plataformas: PS3, PS Vita, PSP
Site Oficial
Em posse do Tridente Sagrado, o diabinho entediado Freek resolve mudar de vida, e por causa disso, o inferno nunca mais será o mesmo. Em "Freekscape: Escape from Hell", lançado no formato PlayStation mini, jogadores devem atravessar diversos estágios de plataforma resolvendo uma série de quebra-cabeças.

OUT THERE SOMEWHERE

Desenvolvedora: MiniBoss • Plataforma: PC
Site Oficial
"Out There Somewhere" é mais um game de plataforma com gráficos no estilo retrô e que oferece um desafio considerável. O jogo é breve, mas a experiência é criativa, envolvendo uma mecânica que lembra a da arma especial de "Portal".

TAIKODOM: LIVING UNIVERSE

Desenvolvedora: Hoplon Infotainment • Plataforma: PC
Site OficialFicha
Lendário MMO brasileiro da Hoplon Infotainment, "Taikodom" ganhou o subtítulo "Living Universe" em sua última encarnação. O game simula o espaço sideral - cenário em que os jogadores devem controlar suas naves e enfrentar uma série de desafios, escolhendo uma de duas facções que disputam recursos e território.

ONIKEN

Desenvolvedora: Joymasher • Plataforma: PC
Site OficialFicha
Construído com a proposta de ser um game difícil nos moldes antigos, "Oniken" também oferece uma experiência visual que remete ao começo dos anos 1990. Seus gráficos estilizados colocam os jogadores em atenção, pois sabem que o desafio que ele oferece é comparável aos mais difíceis títulos de outrora.

PROJECT TILT

Desenvolvedora: BitCake Studio • Plataforma: Facebook
Site OficialFicha
A proposta do primeiro game do BitCake Studio é "preencher uma lacuna" no Facebook. O jogo, gratuito, mistura "Quake" a "Soldat", com uma pitada de "Mario Kart", e tem como foco o combate multiplayer entre robôs em arenas bidimensionais. A aparência dos heróis do game pode ser personalizada com o uso de diversos acessórios.

QASIR AL-WASAT: A NIGHT IN-BETWEEN

Desenvolvedora: Aduge Studio • Plataforma: PC
Site Oficial
Com uma história fantástica envolvendo tramas de assassinato, rituais mágicos e até mesmo demônios de outra dimensão, "Qasir Al-Wasat: A Night In-Between" tem um visual simples que esconde suas complexas mecânicas de jogabilidade de espionagem.

SOUL GAMBLER

Desenvolvedora: Mother Gaia • Plataformas: iOS, Android
Site Oficial
Desenvolvido com o apoio financeiro dos fãs, "Soul Gambler" é um adventure inspirado pela clássica tragédia "Fausto". O protagonista do game é um trabalhador entediado que ganha o poder de alterar a realidade em troca de pedaços de sua alma. O game progride de acordo com as escolhas dos jogadores. Seu primeiro capítulo é grátis, disponível para dispositivos iOS e Android, mas os demais devem ser comprados.

TURMA DO CHICO BENTO

Desenvolvedora: Level Up! Games • Plataformas: Facebook, Orkut
Site Oficial
Produzido pela Level Up! Games, "Turma do Chico Bento" é um game social disponível para Facebook e Orkut baseado no popular personagem de Maurício de Sousa. Nele, os jogadores devem participar de minigames, cuidar de sua fazenda (obviamente) e acompanhar uma narrativa envolvendo vários rostos conhecidos da marca.

Além de todos os jogos acima, ainda merecem menções especiais alguns projetos de estúdios brasileiros que ainda não estão disponíveis, mas que prometem. Veja:

TOREN

Desenvolvedora: Swordtales • Plataforma: PC
Site OficialFicha
Em produção desde 2011, o gaúcho "Toren" é o primeiro game a ser desenvolvido com o auxílio de recursos captados através da Lei Rouanet. Trata-se de um adventure que segue a história de uma garota em um mundo fantástico, e que tem um estilo que lembra bastante o de jogos do Team ICO, como o aclamado "Shadow of the Colossus". Ele ainda não tem uma data de estreia definida.

CHROMA SQUAD

Desenvolvedora: Behold Studios • Plataforma: PC
Site OficialFicha
Dos criadores de "Knights of Pen & Paper", "Chroma Squad" já pode ser considerado um sucesso antes de seu lançamento. Isso porque seu desenvolvimento foi financiado com a ajuda dos fãs através de uma campanha no Kickstarter, que arrecadou mais fundos do que a Behold Studios estava pedindo. Trata-se de um jogo de estratégia que simula a criação de um show no estilo 'sentai', a la "Power Rangers".

ASSISTA AO TRAILER DE "CHROMA SQUAD"

  •  

HEAVY METAL MACHINES

Desenvolvedora: Hoplon Infotainment • Plataforma: PC
Site OficialFicha
Da mesma Hoplon do MMO "Taikodom", "Heavy Metal Machines" será um game de combate online em arenas - um MOBA. Ele terá como foco batalhas veiculares, situadas em um mundo pós-apocalítpico e ao som de batidas de rock pesado. E falando nisso, é importante dizer: um dos destaques do game gratuito será a voz de Larry Huffman, o narrador do clássico "Rock 'n Roll Racing".