Topo

Vendas de consoles aumentaram em 100% com produção nacional

Do UOL, em São Paulo

24/10/2013 15h45

Em coletiva de imprensa realizada hoje (24), em São Paulo, o instituto GfK divulgou que as vendas de consoles no Brasil aumentaram em 100% após o início da produção nacional do Xbox 360 e do PlayStation 3. No mesmo período, a procura por consoles da geração anterior, como o popular PlayStation 2, retraiu em 53%.

Segundo o GfK, o mercado brasileiro de videogames segue na contramão da tendência mundial, ou seja, está crescendo com as vendas de consoles e jogos da geração atual. Prova disso é que o Brasil já vende mais consoles do que mercados estabelecidos como Alemanha, Inglaterra e Espanha.

O instituto GfK monitora o varejo brasileiro de games e consoles e conta com a participação de mais de mil lojas em todo o país. De acordo com o GfK, em 2012 as vendas de consoles aumentaram em 43% e o faturamento desses produtos, em 126%. Já em 2013 as vendas de consoles permaneceram estáveis, mas o faturamento cresceu em 11,2%.

Consoles no varejo

Vale observar, os números apresentados pelo GfK incluem apenas as vendas de consoles PlayStation 3, Xbox 360 e Wii. Ou seja, o instituto deixa de fora as vendas de PC e portáteis - da mesma forma, não são monitoradas vendas por download em lojas como Steam, eShop, PS Store ou Mercado Xbox Live.